Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 28 anos de idade foi admitido na sala de emergência em decorrência de hematêmese. No exame clínico, o paciente mostrou-se ansioso e sonolento, apresentando, ainda, palidez cutaneomucosa. Sua freqüência cardíaca (FC) era de 120 bpm, a pressão arterial (PA), de 90 mmHg × 50 mmHg, em posição supina, e de 75 mmHg × 40 mmHg, quando ficava de pé, com FC, nessa posição, de 140 bpm, com extremidades frias e úmidas.
A partir dessa emergência gastrintestinal, julgue os itens que se seguem.
Evidências científicas atuais demonstram que, independentemente da etiologia do sangramento, a prioridade inicial do tratamento desse paciente deve consistir na infusão intravenosa de octreotídeo.
O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, aprovado pela Portaria n.º 1.970/GM do Ministério da Saúde, em 25/10/2001, passou por diversas revisões posteriores, realizadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como organização oficial para esse fim, conforme Portaria n.º 538/GM, de 17/4/2001. Nesse manual, encontra-se toda a orientação técnica relativa às boas práticas de administração hospitalar, que são classificadas em três níveis crescentes de qualidade. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.
Para atingir o padrão de nível 3 de acreditação, o hospital deve possuir um sistema de planejamento e melhoria contínua, em termos de estrutura, novas tecnologias, atualização técnico-profissional e procedimentos correspondentes.
A correta associação entre epônimos e suas respectivas descrições clínicas ocorre em:
I-2; II-3; III-4; IV-5; V-1.
I-4; II-3; III-2; IV-5; V-1.
I-1; II-5; III-2; IV-3; V-4.
I-4; II-3; III-5; IV-2; V-1.
I-4; II-3; III-1; IV-5; V-2.
Um homem de 40 anos de idade apresenta um adenocarcinoma do terço inferior do reto, com invasão do canal anal e exteriorização pelo orifício anal. A tomografia do abdome revela que o tumor atinge a gordura perirretal e não invade os órgãos vizinhos. O fígado está normal ao exame tomográfico, bem como a radiografia do tórax. A dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA) é de 96 ng/mL.
Julgue os itens seguintes, referentes a esse caso clínico.
O antígeno carcinoembrionário está elevado, e esse achado aumenta a suspeita de doença metastática.
Acerca das diversas situações clínicas que o pediatra enfrenta, cada um dos itens subseqüentes apresenta um quadro clínico, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Um lactente com 30 dias de vida, nascido de parto vaginal, em amamentação exclusiva, apresenta, há uma semana, obstrução nasal, coriza e tosse seca, de evolução progressiva. A mãe informou que a criança esteve afebril durante todo o período da doença e que, nos primeiros dias após o nascimento, a criança teve um quadro caracterizado como conjuntivite. No exame físico, observou-se taquipnéia e crepitações à ausculta. Uma radiografia do tórax revelou um infiltrado intersticial com hiperinsuflação difusa. Nesse quadro clínico, o diagnóstico clínico é de pneumonia por clamídia.
Assinale a alternativa que não é considerada dermatose eritemato-escamosa.
Um médico atende, no ambulatório de um hospital público, uma mulher de 30 anos com faringite aguda. Ele receita antibiótico e sintomáticos e recomenda repouso enquanto tiver febre. Dois dias depois ela retornou queixando-se de que apresentou forte reação alérgica aos medicamentos. Muito alterada, ela discute rispidamente com o médico e recusa um novo atendimento. Após 5 dias ela volta e "exige" um atestado médico porque deixou de trabalhar 2 dias conforme a orientação médica. O médico deve, neste caso,
fornecer o atestado porque, trabalhando em um hospital público, é vedado ao médico fazer prevalecer a sua opinião pessoal.
negar o atestado porque não acompanhou o tratamento até o fim.
fornecer o atestado porque é um direito inquestionável da paciente.
negar o atestado porque, embora seja um direito da paciente, ele está desobrigado dessa ação, já que houve rompimento unilateral da relação médico-paciente.
negar o atestado porque não testemunhou pessoalmente a persistência da febre por 2 dias.
A regeneração e a cicatrização fazem parte do processo de reparo celular que se segue à ocorrência de uma ferida. Com relação à cicatrização, julgue os itens seguintes.
No processo de cicatrização denominado de terceira intenção, a ferida é deixada aberta e a cicatrização ocorre por meio de processos naturais.
Quanto a emergências oftalmológicas, julgue os itens que se seguem.
A laceração palpebral que afeta o canalículo deverá ser corrigida com a intubação do mesmo para cicatrização adequada.
Um senhor com 62 anos de idade, vítima de politrauma, submetido a laparotomia em que se encontrou hemoperitônio decorrente de lesão hepática por trauma, foi admitido em unidade de terapia intensiva. Após reposição volêmica, o paciente apresentou pressão arterial de 143 mmHg × 84 mmHg e freqüência cardíaca de 116 bpm. A respiração foi mantida assistida, com ventilação mecânica sob TOT com SpO2 de 96%. Exames laboratoriais mostraram uréia de 34 mg%, creatinina de 0,9 mg% e glicose 102 mg%. O exame físico mostrou abdome plano, depressível, peristalse inaudível, drenos com secreções sanguinolentas residuais. Débito urinário e função renal foram considerados normais.
Considerando o quadro clínico acima e a aspectos a ele correlacionados, julgue os itens a seguir.
O paciente em questão deve ser submetido a reposição de vitamina B12 precocemente, em virtude da lesão hepática e devido a suas escassas reservas orgânicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...