Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de exames citopatológicos da tireóide, assinale a opção correta.
A presença de células de Hürthle na punção de um nódulo tireoidiano indica provável processo neoplásico.
Na tireoidite de Hashimoto podem existir atipias nucleares como fendas completas, vacuolização nuclear e inclusões nucleares.
A presença de macrófagos no esfregaço tireóideo exclui malignidade.
Linfócitos e oncócitos são os achados mais freqüentes na tireoidite auto-imune.
Julgue os seguintes itens, relativos à profilaxia da dor no pósoperatório das toracotomias.
A retirada precoce de drenos torácicos diminui a dor no pósoperatório.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um paciente de 55 anos de idade e etilista apresenta carcinoma espinocelular de borda lateral de língua e pescoço clinicamente negativo (T3, N0).
Com relação a essa caso, julgue os itens que se seguem.
O esvaziamento cervical dos níveis Ia e Ib é procedimento suficiente no caso relatado.
Um homem de 45 anos apresenta dispnéia progressiva aos esforços, ortopnéia, terceira bulha, pés edemaciados, pálidos e cianóticos, pulso filiforme de 120 bpm e pressão arterial de 100 × 90 mmHg. A hipótese etiológica mais provável, dentre as abaixo, é
beriberi.
alcoolismo.
anemia.
hipertireoidismo.
fístula arteriovenosa.
Foi diagnosticado recentemente câncer de próstata em um paciente de 60 anos de idade, sem queixas miccionais e sem disfunção erétil. O exame digital do reto demonstrou uma próstata de 30 g, sem nodulações e sem alterações na consistência. O PSA total foi de 4,5 ng/m, o exame histopatológico mostrou achado de adenocarcinoma acinar usual, Gleason 3 + 3 = 6, 3 fragmentos comprometidos em 12 fragmentos retirados, até 30% de comprometimento neoplásico nos fragmentos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A cintilografia óssea e a tomografia computadorizada de pelve e abdome são essenciais nesse estadiamento.
O gerenciamento do resíduo de serviço de saúde (RSS) tem o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores e à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. O regulamento pertinente (Resolução n.º 306/2004) aplica-se a todos os geradores de RSS. Com base nessa resolução e em outras normas vigentes sobre o assunto, julgue os itens de 96 a 100.
A identificação de sacos de armazenamento e de recipientes de transporte não pode ser feita por meio de adesivos, pois dessa forma não há garantia de resistência à manipulação.
O Sinal de Chvostek e a respiração de Kussmaul serão encontrados com maior probabilidade em paciente que apresenta, respectivamente:
pH de 7,12 e 7,61.
pH de 7,55 e 6,95.
pCO2 de 18 e 55mmHg.
Bicarbonato de 12 e 38mEq/L.
Bicarbonato de 38 e 24mEq/L.
Preocupações somáticas relativas à morte por problema cardíaco ou respiratório podem ser o foco principal da atenção do paciente durante um ataque de pânico, possivelmente acreditando que as palpitações e a dor no peito indicam que ele está prestes a morrer de ataque cardíaco. Qual a porcentagem aproximada de pacientes que, de fato, têm episódios de síncope durante um ataque de pânico?
1%
20%
12%
30%
8%
Analise:
A correlação correta entre a alteração e seu respectivo sintoma ocorre em:
I-4; V-2; VIII-6.
II-6; III-2; VII-5.
I-8; IV-4; VIII-2.
II-1; V-8; VI-3.
III-7; IV-2; VII-5.
Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, relativa a situações clínicas encontradas na infância, seguida de uma assertiva a ser julgada.
I Uma criança pré-escolar, duas semanas após um quadro infeccioso de vias aéreas, apresentou febrícula, fraqueza, exantema maculopapular evoluindo para petéquias em região glútea e membros inferiores, dor abdominal e hematúria. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de púrpura anafilactóide.
II Uma criança com história de sangramento recebeu o diagnóstico de púrpura trombocitopênica após a realização de um hemograma completo. No exame físico, foram observadas linfadenomegalia cervical e hepatoesplenomegalia discreta. Nessa situação, a realização de um mielograma é obrigatório, a fim de se excluir infiltração leucêmica como causa básica.
III O resultado de um hemograma completo de uma criança com 12 meses de vida apresentou os seguintes parâmetros: hematócrito 30%, hemoglobina 10g%, VCM diminuído, HCM diminuído, e RDW aumentado. Nessa situação, a causa mais provável é anemia ferropriva.
IV Um lactente de 12 meses de idade, há três dias, vem apresentando um quadro febril, coriza, tosse cheia e leve dificuldade respiratória, com freqüência respiratória de 40 irm, e, passou a chorar intensamente. No exame clínico, o médico constatou edema das falanges dos pés e mãos, com dor à movimentação. Nessa situação hipotética, o diagnóstico é de doença de Kawasaki.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV
I, III e IV.
II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...