Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, aprovado pela Portaria n.º 1.970/GM do Ministério da Saúde, em 25/10/2001, passou por diversas revisões posteriores, realizadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como organização oficial para esse fim, conforme Portaria n.º 538/GM, de 17/4/2001. Nesse manual, encontra-se toda a orientação técnica relativa às boas práticas de administração hospitalar, que são classificadas em três níveis crescentes de qualidade. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.

Deve haver controle de circulação em áreas restritas do hospital, onde o acesso aos usuários não pode ser integralmente liberado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que tange à psicopatologia da sensopercepção, considere:

I. Imagem Sensorial: é aquela obtida pela observação direta do objeto. Suas características são: nitidez, corporiedade, projeção para o exterior, fixidez e não ser influenciada pela vontade.

II. Imagem Pareidólica: é a persistência da imagem sensorial depois do desaparecimento do estímulo, quando este é muito intenso.

 III. Imagem Mnemônica: é a imagem da recordação evocada pela memória. É muito instável e influenciada pela vontade, além de ser pouco nítida e sem corporeidade.

 IV. Imagem Consecutiva: é produto da imaginação, e forma o conteúdo dos sonhos; ocorre sem objeto, é sem nitidez, sem corporeidade e muito influenciada pela vontade.

 É correto o que consta APENAS em

  • A.

    III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I e III.

Um homem de 40 anos de idade apresenta um adenocarcinoma do terço inferior do reto, com invasão do canal anal e exteriorização pelo orifício anal. A tomografia do abdome revela que o tumor atinge a gordura perirretal e não invade os órgãos vizinhos. O fígado está normal ao exame tomográfico, bem como a radiografia do tórax. A dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA) é de 96 ng/mL.

Julgue os itens seguintes, referentes a esse caso clínico.

A demarcação do local do estoma deve ser realizada no período pré-operatório, com o paciente colocando-se em diferentes posições, em pé, deitado e sentado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um escolar de 7 anos de idade vem apresentando febre moderada, intermitente, há 3 meses. Acompanhando o quadro, a mãe relatou astenia, anorexia e perda de peso. Atualmente, está com tosse e dificuldade para respirar. No exame físico, o médico observou febre, taquipnéia e taquicardia, sinais de desnutrição aguda, palidez cutaneomucosa, linfonodomegalia submandibular e axilar de pequeno tamanho e consistência elástica, retrações intercostais e hepatosplenomegalia. A mãe procurou assistência médica em várias ocasiões, tendo tratado a criança com antibióticos. Uma radiografia do tórax mostrou condensação no lobo superior direito, com nível hidroaéreo.

Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

Caso o exame do aspirado da medula óssea (mielograma) tenha mostrado paucicelularidade e não tenham sido encontradas formas amastigotas de leishmânia, poder-se-á descartar o diagnóstico de calazar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta.

Se compararmos dois municípios brasileiros com uma mortalidade infantil semelhante a aproximadamente 30 por mil, mas com diferenciação na mortalidade neonatal e infantil tardia (respectivamente 6 e 24 no primeiro, e 15 e 15 no segundo), podemos afirmar que:

  • A.

    No segundo município o cuidado pré-natal tem um indicador razoável, em se tratando de Brasil, e na infantil tardia, os dados estão dentro da normalidade, se o município for no sul do País.

  • B.

    Tanto no primeiro como no segundo município os indicadores demonstram que os municípios dedicam uma boa atenção ao recémnascido.

  • C.

    No primeiro município temos um bom cuidado pré-natal, mas as condições de vida refletem o alto indicador para infantil tardia.

  • D.

    No primeiro município fica claro que há uma boa atenção aos bebês, especialmente no que diz respeito à vacinação.

  • E.

    Para reduzir a mortalidade infantil no segundo município, o mecanismo mais importante é ampliar a vigilância para as causas externas de óbito.

Uma das principais características do eritema multiforme major (Síndrome de Stevens-Johnson) é

  • A.

    associar-se a surto de herpes simplex.

  • B.

    ter apresentação simétrica, acompanhando um ou mais dermátomos.

  • C.

    a presença de bolhas e pústulas difusas.

  • D.

    acometer mucosas.

  • E.

    o acometimento preferencial de palmas e plantas.

Com relação às emergências em ginecologia e obstetrícia, julgue os itens a seguir.

A placenta prévia é uma das causas de hemorragia obstétrica verificada no segundo e terceiro trimestres e tem como exemplos de causas: a hipertensão arterial, a multiparidade, a corioamnionite, o leiomioma uterino e a desnutrição, entre outras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à anatomia e ao desenvolvimento ocular, julgue os itens a seguir.

Indivíduos com alto grau de miopia têm o mesmo risco de descolamento de retina quando comparados a indivíduos normais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um senhor com 62 anos de idade, vítima de politrauma, submetido a laparotomia em que se encontrou hemoperitônio decorrente de lesão hepática por trauma, foi admitido em unidade de terapia intensiva. Após reposição volêmica, o paciente apresentou pressão arterial de 143 mmHg × 84 mmHg e freqüência cardíaca de 116 bpm. A respiração foi mantida assistida, com ventilação mecânica sob TOT com SpO2 de 96%. Exames laboratoriais mostraram uréia de 34 mg%, creatinina de 0,9 mg% e glicose 102 mg%. O exame físico mostrou abdome plano, depressível, peristalse inaudível, drenos com secreções sanguinolentas residuais. Débito urinário e função renal foram considerados normais.

Considerando o quadro clínico acima e a aspectos a ele correlacionados, julgue os itens a seguir.

Na vigência de estabilidade cardiocirculatória, terapia nutricional parenteral com 15% de aminoácidos totais a 20%, 30% de lipídios em triglicerídios de cadeia longa e média e 55% de carboidratos é uma opção válida de terapia nutricional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polineuropatia pósinfecciosa que compromete principalmente os nervos motores, mas também os sensoriais e autonômicos; pode ocorrer em todos os grupos etários e não se caracteriza como doença hereditária. As manifestações clínicas e as provas laboratoriais permitem ampla margem de segurança no diagnóstico dessa síndrome. Julgue os itens subseqüentes, relativos à SGB.

A maioria dos portadores de SGB desenvolve uma neuropatia desmielinizante.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...