Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polineuropatia pósinfecciosa que compromete principalmente os nervos motores, mas também os sensoriais e autonômicos; pode ocorrer em todos os grupos etários e não se caracteriza como doença hereditária. As manifestações clínicas e as provas laboratoriais permitem ampla margem de segurança no diagnóstico dessa síndrome. Julgue os itens subseqüentes, relativos à SGB.
Os reflexos tendinosos são prejudicados somente na fase mais tardia da doença.
Julgue os itens que se seguem, que versam acerca de neurologia geral.
A migrânia hemiplégica familiar está associada a polimorfismo genético com locos nos cromossomos 1 e 19.
Uma mulher de 38 anos de idade, com antecedente de gastrite crônica queixa-se, há 8 meses, de fadiga e dispnéia progressivas ao realizar esforço. Não há alterações significativas no exame físico. A avaliação laboratorial revela hematócrito 26%, hemoglobina 8,4 g/dL, VCM 102 fL (normal 80 96 fL), HCM 21 pg (normal 26 32 pg), leucócitos 4.200/mm3 e plaquetas 150.000/mm3.
Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
A história clínica e o achado de anemia macrocítica sugerem o diagnóstico de anemia megaloblástica por deficit de absorção de cobalamina.
A doença cardiovascular é a causa principal de morbidade e mortalidade entre indivíduos diabéticos. Estima-se que complicações cardiovasculares são responsáveis por até 75% das mortes em pacientes com diabetes melito do tipo 2. A incidência de dislipidemia é elevada em pacientes com diabetes e também contribui para o aumento do risco cardiovascular desses pacientes. Assim, a identificação precoce e o manejo da dislipidemia no diabetes é fundamental. Acerca da dislipidemia no diabetes melito, julgue os itens a seguir.
O efeito predominante da atividade física na dislipidemia do diabetes consiste na diminuição dos níveis de triglicerídios.
Um paciente do sexo feminino, 28 anos de idade, procura serviço de emergência médica devido a dispnéia e palpitações. Ao exame físico, observa-se bócio difuso e exoftalmia, além de creptações inspiratórias em bases pulmonares. FR: 30 IRM. ACV: RC irregular, com freqüência ventricular média de 150 BPM. Apresenta-se ainda com tremores de extremidades e sudorese excessiva.
Com base no quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
A utilização de soluções de iodo e glicocorticóide constituem medidas terapêuticas possíveis.
Julgue os seguintes itens relativos a alguns conceitos elementares de epidemiologia clínica que norteiam certas ações e estudos da medicina preventiva.
A prevalência de determinada doença pode ser calculada pela razão entre o número de casos existentes dessa doença e o número de pessoas estudadas na população, caracterizando uma medida longitudinal de ocorrência dessa doença.
Julgue os itens a seguir, que versam acerca da acidose metabólica.
Na fase inicial de um estado de choque circulatório, geralmente ocorre acidose metabólica em decorrência da hipoperfusão periférica tecidual, que leva a um metabolismo celular anaeróbico.
Acerca da anatomia cirúrgica do tórax, julgue os itens subseqüentes.
Apesar de ser a única estrutura circunferencial do esqueleto cartilaginoso das vias aéreas, a cartilagem cricóide pode ser totalmente removida na traqueoplastia cervical, se necessário.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos tumores benignos que ocorrem na cavidade nasal, julgue os seguintes itens.
A taxa de recorrência do papiloma invertido poderá ser maior que 40% dos casos se ele não for ressecado adequadamente.
Um paciente de 28 anos de idade foi admitido na sala de emergência em decorrência de hematêmese. No exame clínico, o paciente mostrou-se ansioso e sonolento, apresentando, ainda, palidez cutaneomucosa. Sua freqüência cardíaca (FC) era de 120 bpm, a pressão arterial (PA), de 90 mmHg × 50 mmHg, em posição supina, e de 75 mmHg × 40 mmHg, quando ficava de pé, com FC, nessa posição, de 140 bpm, com extremidades frias e úmidas.
A partir dessa emergência gastrintestinal, julgue os itens que se seguem.
Se for constatado, na investigação clínico-laboratorial, que esse paciente é portador de cirrose hepática, será correto afirmar que a principal causa desse tipo de sangramento está associada a alteração nos fatores da coagulação sanguínea que dependem do fígado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...