Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 45 anos de idade, pedreiro, apresenta quadro de oligoartrite de início insidioso envolvendo tornozelos, iniciado há 6 meses e que progrediu rapidamente para poliartrite aditiva e simétrica acometendo também joelhos, cotovelos, punhos, metacarpofalangianas e interfalangianas proximais. Ele queixa-se de rigidez matinal de 2 horas e de lombalgia, piorada com o esforço físico e aliviada com o repouso, e de rigidez matinal na coluna de 5 minutos. O exame físico chama a atenção pela presença de artralgia e proliferação sinovial nos cotovelos, punhos, metacarpofalangianas, interfalangianas proximais e nos joelhos (com derrame articular), sem outros comemorativos. O paciente traz exames com os seguintes resultados: PCR (proteína C reativa) = 4,8 mg/dL (valor de referência até 0,3 mg/dL), fator reumatóide (nefelometria) menor que 10,9 UI/mL (valor de referência acima de 10,9 UI/mL), VHS (velocidade de eritrossedimentação) = 48 mm/1.ª hora (westerngreen).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A presença de nódulos subcutâneos e acometimento ocular ou pulmonar, em geral, confere um pior prognóstico para essa doença.
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia por estrangulamento do nervo mediano e é considerada a doença mais freqüente relacionada ao trabalho. A síndrome NÃO costuma estar associada a:
artrite reumatóide;
osteoartrite;
esclerose sistêmica;
lupus eritematoso sistêmico.
polidermatomiosite;
Jornais e revistas apresentam, freqüentemente, artigos sobre complicações da saúde relacionados a transtornos alimentares. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A taxa de recuperação da anorexia nervosa, na maioria dos estudos, situa-se em torno de 50%.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque - por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) - tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Considere a seguinte situação hipotética.
Os pais de uma criança de 10 meses de idade questionam o pediatra acerca da maneira mais segura de transportá-lo durante seu deslocamento em automóvel.Nessa situação, o pediatra deve recomendar o uso de um assento de segurança, avaliado pelo Instituto de Peso e Medidas, preso ao cinto de segurança, semi-reclinado e voltado para a traseira do carro.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em relação às pneumonias comunitárias na infância é correto afirmar:
Não há fator de risco para pneumonias acometendo a população geral.
No Brasil, o Streptococcus pneumoniae é o principal agente etiológico das pneumonias comunitárias em lactentes.
Sinais clínicos, como febre e freqüência respiratória aumentada, confirmam o diagnóstico de pneumonia.
As pneumonias são condições indicativas para tratamento hospitalar.
A pediatria é atualmente uma das poucas áreas da medicina que observa o indivíduo como um todo, dentro de uma visão biopsicossocial. O pediatra deve ser um profissional médico com sólida formação, preparado para identificar e resolver a grande maioria dos problemas de saúde da criança. Apenas uma pequena minoria das crianças que demandam a uma clínica de crianças deveria ser encaminhada para subespecialistas ou especialistas de outras áreas.
Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, considerando o contexto abordado acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um adolescente de 16 anos de idade sofreu um acidente automobilístico. Deu entrada na emergência de um hospital com várias escoriações externas, lúcido, queixando-se de dor abdominal intensa. Ao exame, observou-se taquicardia, pulso filiforme, pressão arterial de 80 mmHg × 50 mmHg. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de hematoma subcapsular hepático.
Quanto ao diabete melito, é INCORRETO afirmar que
ele é a principal causa de cegueira em pessoas de idade produtiva.
o tipo 2 é a forma mais comum da doença.
independentemente do mecanismo patogênico, o denominador comum é a hiperglicemia.
as manifestações clínicas do diabete tipo 2 são muito menos insidiosas.
Com relação à prática da Acupuntura pelo especialista em Fisiatria, está INCORRETO afirmar que
seu efeito no tratamento da dor decorre da estimulação de Fibras finas do tipo A − alfa.
há liberação de opióides endógenos, que colaboram para o efeito analgésico.
o correto diagnóstico médico do paciente é de fundamental importância pois, do contrário, poderse- á retardar ou impedir o tratamento etiológico.
pode-se utilizar a agulha de Acupuntura para se desfazer um "Ponto Gatilho" miofascial, por meio da técnica de agulhamento "seco".
náuseas e vômitos constituem outra indicação terapêutica da Acupuntura, aprovada pela Organização Mundial de Saúde, além do tratamento da dor.
Com relação às epilepsias e crises epilépticas, julgue seguintes os itens.
A maioria das epilepsias da infância e da adolescência é benigna e desaparece antes de se alcançar a idade adulta.
A narcolepsia se caracteriza por:
crises de sono profundo diurnas, cataplexia e associação com o alelo HLA DQB1*0602
cataplexia, sonolência diurna e nenhuma alteração na fase REM do sono na polissonografia
alucinações auditivas, crises de sono, estado vertiginoso e associação com o HLA DRB1*0602
hipersonia noturna, ilusões matinais e associação da doença com o alelo HLA DQB1*0602
associação genética com o HLA DQB1*0602, insônia, cataplexia e alucinações hipnagógicas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...