Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que um homem com 36 anos de idade, com diagnóstico de litíase urinária, apresente concentração sérica de cálcio total de 12,5 mg/dL e perda de massa mineral óssea. Em face desse quadro clínico e de conceitos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.
A hipercalcemia e a hipofosfatemia constituem a marca bioquímica do hiperparatireoidismo primário.
Medicina - Endocrinologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
São causas de hiperprolactinemia farmacológica:
verapamil, ranitidina, butirofenonas, risperidona
isoniazida, labetolol ,aspirina, estrogenioterapia
paracetamol, alprazolan,domperidona
morfina, clorpropamida, ,cisaprida
atorvastatina, paroxetina, tiroxina
Há um ano, José, 50 anos de idade, branco, militar, vem apresentando lesões assintomáticas nos cotovelos, joelhos e na face anterior das pernas. Com o uso de pomadas e cremes havia certa melhora nessas lesões, mas elas reapareciam quando o tratamento tópico era suspenso. Em decorrência disso, José procurou assistência médica. Questionado quanto aos antecedentes pessoais e familiares, o paciente informou que um tio apresentava problema semelhante. Ao exame dermatológico, o médico observou que José apresentava placas eritêmatoescamosas de cor esbranquiçadas, bem delimitadas, de tamanhos variados, que afetavam simetricamente os cotovelos, joelhos e face anterior das pernas. Seu couro cabeludo apresentava, na orla, eritema e descamação esbranquiçada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, a primeira opção de tratamento para psoríase em placa é o metotrexate oral.
Acerca das doenças que acometem o pâncreas, julgue os itens a seguir.
Esteatorréia, úlcera péptica e diabetes melito são exemplos de complicações freqüentemente associadas ao primeiro episódio de pancreatite aguda.
O nível sérico da digoxina pode ser aumentado devido ao uso de:
Alprozalan.
Lorazepan.
Tirozolan.
Buspirona.
Fenobarbital.
Os aneurismas da aorta abdominal podem ser saculares ou fusiformes e representam importante causa de morte. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.
A localização preferencial desses aneurismas é a região abaixo das artérias renais.
São variáveis que definem pacientes com angina instável de alto risco:
ritmo de fibrilação atrial e idade.
inversão de onda T no eletrocardiograma e elevação de troponina.
localização da dor e infradesnível do segmento ST.
congestão pulmonar e dor prolongada.
uso prévio de betabloqueador e diabetes mellitus.
O exame clínico do paciente com queixas reumáticas pode fornecer informações precisas e específicas que auxiliarão na busca pelo diagnóstico correto. Sobre esse tema, julgue os seguintes itens.
Considere um paciente com 65 anos de idade, com dor aguda no ombro direito, com piora noturna e sinal da queda do braço (drop arm sing). Nessa situação, pelo exame clínico, o diagnóstico mais provável é o de rotura de manguito rotador nesse ombro.
Karl Jaspers (1883-1969), um dos principais autores da psicopatologia moderna, afirma que esta é uma ciência básica que serve de auxílio à psiquiatria, que é, por sua vez, um conhecimento aplicado a uma prática profissional e social concreta.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens que se seguem, acerca de avaliação clínica e de exame do paciente psiquiátrico.
A alucinação denominada alucinose é o fenômeno pelo qual o paciente percebe tal alucinação como estranha à sua pessoa.
Um escolar com sete anos de idade, acompanhado pela mãe, procurou um serviço pediátrico, queixando-se de sentir, há dois dias, dores abdominais associadas a vômitos sem causa aparente e hálito com cheiro de fruta. Por um mês sua mãe vinha percebendo aumento excessivo da ingesta alimentar e de líquidos, aumento do número de vezes que urinava, perda de peso significativa e falta de interesse em realizar tarefas e brincadeiras como fazia antes. O exame físico mostrou sinais de desidratação grave, obnubilação, hiperventilação, taquicardia, pulso filiforme e hipotensão arterial, sem alterações à asculta respiratória e outras alterações significativas no restante do exame. O médico assistente solicitou alguns exames, cujos resultados se seguem: hemograma completo: discreta leucocitose, glicemia de 750 mg/dL; calcemia 8,2 mg/dL; magnesemia 2,1 mg/dL; sódio sérico 135 mEq/L; potássio sérico 4,0 mEq/L; cetonemia ++; gasometria arterial: pH 7,25, PO 2 70 mm Hg, PCO 2 25 mm Hg, HCO 3 15 mEq/L; uréia 20 mg/dL; creatinina 0,8 mg/dL; glicosúria +++ no exame sumário de urina.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
Considerando-se que na gasometria arterial o pH era de 7,25 e o bicarbonato era de 15 mEq/L, não existe indicação para correção inicial da acidose associando-se bicarbonato de sódio à terapêutica de reposição volumétrica. A simples correção dos distúrbios hidro-eletrolítico e metabólico compensam a criança e corrigem a acidose metabólica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...