Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Gastroenterologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O cereal liberado para dieta do paciente com doença celíaca é:
trigo
aveia
cevada
milho
centeio
Dos microorganismos listados abaixo, o que apresenta maior resistência aos germicidas químicos é:
vírus da hepatite B
Pseudomonas aeruginosa
Helicobacter pylori
HIV
Clostridium sporogenes
Um senhor de 55 anos de idade buscou atendimento em ambulatório de clínica médica, queixando-se de edema de membros inferiores ascendente, dor no hipocôndrio direito e empachamento pós-prandial, além de tosse crônica e produtiva com escarro mucoso. Relatou ser tabagista inveterado e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica em uso irregular de broncodilatador beta-2 agonista de curta duração. O exame clínico mostrou paciente cianótico +2/+4, dispnéico, afebril, com pressão arterial de 132 mmHg × 80 mmHg e freqüência cardíaca de 98 bpm. Presença de pulsação sistólica paraesternal esquerda baixa e de submacicez relativa à percussão da região paraesternal esquerda alta, no 2./ espaço intercostal esquerdo, ritmo cardíaco regular em 3 tempos (3.ª bulha de ventrículo direito), hiperfonese de 2.ª bulha, com desdobramento amplo e variável em foco pulmonar, sopro sistólico de grau 3 (em 6) em foco tricúspide, intensificado com manobra de Rivero-Carvallo, turgência jugular moderada a 45./ e pulso venoso com onda V aumentada. A ausculta pulmonar revelou murmúrio vesicular rude e diminuído globalmente, roncos e sibilos esparsos. O fígado foi palpado a 7 cm da borda costal esquerda e a 5 cm do apêndice xifóide, liso, doloroso, com borda romba, hepatimetria de 16 cm e presença de pulsação hepática sistólica. Edema mole, frio e indolor até a raiz de ambas coxas. O eletrocardiograma revelou desvio do eixo elétrico médio do QRS (SÂQRS) para a direita, com sinais de sobrecarga do átrio e ventrículo direitos. Seu hematócrito era de 65%.
Com base nas informações do caso clínico hipotético acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
A pulsação hepática sistólica decorre de volumoso aneurisma da artéria hepática.
Paciente com queimaduras extensas de 2º e 3º graus é atendido sendo instituída a reposição volêmica. Qual o melhor parâmetro para avaliação da eficiência do tratamento?
débito urinário;
pressão arterial;
estado mental do paciente;
pressão venosa central.
Acerca da doença infecciosa referida no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento antimicrobiano de escolha é a penicilina G cristalina. Para os pacientes que apresentarem alergia à penicilina, recomenda-se o uso da anfotericina B.
Estudos populacionais sobre a eficácia do tratamento da hipertensão arterial sistêmica mostraram que a diminuição da hipertensão sistólica diminui a mortalidade por
Dados:
DAC = doença arterial coronária
AVC = acidente vascular cerebral
Um lactente de 5 meses de idade, que nasceu com peso de 3.500 g, apresenta história de cansaço às mamadas desde o primeiro mês de vida, infecções respiratórias de repetição e sudorese acentuada. A criança pesa 3.800 g, é acianótica (saturação periférica de 95%), apresenta freqüência respiratória de 85 irpm e cardíaca de 170 bpm. Ausculta cardíaca mostra segunda bulha hiperfonética e desdobrada em foco pulmonar, além de sopro sistólico em regurgitação +/6+ na borda esternal esquerda baixa. A pressão arterial no braço direito é de 80 mmHg × 45 mmHg e os pulsos arteriais braquiais e femorais apresentam amplitude normal. O eletrocardiograma mostrou eixo do QRS a !60o, além de sobrecarga biventricular.
Diante desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
A criança em questão necessitará de correção cirúrgica da cardiopatia, que poderá ser feita após ela alcançar o peso de 8 kg.Considerando que uma gestante multípara, a termo, em trabalho de parto, dê entrada em um hospital, julgue os itens a seguir.
Sangramento transvaginal vermelho vivo e indolor é compatível com o diagnóstico de placenta prévia, enquanto útero hipertônico e perda de sangue coagulado é compatível com o quadro de descolamento precoce de placenta normoinserida.
Uma paciente com 28 anos de idade apresentou lesão tireoidiana, cujo exame anatomopatológico mostrou nódulo não-encapsulado, com formação de estruturas foliculares, e núcleos vesiculosos com fendas ou vacúolos intranucleares. O exame histopatológico de um linfonodo cervical retirado durante a tireoidectomia mostrou metástase pela lesão descrita.
A respeito desse quadro clínico e de assuntos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
No quadro clínico em questão, o diagnóstico mais provável é de carcinoma folicular de tireóide.
A Medicina Tradicional Chinesa, por estar baseada no discurso da filosofia clássica chinesa, aborda os fenômenos de maneira sistêmica e funcional, e não, de maneira primariamente topográfica e segmentar; por isso, antes de qualquer consideração, a cosmovisão chinesa antiga conduziu a uma perspectiva do organismo humano fundamentada em compreensão que priorizava suas instâncias funcionais (não necessariamente conectadas com topografias), em detrimento de uma abordagem ancorada em anatomia e órgãos. Xin, Fei, Pi, Gan e Shèn devem ser entendidos como conceitos de unidades de organização funcional e não, propriamente como os órgãos coração, pulmão, baço, fígado e rim, pois o discurso fundamentado na anatomia não fazia parte da racionalidade original da Medicina Tradicional Chinesa. À luz dessa compreensão sistêmica e funcional do organismo humano, julgue os itens a seguir.
Shèn tem uma estreita relação com a condição das unhas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...