Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às graves complicações do diabetes melito, julgue os itens subseqüentes.
Na cetoacidose diabética, o potássio sérico pode ser menor que 3,3 mEq/L na admissão; nesse caso, não há necessidade de reposição imediata, pois, nessa emergência, existe um excesso de potássio corporal e, com o início da insulinoterapia, rapidamente os níveis se elevam e voltam ao normal.
A manobra de Silfverkiöld é utilizada na propedêutica
da contratura em flexão do quadril.
do encurtamento do trato iliotibial.
da retração do músculo reto femoral.
da contratura dos isquiotibiais.
do eqüinismo do pé.
A respeito da fisiologia e do tratamento das alterações climatéricas, assinale a opção correta.
A principal ação do raloxifeno na prevenção da osteoporose pósmenopausa é na estimulação da formação óssea.
Na pós-menopausa, os ovários produzem quantidade mínima de estrogênio, e o principal deles é o estradiol, derivado da aromatização periférica da androstenediona.
Na pós-menopausa, a dose diária de cálcio recomendada para a profilaxia da osteoporose é de 1.000 mg/dia a 1.500 mg/dia, mediante dieta e(ou) suplementação.
Nas pacientes em uso de terapia de reposição hormonal combinada (estrógeno + progesterona), e que apresentam valores séricos elevados de colesterol, a via de administração mais indicada para a TRH é a transdérmica por promover alterações favoráveis na biossíntese das lipoproteínas.
A miastenia grave é uma doença causada por bloqueio na transmissão neuromuscular em virtude de mecanismo imunológico. A liberação de acetilcolina na fenda sináptica pelo axônio terminal é normal, mas a membrana muscular pós-sináptica, ou placa motora, responde menos à acetilcolina. Na maioria dos casos, a doença não é hereditária e depende de mecanismo auto-imune, com formação de auto-anticorpos contra os receptores da acetilcolina. Com relação a essa doença, julgue os itens subseqüentes.
Inseticidas do grupo dos organofosforados podem causar síndrome semelhante à miastenia grave em crianças expostas a esses produtos.
Certas glomerulonefrites, em sua evolução, costumam cursar com consumo de complemento, sendo este dado útil no diagnóstico diferencial e prognóstico da doença. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Na glomerulonefrite membranoproliferativa (mesangiocapilar) do tipo II, a presença de um anticorpo (IgG), denominado fator nefritogênico que estabiliza a convertase do C3 (C3bBb), ativa o complemento por via alternada e reduz intensamente a fração C3 do complemento sérico.
Com relação a transtornos cardiocirculatórios, julgue os itens que se seguem.
Considere o seguinte quadro clínico. Um homem de 56 anos de idade, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio há três horas, foi submetido a angioplastia primária após duas horas de dor, com sinais de reperfusão. O quadro evoluiu para bloqueio atrioventricular de segundo grau, Mobitz do tipo II e hipotensão nãoresponsiva a atropina. Nesse quadro, é indicada a passagem de marcapasso transvenoso temporário.
O ponto crítico para o sucesso da reanimação neonatal é o estabelecimento adequado da ventilação pulmonar. A reversão da hipoxemia, acidose e bradicardia depende da insuflação adequada dos pulmões com gás, após o nascimento. Julgue os itens a seguir, acerca da reanimação neonatal.
A ventilação com pressão positiva é indicada quando, após a realização dos passos iniciais da reanimação, o recémnascido apresenta taquipnéia e freqüência cardíaca menor que 80 bpm.
Acerca das anemias hereditárias, julgue os itens a seguir.
Programas com transfusões regulares para manter níveis de hemoglobina S abaixo de 30% são indicados em casos de pacientes com anemia falciforme e elevado risco de acidente vascular cerebral.
Julgue os itens seguintes, relativos às síndromes mieloproliferativas crônicas.
A trombocitemia essencial é a única síndrome mieloproliferativa que oferece risco de complicações tromboembólicas.
Devido a alta prevalência de depressão em idosos, o profissional médico deve ter amplo conhecimento das medicações utilizadas para seu tratamento. A respeito dos antidepressivos, assinale a alternativa correta.
A eletroconvulsoterapia é uma terapia totalmente obsoleta para o tratamento da depressão em idosos.
A Mirtazapina é um inibidor misto da recaptação da serotonina e noradrenalina, que tem como efeitos colaterais a sonolência e o ganho ponderal.
Os inibidores da monoaminoxidade associados aos inibidores seletivos da recaptação da serotonina constituem uma boa opção terapêutica.
Entre os efeitos colaterais mais temidos dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina está o atraso na condução cardíaca, que muitas vezes pode ser fatal.
A sertralina é um antidepressivo tricíclico com poucos efeitos colaterais, e muito útil no tratamento da depressão em idosos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...