Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ponto crítico para o sucesso da reanimação neonatal é o estabelecimento adequado da ventilação pulmonar. A reversão da hipoxemia, acidose e bradicardia depende da insuflação adequada dos pulmões com gás, após o nascimento. Julgue os itens a seguir, acerca da reanimação neonatal.
Gravidez sem pré-natal, idade materna inferior a 19 anos ou superior a 35 anos, uso materno de drogas ilícitas durante a gestação e a amniorrexe prematura são situações pré-natais que alertam para possível necessidade de reanimação neonatal logo após o nascimento.
Acerca das anemias hereditárias, julgue os itens a seguir.
A presença de esferócitos em um exame de sangue periférico é patognomônico de esferocitose hereditária.
Julgue os itens seguintes, relativos às síndromes mieloproliferativas crônicas.
Na leucemia mielóide crônica, ocorre a t(9;22) com a fusão dos genes BCR/ABL, o que permite a instituição de tratamento com mesilato de imatinibe.
As doenças ósseas têm alta prevalência nos idosos. A respeito delas, assinale a afirmativa correta.
A complicação mais temida da Doença de Paget é a transformação sarcomatosa.
A osteoporose é diagnosticada quando o paciente apresente um desvio padrão abaixo da densidade mineral óssea, em relação ao adulto jovem.
Na Doença de Paget, os ossos mais acometidos são os ossos dos membros superiores.
Em pacientes com osteoporose, recomenda- se repouso e restrição de exercícios físicos.
Os Bifosfonatos agem estimulando diretamente a formação óssea, e como não apresentam efeitos colaterais, não existem recomendações específicas para seu uso.
Em relação aos novos tratamentos farmacológicos para o diabetes melito, assinale a opção incorreta.
Pranlintide, análogo sintético da amilina, que deve ser administrado por via subcutânea, suprime a produção endógena de glucagon, reduz a produção hepática de glicose no período pós-prandial, reduz o tempo de esvaziamento gástrico, induz saciedade e reduz a glicemia pós-prandial.
Exenatide é um análogo sintético de glucagon-like peptide-1 (GLP-1) e deve ser administrado por via subcutânea.
A endopeptidase dipeptidil peptidase- IV (DPP-IV) é a principal limitante da meia-vida plasmática da amilina.
Os antagonistas de DPP-IV aumentam a meia-vida de diferentes peptídeos, como substância P, IGF-I, neuropeptídeo Y e GIP, sendo ainda desconhecido o potencial efeito de níveis plasmáticos elevados cronicamente desses peptídeos.
Com relação ao hipertireoidismo subclínico, é correto afirmar:
Nos pacientes jovens, ocorre grande perda de massa óssea.
A fibrilação atrial é o principal fator de risco cardiovascular em pacientes idosos.
O tratamento é recomendado a todos os pacientes com níveis de TSH abaixo de 0,2 mU/l.
A dosagem de T3 é desnecessária para confirmação do diagnóstico.
Os resultados dos exames de laboratório indicam o diagnóstico de intolerância à glicose.
Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem "problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os seguintes achados relevantes: importante redução do nível de consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros sinais neurológicos de localização, pressão arterial de 130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm, temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000 células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina turva, teste do nitrito positivo, ausência de outros elementos anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 – 110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 – 145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 – 5,0 mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL, respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.
Com base nas informações do quadro clín
Uma característica peculiar dessa emergência clínica é que a reposição de sódio (com solução salina hipertônica) deve ser feita rapidamente, objetivando valores normais, de preferência em 1 a 2 horas, não havendo, nesse caso, qualquer risco de desmielinização osmótica.
Acerca da cicatrização de feridas e considerando o quadro clínico de um paciente que, dois meses depois de submetido a otoplastia, evoluiu com cicatriz hipertrófica retroauricular, julgue os itens a seguir.
Quelóides são mais comuns em crianças do que em idosos, e são incomuns nas mãos e pés.
Considerando o caso de um paciente de 32 anos de idade, com o diagnóstico de hérnia de hiato, sem nenhum tratamento prévio, julgue os itens de 101 a 104.
Caso esse paciente seja submetido a uma fundoplicatura de Nissen, o fundo gástrico envolverá toda a circunferência do esôfago abdominal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...