Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Mielite transversa é doença neurológica caracterizada por fraqueza muscular e distúrbios sensitivos de início abrupto que são progressivos e comprometem os membros inferiores. Na maioria dos casos, há história anterior de infecção viral acompanhada de febre e mal-estar. Os vírus comumente citados como agentes desses quadros infecciosos que precedem a mielite transversa são o Epstein-Barr e os vírus do herpes, da influenza, da rubéola, da caxumba e da varicela. Com referência às características da mielite transversa, julgue os próximos itens.

A recuperação espontânea das lesões ocorre em período de semanas ou meses de evolução da doença, sendo completa em mais da metade dos casos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um rapaz com 17 anos de idade foi encaminhado para consulta com nefrologista por apresentar pressão arterial (PA) durante uma campanha de prevenção de doença renal de 170 mmHg (sistólica) e de 110 mmHg (diastólica), sendo totalmente assintomático. Ele é um jovem sedentário, afro-descendente, estudante do segundo grau e apresenta antecedentes familiares de hipertensão arterial importantes, sendo a mãe hipertensa crônica, medicada, e uma irmã mais velha também hipertensa. No dia da consulta, sua PA foi de 160 mmHg × 100 mmHg e em seu exame físico não foi constatado sopro abdominal, não existindo outras alterações dignas de nota. Os exames laboratoriais solicitados mostraram concentração de uréia = 40 mg/100 mL, de creatinina = 1,3 mg/dL, depuração de creatinina = 86 mL/min/1,73 m2 e microalbuminúria = 99 mg/24 h (VN: < 30 mg em 24 h). O ECG mostrou leve hipertrofia de VE e o FO foi compatível com retinopatia hipertensiva leve. O paciente foi medicado com a associação de um diurético tiazídico e um bloqueador de enzima de conversão. O nefrologista solicitou uma ultra-sonografia renal com doppler de artérias renais e solicitou retorno com o resultado do exame.

Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.

Devido ao custo relativamente baixo e ao caráter não invasivo do método, a ultra-sonografia com doppler de artérias renais realizada por operador experiente é um método bastante conveniente para rastreamento de doença renovascular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de procedimentos realizados em unidades de tratamento intensivo (UTIs).

Deve-se evitar a pré-oxigenação com máscara antes de proceder a intubação traqueal, pois essa manobra pode retardar o procedimento, colocando em risco a vida do paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A classificação do recém-nascido permite definir grupos de risco quanto à morbimortalidade peri e neonatal com vistas à eficácia de ações preventivas e terapêuticas eventualmente cabíveis. Os critérios normalmente utilizados para a classificação do recém-nascido são o peso ao nascer (PN), a idade gestacional (IG), a relação peso/idade gestacional e o estado nutricional. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem, relativos à classificação do recém-nascido.

Recém-nascido pós-termo é aquele que nasce com idade gestacional superior a 42 semanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leucemias agudas e síndromes mielodisplásicas são doenças clonais hematológicas que se originam de modificações do material genético (mutações) da célula tronco e caracterizam-se pelo acúmulo de células imaturas na medula óssea. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 106 a 110.

A hiperdiploidia e a deleção do cromossoma 7 são exemplos de alterações citogenéticas encontradas em casos de leucemias mielóides agudas com prognóstico favorável.

  • C. Certo
  • E. Errado

As gamopatias monoclonais são doenças clonais hematológicas caracterizadas pela produção anormal de imunoglobulina referida como proteína M. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens que se seguem.

Eletroforese de proteínas e imunofixação são os exames laboratoriais mais importantes para o diagnóstico definitivo de gamopatia monoclonal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta.

Os pacientes idosos são mais susceptíveis aos distúrbios do equilíbrio hidro-eletrolítico; portanto, o profissional deve ter em mente alguns conceitos.

  • A.

    O soro glicosado é a solução mais indicada para a correção de estados hiponatrêmicos.

  • B.

    O Diabetes Insipidus é uma causa comum de hiponatremia.

  • C.

    O gluconato de cálcio é a principal droga utilizada para baixar os níveis plasmáticos de potássio na hipercalemia leve a moderada.

  • D.

    Em pacientes com hiponatremia crônica e assintomática, a correção da natremia deve ser lenta e gradual sob o risco de mielinólise pontina.

  • E.

    As manifestações eletrocardiográficas esperadas na hipercalemia grave são: apiculamento da onda P, estreitamento do QRS e achatamento da onda T.

A respeito da patogênese do hipertireoidismo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A produção ectópica de TSH é a principal causa de hipertireoidismo no struma ovarii.

  • B.

    Ocorre hiperfunção autônoma de nódulo adenomatoso na doença de Plummer .

  • C.

    Ocorre tirotoxicose e não hipertireoidismo na tireoidite subaguda de Quervain, já que a liberação excessiva de hormônios tireoidianos é decorrente do processo inflamatório.

  • D.

    Pode ocorrer, na presença de tumores hipofisários secretores de TSH (TSHoma), bócio e hipertireoidismo.

Com relação ao manejo da hiperplasia adrenal congênita no adulto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O hiperandrogenismo em mulheres acometidas é exclusivamente adrenal.

  • B.

    Não há necessidade de uso de glicorticóides em homens adultos com a forma virilizante da doença.

  • C.

    O tumor de restos adrenais é freqüente em homens com a forma clássica não tratados, podendo levar à infertilidade.

  • D.

    O tratamento pré-natal com dexametasona está indicado em mulheres com hiperplasia adrenal congênita, pela chance de 50% de transmissão ao feto.

  • E.

    A dosagem de 17-hidroxi-progesterona nasal acima de 2 microgramas/L faz o diagnóstico de hiperplasia renal congênita forma nãoclássica.

               Um paciente com 60 anos de idade procurou serviço médico hospitalar para avaliação clínica de rotina, o que fazia, pelo menos uma vez ao ano, há 10 anos. Ao ser submetido a anamnese, negou apresentar qualquer sintomatologia ou antecedente de doença. Entretanto, a medida da pressão arterial, obtida decorridos quinze minutos do início da consulta, apresentou níveis de 200 mmHg × 120 mmHg. Nada mais foi encontrado no exame físico do paciente. A revisão do prontuário mostrou que sua medida de pressão sempre se situou nos limites da normalidade.

Diante desse quadro clínico, o médico deve

pesquisar a possibilidade de uma causa responsável pelos níveis pressóricos encontrados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...