Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos transtornos de ansiedade, é correto afirmar que:

  • A.

    As taxas de comorbidade são altas entre os pacientes com transtorno de estresse pós-traumático, com cerca de um terço tendo pelo menos dois outros transtornos. Condições associadas incluem transtorno depressivo, transtorno relacionado a substâncias, esquizofrenia, outros transtornos de ansiedade.

  • B.

    A prevalência durante a vida do transtorno obsessivo-compulsivo na população geral é estimada em 2 a 3%. Entre os adultos, as mulheres e os homens têm probabilidade igual de serem afetados, mas, entre adolescentes, as meninas são as mais afetadas.

  • C.

    Há grande associação entre o prolapso da válvula mitral e o transtorno de pânico. Os estudos verificaram que a prevalência de transtorno de pânico em pacientes com prolapso da válvula mitral é muito maior quando comparada com a prevalência do transtorno de pânico em pacientes sem a condição.

  • D.

    Segundo os critérios do DSM-IV-TR, o transtorno de estresse pós-traumático é considerado agudo se a duração dos sintomas for inferior a 6 meses; crônico se a duração dos sintomas for superior a seis meses; e com início tardio se o início dos sintomas ocorrer pelo menos 1 ano após o estressor.

  • E.

    A fobia específica é mais comum do que a social; é o transtorno mais comum entre as mulheres e o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do transtorno por uso de drogas. A razão mulher para homem é de cerca de 2 por 1, embora seja mais próxima, de 1 para 1, para medo de sangue, injeção ou lesões.

Um lactente de 5 meses, em aleitamento materno exclusivo, até então hígido, que, há 3 dias, tinha febrícula, coriza e tosse seca, passou a apresentar sibilância, dificuldade respiratória que rapidamente se agravou até retração intercostal e assincronismo toracoabdominal. Também apresentava dificuldade para mamar e cianose. Uma radiografia do tórax mostrou hiperinsuflação pulmonar.

Acerca do quadro clínico acima descrito, assinale a opção correta.

  • A.

    O diagnóstico clínico é de pneumonia primária atípica.

  • B.

    O agente etiológico mais freqüente é o vírus sincicial respiratório.

  • C.

    A imunidade é definitiva e geralmente não há recorrência da doença.

  • D.

    Beta-adrenérgicos e corticosteróides apresentam benefícios comprovados nesse caso.

Alguns sinais clínicos são de grande significado quando se está avaliando um paciente com abdome agudo. Em relação a esses sinais, julgue os itens subseqüentes.

O sinal de Murphy representa a presença de dor à palpação do ponto cístico durante a inspiração profunda e costuma estar presente em pacientes com colecistite aguda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Hemartrose aguda após entorse do joelho indica maior possibilidade de lesão do

  • A.

    menisco medial.

  • B.

    menisco lateral.

  • C.

    ligamento cruzado anterior.

  • D.

    ligamento cruzado posterior.

  • E.

    ligamento colateral medial.

Tendo a figura acima como referência inicial e considerando a importância do papel do profissional de saúde na profilaxia e acolhimento das pacientes vítimas de violência sexual, assinale a opção correta.

  • A.

    O exame físico da paciente vítima de abuso sexual é documento importante, visto que mais de 70% das mulheres abusadas sexualmente apresentam evidências de trauma.

  • B.

    Nos casos de estupro de paciente em idade fértil, deve ser feita a profilaxia da gravidez. A droga mais utilizada atualmente nesses casos é o levonorgestrel 0,75 mg, ministrada a cada 12 horas. Trabalhos recentes têm mostrado a mesma eficácia dessa droga, se administrada em dose única de 1,5 mg (2 comprimidos de 0,75 mg).

  • C.

    Nos casos previstos em lei, de interrupção da gestação, caso o médico não se sinta capaz de realizar o procedimento, ele próprio deverá nomear um substituto para tal ação.

  • D.

    Segundo a lei que estabelece a necessidade de notificação compulsória dos casos de violência contra a mulher, entende-se que essa violência inclui a violência física, a sexual e a psicológica, sempre provocada por agressor do sexo masculino, dentro da unidade doméstica ou na comunidade.

A crescente preocupação com a seleção de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável compreende a escolha, o processamento e a conservação desses alimentos, visando colocá-los ao alcance de todos, em boas condições de consumo. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

A vitamina E, considerada por alguns autores como nutriente antioxidante, tem a função de bloquear a oxidação de lipídios insaturados da membrana celular e na mitocôndria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mielite transversa é doença neurológica caracterizada por fraqueza muscular e distúrbios sensitivos de início abrupto que são progressivos e comprometem os membros inferiores. Na maioria dos casos, há história anterior de infecção viral acompanhada de febre e mal-estar. Os vírus comumente citados como agentes desses quadros infecciosos que precedem a mielite transversa são o Epstein-Barr e os vírus do herpes, da influenza, da rubéola, da caxumba e da varicela. Com referência às características da mielite transversa, julgue os próximos itens.

Fraqueza muscular e flacidez dos membros inferiores estão sempre presentes entre os sinais físicos que sugerem o diagnóstico dessa doença.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um rapaz com 17 anos de idade foi encaminhado para consulta com nefrologista por apresentar pressão arterial (PA) durante uma campanha de prevenção de doença renal de 170 mmHg (sistólica) e de 110 mmHg (diastólica), sendo totalmente assintomático. Ele é um jovem sedentário, afro-descendente, estudante do segundo grau e apresenta antecedentes familiares de hipertensão arterial importantes, sendo a mãe hipertensa crônica, medicada, e uma irmã mais velha também hipertensa. No dia da consulta, sua PA foi de 160 mmHg × 100 mmHg e em seu exame físico não foi constatado sopro abdominal, não existindo outras alterações dignas de nota. Os exames laboratoriais solicitados mostraram concentração de uréia = 40 mg/100 mL, de creatinina = 1,3 mg/dL, depuração de creatinina = 86 mL/min/1,73 m2 e microalbuminúria = 99 mg/24 h (VN: < 30 mg em 24 h). O ECG mostrou leve hipertrofia de VE e o FO foi compatível com retinopatia hipertensiva leve. O paciente foi medicado com a associação de um diurético tiazídico e um bloqueador de enzima de conversão. O nefrologista solicitou uma ultra-sonografia renal com doppler de artérias renais e solicitou retorno com o resultado do exame.

Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.

A existência de lesões em órgãos-alvo, como a retinopatia hipertensiva de grau leve, a hipertrofia do ventrículo esquerdo, a microalbuminúria e a discreta redução da depuração de creatinina caracterizam, nesse caso, hipertensão acelerada ou maligna.

  • C. Certo
  • E. Errado

A classificação do recém-nascido permite definir grupos de risco quanto à morbimortalidade peri e neonatal com vistas à eficácia de ações preventivas e terapêuticas eventualmente cabíveis. Os critérios normalmente utilizados para a classificação do recém-nascido são o peso ao nascer (PN), a idade gestacional (IG), a relação peso/idade gestacional e o estado nutricional. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem, relativos à classificação do recém-nascido.

Recém-nascido pré-termo ou prematuro é o que nasce com idade gestacional inferior a 37 semanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leucemias agudas e síndromes mielodisplásicas são doenças clonais hematológicas que se originam de modificações do material genético (mutações) da célula tronco e caracterizam-se pelo acúmulo de células imaturas na medula óssea. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 106 a 110.

A leucemia promielocítica aguda caracteriza-se pela fusão dos genes PML/RAR" decorrente da translocação t(15;17).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...