Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 28 anos de idade foi admitido na sala de emergência em decorrência de hematêmese. No exame clínico, o paciente mostrou-se ansioso e sonolento, apresentando, ainda, palidez cutaneomucosa. Sua freqüência cardíaca (FC) era de 120 bpm, a pressão arterial (PA), de 90 mmHg × 50 mmHg, em posição supina, e de 75 mmHg × 40 mmHg, quando ficava de pé, com FC, nessa posição, de 140 bpm, com extremidades frias e úmidas.
A partir dessa emergência gastrintestinal, julgue os itens que se seguem.
Os dados clínicos apresentados sugerem uma perda sanguínea leve, de menos de 5% do volume circulatório.
O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, aprovado pela Portaria n.º 1.970/GM do Ministério da Saúde, em 25/10/2001, passou por diversas revisões posteriores, realizadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como organização oficial para esse fim, conforme Portaria n.º 538/GM, de 17/4/2001. Nesse manual, encontra-se toda a orientação técnica relativa às boas práticas de administração hospitalar, que são classificadas em três níveis crescentes de qualidade. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.
Deve haver barra de apoio nos sanitários, tanto nos destinados ao público em geral como naqueles destinados a pacientes e(ou) clientes.
Quanto à classificação dos Transtornos Mentais, segundo a CID 10, é correto afirmar:
Anorexia nervosa é um transtorno caracterizado por perda de peso intencional, induzida e mantida pelo paciente. Existe baixo peso, desnutrição de grau variável e modificações endócrinas e metabólicas secundárias e de perturbações das funções fisiológicas. Os sintomas compreendem uma restrição das escolhas alimentares, a prática excessiva de exercícios físicos. Diferencia-se da bulimia nervosa pela ausência de comportamento purgativo como vômitos provocados e utilização de laxantes, anorexígeros e de diuréticos.
Retardo mental é a parada do desenvolvimento ou desenvolvimento incompleto do funcionamento intelectual, caracterizado essencialmente por um comprometimento, durante o período de desenvolvimento, das faculdades que determinam o nível global de inteligência, isto é, das funções cognitivas, de linguagem, da motricidade e do comportamento social. O retardo mental pode acompanhar um outro transtorno mental ou físico, ou ocorrer de modo independente. Classifica-se em retardo mental leve; retardo mental moderado; retardo mental grave e retardo mental profundo.
Na hipersônia, o sono é de quantidade e de qualidade não satisfatórias; o transtorno de sono persiste durante um período prolongado; pode se tratar de uma dificuldade de adormecer associada a um estado de sonolência diurna excessiva e ataques de sono, e por períodos de transição curtos até o estado de vigília completo após o despertar matinal. Há também uma ausência de sincronicidade entre o horário de vigília-sono e o horário vigília-sono apropriado ao ambiente de um indivíduo.
O terror noturno é uma experiência de sonho carregada de ansiedade ou de medo que se acompanha de uma lembrança muito detalhada do conteúdo do sonho. Esta experiência de sonho é muito intensa e comporta em geral temas como ameaças à existência, à segurança ou à auto-estima. É freqüente que os pesadelos tenham tendência a se repetir com temas idênticos ou similares. Os episódios típicos comportam certo grau de hiperatividade neurovegetativa, mas sem atividade verbal ou motora notável. O indivíduo se senta ou se levanta, comumente no final do sono noturno, com um grito de pânico. Freqüentemente corre até à porta como se quisesse fugir, mas raramente deixa seu quarto. Ao despertar, o sujeito se torna rapidamente alerta e bem orientado.
A síndrome de Dhat, dentro das disfunções sexuais, diz respeito às diferentes manifestações segundo as quais um indivíduo é incapaz de participar numa relação sexual, como ele ou ela desejaria. A resposta sexual é um processo psicossomático, e, mais comumente, processos tanto psicológicos quanto somáticos intervêm na causação da disfunção sexual. O transtorno hipoativo de desejo sexual diz respeito à perspectiva de relação sexual produzir medo ou ansiedade suficientes para que a atividade sexual seja evitada; há ausência do prazer sexual.
Um homem de 40 anos de idade apresenta um adenocarcinoma do terço inferior do reto, com invasão do canal anal e exteriorização pelo orifício anal. A tomografia do abdome revela que o tumor atinge a gordura perirretal e não invade os órgãos vizinhos. O fígado está normal ao exame tomográfico, bem como a radiografia do tórax. A dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA) é de 96 ng/mL.
Julgue os itens seguintes, referentes a esse caso clínico.
O acesso laparoscópico está contra-indicado para esse caso.
Um escolar de 7 anos de idade vem apresentando febre moderada, intermitente, há 3 meses. Acompanhando o quadro, a mãe relatou astenia, anorexia e perda de peso. Atualmente, está com tosse e dificuldade para respirar. No exame físico, o médico observou febre, taquipnéia e taquicardia, sinais de desnutrição aguda, palidez cutaneomucosa, linfonodomegalia submandibular e axilar de pequeno tamanho e consistência elástica, retrações intercostais e hepatosplenomegalia. A mãe procurou assistência médica em várias ocasiões, tendo tratado a criança com antibióticos. Uma radiografia do tórax mostrou condensação no lobo superior direito, com nível hidroaéreo.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A criança em questão tem associada uma pneumonia causada mais provavelmente por Staphilococcus aureus.
Assinale a alternativa correta.
No Brasil, as vacinas utilizadas na criança, segundo o calendário do Ministério da Saúde, logo após o nascimento (inclusive nas primeiras 12 horas), são:
Uma mulher de 32 anos, na 6a semana da sua 5a gestação, sem sintomas, apresenta urocultura positiva para E. coli sensível a todos antibióticos rotineiramente testados. A melhor conduta, dentre as abaixo, é
tratar somente se desenvolver sintomas ou persistir com infecção após o terceiro trimestre de gestação.
iniciar sulfametoxazol-trimetoprim.
tratar somente se desenvolver sintomas.
iniciar ciprofloxacina.
iniciar amoxicilina.
A regeneração e a cicatrização fazem parte do processo de reparo celular que se segue à ocorrência de uma ferida. Com relação à cicatrização, julgue os itens seguintes.
Na cicatrização por primeira intenção, as bordas da ferida (do retalho ou do enxerto cutâneo) são aproximadas por meio de sutura direta, por exemplo
Quanto à anatomia e ao desenvolvimento ocular, julgue os itens a seguir.
Um paciente que use óculos usará o mesmo grau nas lentes de contato caso opte por estas para correção visual.
Um senhor com 62 anos de idade, vítima de politrauma, submetido a laparotomia em que se encontrou hemoperitônio decorrente de lesão hepática por trauma, foi admitido em unidade de terapia intensiva. Após reposição volêmica, o paciente apresentou pressão arterial de 143 mmHg × 84 mmHg e freqüência cardíaca de 116 bpm. A respiração foi mantida assistida, com ventilação mecânica sob TOT com SpO2 de 96%. Exames laboratoriais mostraram uréia de 34 mg%, creatinina de 0,9 mg% e glicose 102 mg%. O exame físico mostrou abdome plano, depressível, peristalse inaudível, drenos com secreções sanguinolentas residuais. Débito urinário e função renal foram considerados normais.
Considerando o quadro clínico acima e a aspectos a ele correlacionados, julgue os itens a seguir.
Na situação em apreço, em virtude do quadro de trauma, o mais indicado é ministrar 45 kcal para cada quilograma de peso ideal ao paciente, no intuito de manter equilíbrio metabólico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...