Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, aprovado pela Portaria n.º 1.970/GM do Ministério da Saúde, em 25/10/2001, passou por diversas revisões posteriores, realizadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como organização oficial para esse fim, conforme Portaria n.º 538/GM, de 17/4/2001. Nesse manual, encontra-se toda a orientação técnica relativa às boas práticas de administração hospitalar, que são classificadas em três níveis crescentes de qualidade. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.
Deve haver controle de circulação em áreas restritas do hospital, onde o acesso aos usuários não pode ser integralmente liberado.
No que tange à psicopatologia da sensopercepção, considere:
I. Imagem Sensorial: é aquela obtida pela observação direta do objeto. Suas características são: nitidez, corporiedade, projeção para o exterior, fixidez e não ser influenciada pela vontade.
II. Imagem Pareidólica: é a persistência da imagem sensorial depois do desaparecimento do estímulo, quando este é muito intenso.
III. Imagem Mnemônica: é a imagem da recordação evocada pela memória. É muito instável e influenciada pela vontade, além de ser pouco nítida e sem corporeidade.
IV. Imagem Consecutiva: é produto da imaginação, e forma o conteúdo dos sonhos; ocorre sem objeto, é sem nitidez, sem corporeidade e muito influenciada pela vontade.
É correto o que consta APENAS em
III e IV.
II e IV.
I e IV.
II e III.
I e III.
Um homem de 40 anos de idade apresenta um adenocarcinoma do terço inferior do reto, com invasão do canal anal e exteriorização pelo orifício anal. A tomografia do abdome revela que o tumor atinge a gordura perirretal e não invade os órgãos vizinhos. O fígado está normal ao exame tomográfico, bem como a radiografia do tórax. A dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA) é de 96 ng/mL.
Julgue os itens seguintes, referentes a esse caso clínico.
A demarcação do local do estoma deve ser realizada no período pré-operatório, com o paciente colocando-se em diferentes posições, em pé, deitado e sentado.
Um escolar de 7 anos de idade vem apresentando febre moderada, intermitente, há 3 meses. Acompanhando o quadro, a mãe relatou astenia, anorexia e perda de peso. Atualmente, está com tosse e dificuldade para respirar. No exame físico, o médico observou febre, taquipnéia e taquicardia, sinais de desnutrição aguda, palidez cutaneomucosa, linfonodomegalia submandibular e axilar de pequeno tamanho e consistência elástica, retrações intercostais e hepatosplenomegalia. A mãe procurou assistência médica em várias ocasiões, tendo tratado a criança com antibióticos. Uma radiografia do tórax mostrou condensação no lobo superior direito, com nível hidroaéreo.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Caso o exame do aspirado da medula óssea (mielograma) tenha mostrado paucicelularidade e não tenham sido encontradas formas amastigotas de leishmânia, poder-se-á descartar o diagnóstico de calazar.
Assinale a alternativa correta.
Se compararmos dois municípios brasileiros com uma mortalidade infantil semelhante a aproximadamente 30 por mil, mas com diferenciação na mortalidade neonatal e infantil tardia (respectivamente 6 e 24 no primeiro, e 15 e 15 no segundo), podemos afirmar que:
No segundo município o cuidado pré-natal tem um indicador razoável, em se tratando de Brasil, e na infantil tardia, os dados estão dentro da normalidade, se o município for no sul do País.
Tanto no primeiro como no segundo município os indicadores demonstram que os municípios dedicam uma boa atenção ao recémnascido.
No primeiro município temos um bom cuidado pré-natal, mas as condições de vida refletem o alto indicador para infantil tardia.
No primeiro município fica claro que há uma boa atenção aos bebês, especialmente no que diz respeito à vacinação.
Para reduzir a mortalidade infantil no segundo município, o mecanismo mais importante é ampliar a vigilância para as causas externas de óbito.
Uma das principais características do eritema multiforme major (Síndrome de Stevens-Johnson) é
associar-se a surto de herpes simplex.
ter apresentação simétrica, acompanhando um ou mais dermátomos.
a presença de bolhas e pústulas difusas.
acometer mucosas.
o acometimento preferencial de palmas e plantas.
Com relação às emergências em ginecologia e obstetrícia, julgue os itens a seguir.
A placenta prévia é uma das causas de hemorragia obstétrica verificada no segundo e terceiro trimestres e tem como exemplos de causas: a hipertensão arterial, a multiparidade, a corioamnionite, o leiomioma uterino e a desnutrição, entre outras.
Quanto à anatomia e ao desenvolvimento ocular, julgue os itens a seguir.
Indivíduos com alto grau de miopia têm o mesmo risco de descolamento de retina quando comparados a indivíduos normais.
Um senhor com 62 anos de idade, vítima de politrauma, submetido a laparotomia em que se encontrou hemoperitônio decorrente de lesão hepática por trauma, foi admitido em unidade de terapia intensiva. Após reposição volêmica, o paciente apresentou pressão arterial de 143 mmHg × 84 mmHg e freqüência cardíaca de 116 bpm. A respiração foi mantida assistida, com ventilação mecânica sob TOT com SpO2 de 96%. Exames laboratoriais mostraram uréia de 34 mg%, creatinina de 0,9 mg% e glicose 102 mg%. O exame físico mostrou abdome plano, depressível, peristalse inaudível, drenos com secreções sanguinolentas residuais. Débito urinário e função renal foram considerados normais.
Considerando o quadro clínico acima e a aspectos a ele correlacionados, julgue os itens a seguir.
Na vigência de estabilidade cardiocirculatória, terapia nutricional parenteral com 15% de aminoácidos totais a 20%, 30% de lipídios em triglicerídios de cadeia longa e média e 55% de carboidratos é uma opção válida de terapia nutricional.
A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polineuropatia pósinfecciosa que compromete principalmente os nervos motores, mas também os sensoriais e autonômicos; pode ocorrer em todos os grupos etários e não se caracteriza como doença hereditária. As manifestações clínicas e as provas laboratoriais permitem ampla margem de segurança no diagnóstico dessa síndrome. Julgue os itens subseqüentes, relativos à SGB.
A maioria dos portadores de SGB desenvolve uma neuropatia desmielinizante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...