Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 59 anos de idade, fumante, após ter emagrecido 10 kg em seis meses, apresentou dores fortes na coluna lombar. Realizada uma ressonância magnética, identificaram-se lesões osteolíticas nos corpos vertebrais de sua coluna lombar, e os raios X do tórax revelaram uma imagem de condensação solitária, bem delimitada e periférica, com 3 cm de diâmetro. O exame histopatológico da biopsia pulmonar mostrou crescimento de padrão acinar com células culunares altas, com mucina no citoplasma.
Com referência a esse quadro clínico, e ao tema por ele suscitado, julgue os próximos itens.
Os adenocarcinomas crescem mais lentamente, entretanto, produzem metástase mais precocemente do que o carcinoma de células escamosas.
A Medicina Tradicional Chinesa, por estar baseada no discurso da filosofia clássica chinesa, aborda os fenômenos de maneira sistêmica e funcional, e não, de maneira primariamente topográfica e segmentar; por isso, antes de qualquer consideração, a cosmovisão chinesa antiga conduziu a uma perspectiva do organismo humano fundamentada em compreensão que priorizava suas instâncias funcionais (não necessariamente conectadas com topografias), em detrimento de uma abordagem ancorada em anatomia e órgãos. Xin, Fei, Pi, Gan e Shèn devem ser entendidos como conceitos de unidades de organização funcional e não, propriamente como os órgãos coração, pulmão, baço, fígado e rim, pois o discurso fundamentado na anatomia não fazia parte da racionalidade original da Medicina Tradicional Chinesa. À luz dessa compreensão sistêmica e funcional do organismo humano, julgue os itens a seguir.
San Jiao (Triplo Aquecedor) representa a divisão do tronco em três câmaras; constitui ou fornece a chamada Vias da Água; permite a distribuição do Yang de Shèn a todos os Zang Fu.
A tomografia computadorizada com técnica de alta resolução apresenta altas sensibilidade e especificidade na avaliação das doenças intersticiais do tórax. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
A pneumonia intersticial usual, tipo mais comum de pneumonia intersticial idiopática, pode apresentar espessamento intersticial intralobular, bronquiectasias e bronquioloectasias de tração, além de áreas de faveolamento.
A Síndrome de Da Costa se caracteriza por:
quadro depressivo que se inicia mais tardiamente (após os 60 anos) associado a presença de hiperintensidade de substância branca na ressonância magnética e refratariedade a terapêutica antidepressiva.
perda de memória de fixação, associada a tremores e ataxia. Presença de alucinações visuais e abalos mioclônicos. Na ressonância magnética apresenta doença de pequenos vasos e hiperintensidade de substancia branca.
presença de alucinações visuais associada a rebaixamento do nível de consciência e desorientação temporo espacial. Freqüentemente se associa a distúrbio metabólico ou quadro infeccioso grave.
palpitações, sudorese, tremor ou rubor; associado à preocupação e angústia quanto à possibilidade de ter um transtorno grave físico; sem evidencia de perturbação significativa de estrutura ou função de órgão ou sistema.
rápida velocidade de fala com quebra da fluência, mas sem repetições ou hesitações, provocando uma redução na inteligibilidade da fala, que se mostra errática e disrítmica, com rápidos e abruptos arrancos que usualmente envolvem padrões de frases defeituosas.
Na neurobiologia do Transtorno do Pânico, a sua estimulação pela amígdala resulta em um aumento da liberação de norepinefrina com conseqüente aumento na pressão arterial, freqüência cardíaca e resposta comportamental ao medo. Esta estrutura é:
Uma senhora de 60 anos de idade deu entrada no setor de emergência de um hospital geral com queixa de dor abdominal localizada no quadrante inferior esquerdo. No exame físico, constataram-se defesa e plastão. Ela tem o resultado de uma colonoscopia realizada há 6 meses que revela múltiplos divertículos no cólon sigmóide. Foi solicitada uma tomografia computadorizada do abdome, cujo resultado era sugestivo de diverticulite sem sinais de coleção líquida ou abscesso.
Julgue os itens que se seguem, referentes a esse caso clínico.
A paciente em questão, como na maioria dos casos de diverticulite, tem pouca probabilidade de evoluir com obstrução intestinal aguda.
Um recém-nascido (RN) de termo, adequado para a idade gestacional, com peso de nascimento de 3.180 g, desenvolve icterícia precoce, com bilirrubina indireta de 6,9 g/dl e direta de 0,7 g/dl, com quinze horas de vida. Apesar da fototerapia intensiva, evoluiu para níveis indicativos de exsangüíneo-transfusão (EXT) com 30 horas de vida, a qual foi realizada sem intercorrências. Os exames prévios à EXT revelaram tipagem sangüínea materna A Rh negativo e do RN O Rh positivo, com Coombs indireto e direto negativos, LDH de 980 U/L (normal de 170 a 580 U/L), G6PD de 55 mU/109 eritrócitos (normal de 118 a 144 mU/109 eritrócitos) e reticulócitos de 16%.
A causa para esta hiperbilirrubinemia deve ser:
defeito da estrutura lipídica da membrana eritrocitária.
incompatibilidade sangüínea materno-fetal pelo grupo ABO
incompatibilidade sangüínea materno-fetal pelo grupo Rh.
deficiência enzimática eritrocitária.
deficiência parcial da enzima hepática de conjugação da bilirrubina.
O sangue de um paciente que, devido a sangramentos freqüentes, tornou-se anêmico foi enviado ao laboratório para a realização de diversas análises. Considerando que, nessa situação, haveria a necessidade de preparo de material, no banco de sangue, para eventual transfusão, julgue os seguintes itens
O preparo de concentrado de hemácias é feito a partir da centrifugação do sangue total e da remoção do plasma.
Qual dos anti-hipertensivos está terminantemente proibido durante a gestação e liberado na amamentação?
nifedipina
hidralazina
pindolol
captopril
verapamil
A síndrome de Guillain-Barré, uma polineuropatia infecciosa que envolve predominantemente os nervos motores, mas que pode afetar também os nervos sensoriais e autônomos, afeta pessoas de todas as idades, e a maioria dos doentes desenvolve neuropatia desmielinizante. Com relação às características dessa doença, julgue os itens subseqüentes.
A paralisia motora desenvolve-se cerca de 10 dias após infecção viral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...