Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O medicamento indicado para um paciente jovem com hipertensão arterial progressiva, marcada por acessos paroxísticos violentos, ligados muitas vezes a excessos alimentares, a uma hiperatividade ou a alterações de humor; com queixas de cefaléias piores de manhã ao acordar, palpitações violentas, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, muitas vezes ligados ao tabagismo, à sedentariedade e ao estresse profissional, é:
Aurum metallicum
Barya carbonica
Lycopodium clavatum
Nux vomica
Sulfur
Juliana, com 15 anos de idade, procurou o consultório médico, queixando-se, inicialmente, de que estava apresentando freqüentemente acne facial. Entretanto, durante a anamnese, manifestou ao hebiatra outra preocupação: estava confusa em relação a sua orientação sexual, pois, às vezes, sentia-se atraída por outras meninas. Juliana afirmou que tem dificuldade de expor sua preocupação à família e que resolveu procurar o hebiatra porque estava se sentido angustiada e percebia que seu rendimento na escola estava sendo afetado. Ao exame clínico, a paciente apresentava-se normotensa, bom estado geral, estadiamento de Tanner M4 P 4; acne de grau leve, com lesões localizadas somente na face.
Considerando o caso clínico hipotético apresentado acima, julgue os próximos itens.
Na adolescência, período de grandes transformações físicas e psicológicas, o indivíduo tende a se isolar e a questionar a autoridade dos pais, que devem apoiar, orientar e colocar limites durante essas mudanças. Entretanto, quando o comportamento do adolescente começa a atrapalhar seu desempenho nas atividades diárias, tais mudanças tornam-se preocupantes.
Analise as afirmativas abaixo, identifique as que são verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta: Em relação a alterações de mama podemos afirmar:
I- Microcalcificações pleomórficas em mamografia de mulher com 50 anos é indicação de mastectomia radical;
II- A neoplasia maligna de mama é responsável pelo maior número de óbitos em mulheres no Brasil;
III- O principal fator de risco para o câncer de mama é a história familiar;
IV- No roteiro de estadiamento de câncer de mama estão incluídos o ultra-som abdominal, a cintilografia óssea e a tomografia computadorizada de crânio;
Todas são verdadeiras.
I: verdadeira: II: falsa, III: verdadeira e IV: verdadeira.
I: falsa: II: verdadeira, III: falsa e IV: verdadeira.
I: verdadeira: II: falsa, III: verdadeira e IV: falsa.
I: falsa: II: verdadeira, III: verdadeira e IV: falsa.
Medicina - Gastroenterologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A prova da D-xilose é utilizada como auxiliar no nóstico das síndromes de diag mal-absorção intestinal. Um resultado em adultos de 3g de xilosúria após 5 horas da ingestão da D-xilose sugere:
pancreatopatia
gastropatia
intolerância primária a hidratos de carbono
doença do íleo terminal
doença da mucosa de delgado proximal
Um senhor de 55 anos de idade buscou atendimento em ambulatório de clínica médica, queixando-se de edema de membros inferiores ascendente, dor no hipocôndrio direito e empachamento pós-prandial, além de tosse crônica e produtiva com escarro mucoso. Relatou ser tabagista inveterado e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica em uso irregular de broncodilatador beta-2 agonista de curta duração. O exame clínico mostrou paciente cianótico +2/+4, dispnéico, afebril, com pressão arterial de 132 mmHg × 80 mmHg e freqüência cardíaca de 98 bpm. Presença de pulsação sistólica paraesternal esquerda baixa e de submacicez relativa à percussão da região paraesternal esquerda alta, no 2./ espaço intercostal esquerdo, ritmo cardíaco regular em 3 tempos (3.ª bulha de ventrículo direito), hiperfonese de 2.ª bulha, com desdobramento amplo e variável em foco pulmonar, sopro sistólico de grau 3 (em 6) em foco tricúspide, intensificado com manobra de Rivero-Carvallo, turgência jugular moderada a 45./ e pulso venoso com onda V aumentada. A ausculta pulmonar revelou murmúrio vesicular rude e diminuído globalmente, roncos e sibilos esparsos. O fígado foi palpado a 7 cm da borda costal esquerda e a 5 cm do apêndice xifóide, liso, doloroso, com borda romba, hepatimetria de 16 cm e presença de pulsação hepática sistólica. Edema mole, frio e indolor até a raiz de ambas coxas. O eletrocardiograma revelou desvio do eixo elétrico médio do QRS (SÂQRS) para a direita, com sinais de sobrecarga do átrio e ventrículo direitos. Seu hematócrito era de 65%.
Com base nas informações do caso clínico hipotético acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
Há manifestações clínicas indicativas de insuficiência ventricular direita decorrente de cor pulmonale.
São anemias hipocrômicas e microcíticas:
anemia ferropriva, talassemia e intoxicação por chumbo;
anemia ferropriva, anemia falciforme e anemia aplástica;
esferocitose, talassemia e anemia falciforme;
anemia aplástica, anemia ferropriva e esferocitose.
Acerca da doença infecciosa referida no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
São complicações associadas a essa moléstia: hemorragias digestiva e pulmonar maciças, pneumonia intersticial, insuficiência renal aguda, miocardite e falência de múltiplos órgãos.
Em pacientes portadores de alcoolismo grave atendidos em pronto socorro, a administração de glicose endovenosa
Um lactente de 5 meses de idade, que nasceu com peso de 3.500 g, apresenta história de cansaço às mamadas desde o primeiro mês de vida, infecções respiratórias de repetição e sudorese acentuada. A criança pesa 3.800 g, é acianótica (saturação periférica de 95%), apresenta freqüência respiratória de 85 irpm e cardíaca de 170 bpm. Ausculta cardíaca mostra segunda bulha hiperfonética e desdobrada em foco pulmonar, além de sopro sistólico em regurgitação +/6+ na borda esternal esquerda baixa. A pressão arterial no braço direito é de 80 mmHg × 45 mmHg e os pulsos arteriais braquiais e femorais apresentam amplitude normal. O eletrocardiograma mostrou eixo do QRS a !60o, além de sobrecarga biventricular.
Diante desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
Essa criança necessita de suporte nutricional com uso de dieta hipercalórica, podendo ser necessário uso de sonda gástrica ou enteral.
Considerando que uma gestante multípara, a termo, em trabalho de parto, dê entrada em um hospital, julgue os itens a seguir.
São alterações fisiológicas da gestação o aumento do débito cardíaco, do volume plasmático e do número de hemácias, simultaneamente à redução da capacidade residual funcional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...