Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em um paciente traumatizado, a principal prioridade no tratamento do choque é:
Obter acesso venoso de grosso calibre.
Controlar o sangramento.
Fazer tipagem sanguínea e transfundir sangue.
Repor volume até normalizar a pressão arterial.
Monitorizar a freqüência cardíaca e a diurese.
Qual é a síndrome cujas principais manifestações clínicas se caracterizam por catarata, hipotonia, disfunção renal tubular, retardo mental e baixa estatura, e cuja transmissão genética é autossômica recessiva ligada ao cromossomo X?
Síndrome de Aarskog-Scott.
Síndrome de Laurence-Moon-Biedl.
Síndrome de Lowe.
Síndrome de Rubinstein-Taybi.
Síndrome de Cornelia de Lange.
Estado alucinatório de natureza oniróide, caracterizado pelo desfile de alucinações visuais como um filme cinematográfico, não acompanhado de interpretações delirantes. É o que caracteriza a
alucinação cenestésica.
alucinação extra-campina.
alucinação verbomotora.
alucinose peduncular.
pseudo-alucinação.
Um adolescente hígido apresentou febre, mal-estar geral e dor de garganta por sete dias. Nesse período, por orientação médica, usou amoxicilina sem melhora. Procurou novamente o médico porque passou a apresentar manchas avermelhadas no corpo. Ao ser examinado, encontrava-se febril, com as faringes e amídalas hiperemiadas e com exsudato, gânglios cervicais e submandibulares aumentados e hepatoesplenomegalia discreta, além de máculas e pápulas distribuídas pelo corpo.
Diante do quadro clínico acima descrito, assinale a opção correta.
Não se pode descartar, entre os diagnósticos diferenciais: escarlatina, mononucleose, toxoplasmose, citomegalovirose e calazar.
Um hemograma completo com leucócitos em número normal ou moderadamente aumentado, com linfocitose absoluta e relativa, com atipias linfocitárias, confirma o diagnóstico de mononucleose infecciosa.
Testes enzimáticos para toxoplasmose e citomegalovírus IgM negativo e IgG positivo, bem como pesquisa de anticorpos heterófilos negativa, afastariam definitivamente o diagnóstico de toxoplasmose, citomegalovirose e mononucleose infecciosa.
Pesquisa de anticorpos IgM anticapsídeo do vírus Epstein- Barr positiva confirmaria o diagnóstico de mononucleose infecciosa, uma vez que esses anticorpos aparecem precocemente, perduram por dois a três meses e são altamente sensíveis e específicos.
Quanto aos traumatismos cardíacos, julgue os itens a seguir.
Insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio (por oclusão trombótica de artéria coronária) são exemplos de complicações tardias de uma contusão cardíaca.
Os pacientes com artrogripose que apresentam maior dificuldade para tratamento, do ponto de vista dos membros, são os classificados no grupo das
amioplasias do tipo A.
amioplasias do tipo B.
amioplasias do tipo C.
artrogriposes distais do tipo I.
artrogriposes distais do tipo II.
Uma paciente primigesta, com 35 semanas de idade gestacional, deu entrada no serviço de emergência queixando-se de edema generalizado com uma semana de evolução, cefaléia iniciada há uma hora. Ao exame físico, apresentava-se edemaciada (+2/+4), com fundo uterino de 26 cm, ausência de dinâmica uterina, batimentos cardiofetais regulares de 132 bpm e pressão arterial de 150 mmHg × 100 mmHg. Ainda no consultório, no momento do exame clínico, a paciente apresentou obnubilação e convulsões tônico-clônicas generalizadas.
Tendo esse caso clínico como referência, assinale a opção correta.
Uma das teorias mais utilizadas para explicar a fisiopatologia da doença hipertensiva específica da gestação (DHEG) diz respeito ao desequilíbrio entre as prostaglandinas vasodilatadoras e vasoconstritoras. Na DHEG ocorre aumento da prostaciclina (vasoconstritora) em detrimento ao tromboxane (vasodilatador).
A hipótese diagnóstica mais provável para a paciente referida no quadro acima é epilepsia, visto que a pressão arterial não se encontra suficientemente elevada a ponto de justificar uma eclampsia. Nesse caso, a conduta medicamentosa mais adequada seria o diazepam.
É correto afirmar que o caso em tela retrata um caso de hipertensão crônica na gravidez, com um quadro de DHEG grave (eclampsia) superajuntada.
O fundo uterino encontra-se abaixo do esperado para a idade gestacional, o que pode ser atribuído a restrição de crescimento intrauterino e(ou) oligoidramnia, ambos podendo ser ocasionados pela síndrome hipertensiva, pois a mesma tende a cursar com má placentação, levando a um quadro de insuficiência placentária crônica.
A atrofia muscular espinhal é uma doença degenerativa dos neurônios motores, que se inicia na vida fetal e progride na infância e na adolescência. Os neurônios motores superiores permanecem normais. Três formas da doença são descritas: o tipo I, também conhecida como doença de Werdnig-Hoffmann, forma infantil mais severa; o tipo II, ou infantil tardio, com progressão mais lenta; e o tipo III, ou forma juvenil crônica. Julgue os itens seguintes, relacionados a essa doença.
Os sinais clínicos marcantes do tipo I são fraqueza muscular generalizada, hipotonia severa e comprometimento das musculaturas lingual, facial e mandibular.
Certas glomerulonefrites, em sua evolução, costumam cursar com consumo de complemento, sendo este dado útil no diagnóstico diferencial e prognóstico da doença. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Na glomerulonefrite difusa aguda pós-infecciosa, é comum observar consumo preferencial da fração C4 do complemento sérico nas primeiras 6 a 8 semanas da doença.
Com relação a transtornos cardiocirculatórios, julgue os itens que se seguem.
Nos infartos agudos do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, a angioplastia primária é preferível à trombólise, porém, se, por problemas logísticos, o tempo até sua realização for superior a noventa minutos, deve-se optar pela trombólise imediata.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...