Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, referentes à prática da perícia médica.
No caso de seqüelas múltiplas resultantes do mesmo acidente, o cálculo da indenização deve ser embasado na maior porcentagem prevista.
Em relação aos aspectos clínicos da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale a alternativa incorreta
Os dados de história e exame físico são, em geral, insuficientes para distinguir entre doença estável e exacerbada (agudizada).
A mudança do aspecto da expectoração de mucóide para purulento, sugere infecção brônquica.
A infecção brônquica é a principal causa de exacerbação.
As alterações do exame físico são encontradas nas fases mais avançadas da doença, com predomínio do componente enfisematoso.
Tabagismo continua sendo considerado como a principal causa da DPOC.
Imagine que você esteja analisando um gráfico em que no eixo das ordenadas esteja representada a porcentagem (%) de saturação da hemoglobina e no eixo das abscissas tenhamos representada a (pressão parcial de oxigênio no sangue arterial) PaO2. Dentre as alternativas abaixo, qual possui todos os parâmetros compatíveis com um desvio para direita desta curva:
Aumento do pH, diminuição da temperatura, diminuição da Pa CO
2, diminuição da 2,3-dpg.Aumento do pH, aumento da temperatura, diminuição da Pa CO
2, diminuição da 2,3-dpg.Aumento do pH, diminuição da temperatura, aumento da Pa CO2, diminuição da 2,3-dpg.
Aumento do pH, diminuição da temperatura, diminuição da Pa CO2, aumento da 2,3-dpg.
Diminuição do pH, aumento da temperatura, aumento da Pa CO2, aumento da 2,3-dpg.
Uma complicação metabólica grave e freqüente do mieloma múltiplo é a
insuficiência adrenal.
síndrome da secreção inapropriada do hormônio anti-diurético.
hiperpotassemia.
hipercalcemia
hipoalbuminemia.
Homem de 51 anos de idade, com insuficiência da valva mitral crônica apresenta há duas semanas febre diária vespertina. Foi avaliado por médicos, feita a hipótese diagnóstica de endocardite infecciosa. Para a avaliação diagnóstica
basta o ecocardiograma transtorácico para o diagnóstico, caso efetivamente se trate de endocardite infecciosa.
devem ser colhidas 2 hemoculturas, que podem ser no mesmo dia, em horários diferentes.
são necessárias 4 hemoculturas colhidas em dias diferentes, de preferência no pico febril.
tendo em vista a melhor resolução, deve ser indicado o ecocardiograma transesofágico.
se a taxa de leucócitos for normal, o diagnóstico pode ser afastado.
Em paciente a ser submetido à anestesia peridural, em uso de heparina de baixo peso molecular (HBPM), pode-se afirmar que:
Uma dose eqüimolar de protamina é útil para reverter a HBPM.
Essa técnica anestésica está contra-indicada.
O bloqueio poderá ser feito depois de 12 horas do uso da HBPM.
O efeito da HBPM pode ser avaliado por testes de coagulação de rotina.
A retirada do cateter deverá ser feita 3 horas após o uso da HBPM.
Com referência à avaliação da pelve feminina por métodos de imagem nas diversas fases da vida reprodutiva, atividade que faz parte da rotina do médico radiologista, julgue os próximos itens.
A adenomiose pode ser sugerida à ultra-sonografia na presença de alterações miometriais caracterizadas por cistos esparsos, espessamento miometrial assimétrico e mal definido, além de finas calcificações.
Diversos medicamentos podem ser associados à presença de quadro depressivo secundário, com EXCEÇÃO
A violência cometida por indivíduos com transtornos mentais tem-se tornado um crescente foco de interesse entre médicos, autoridades policiais e a população em geral. Jugue os itens que se seguem, com relação a esse assunto.
O indivíduo portador do transtorno de personalidade (TP) é marcado por grande sensibilidade em relação ao sentimento alheio. Quando magoado, devido a grande sensibilidade, não consegue perceber as diferenças entre o certo e o errado, podendo ser levado a cometer atos criminosos.
Um médico pediatra recebeu, em um ambulatório de um centro de saúde de uma cidade-satélite de Brasília, uma criança na idade pré-escolar, acompanhada de sua mãe, que relatou o seguinte quadro: o filho apresentava, há três meses, aversão aos alimentos habituais, vômitos pós-alimentares, dores abdominais periumbilicais e episódios diarréicos com fezes líquidas, com restos alimentares, sem muco, pus ou sangue, e com perda de 3 kg nesse período. Ao exame físico, observou-se: relação altura/idade acima do percentil 50; relação peso/altura no percentil 5; palidez cutâneo-mucosa 2+/4, sem alterações significativas maiores. O médico pediatra diagnosticou parasitose intestinal e desnutrição.
Com base no quadro clínico acima, julgue os seguintes itens.
O diagnóstico mais provável é desnutrição aguda, pelos critérios de Waterlow, modificados por Bezerra e Giugliano, por apresentar os indicadores nutricionais altura/idade acima do percentil 10 e peso/altura entre os percentis superior ou igual a 3 e inferior a 10.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...