Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um senhor de 55 anos de idade buscou atendimento em ambulatório de clínica médica, queixando-se de edema de membros inferiores ascendente, dor no hipocôndrio direito e empachamento pós-prandial, além de tosse crônica e produtiva com escarro mucoso. Relatou ser tabagista inveterado e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica em uso irregular de broncodilatador beta-2 agonista de curta duração. O exame clínico mostrou paciente cianótico +2/+4, dispnéico, afebril, com pressão arterial de 132 mmHg × 80 mmHg e freqüência cardíaca de 98 bpm. Presença de pulsação sistólica paraesternal esquerda baixa e de submacicez relativa à percussão da região paraesternal esquerda alta, no 2./ espaço intercostal esquerdo, ritmo cardíaco regular em 3 tempos (3.ª bulha de ventrículo direito), hiperfonese de 2.ª bulha, com desdobramento amplo e variável em foco pulmonar, sopro sistólico de grau 3 (em 6) em foco tricúspide, intensificado com manobra de Rivero-Carvallo, turgência jugular moderada a 45./ e pulso venoso com onda V aumentada. A ausculta pulmonar revelou murmúrio vesicular rude e diminuído globalmente, roncos e sibilos esparsos. O fígado foi palpado a 7 cm da borda costal esquerda e a 5 cm do apêndice xifóide, liso, doloroso, com borda romba, hepatimetria de 16 cm e presença de pulsação hepática sistólica. Edema mole, frio e indolor até a raiz de ambas coxas. O eletrocardiograma revelou desvio do eixo elétrico médio do QRS (SÂQRS) para a direita, com sinais de sobrecarga do átrio e ventrículo direitos. Seu hematócrito era de 65%.
Com base nas informações do caso clínico hipotético acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
Na espirometria desse paciente, o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e a relação do VEF1 com a capacidade vital forçada (VEF1/CVF) devem estar reduzidos com relação aos valores típicos de uma pessoa sadia.
Acerca dos abscessos de pulmão por aspiração, julgue os próximos itens.
Localizam-se preferencialmente nas regiões para onde se dirigem as aspirações: segmentos posteriores de lobos superiores e segmentos superiores de lobos inferiores.
A dor provocada pela bursite anserina localiza-se
Um lactente de 5 meses de idade, que nasceu com peso de 3.500 g, apresenta história de cansaço às mamadas desde o primeiro mês de vida, infecções respiratórias de repetição e sudorese acentuada. A criança pesa 3.800 g, é acianótica (saturação periférica de 95%), apresenta freqüência respiratória de 85 irpm e cardíaca de 170 bpm. Ausculta cardíaca mostra segunda bulha hiperfonética e desdobrada em foco pulmonar, além de sopro sistólico em regurgitação +/6+ na borda esternal esquerda baixa. A pressão arterial no braço direito é de 80 mmHg × 45 mmHg e os pulsos arteriais braquiais e femorais apresentam amplitude normal. O eletrocardiograma mostrou eixo do QRS a !60o, além de sobrecarga biventricular.
Diante desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
Há sinais evidentes de hipertensão pulmonar acentuada, o que torna necessário realizar cateterismo cardíaco para confirmação diagnóstica.
Um paciente de 78 anos de idade, com história de adenocarcinoma gástrico do tipo estrutural de Lauren, já tendo passado, há 3 anos, por uma gastrectomia, foi submetido a exame ultra-sonográfico, em que foram observadas imagens esplênicas múltiplas, em forma de cunha, com a base voltada para a superfície do órgão.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.
Nessa situação, o tratamento do paciente deve ser a retirada do baço.
A Medicina Tradicional Chinesa, por estar baseada no discurso da filosofia clássica chinesa, aborda os fenômenos de maneira sistêmica e funcional, e não, de maneira primariamente topográfica e segmentar; por isso, antes de qualquer consideração, a cosmovisão chinesa antiga conduziu a uma perspectiva do organismo humano fundamentada em compreensão que priorizava suas instâncias funcionais (não necessariamente conectadas com topografias), em detrimento de uma abordagem ancorada em anatomia e órgãos. Xin, Fei, Pi, Gan e Shèn devem ser entendidos como conceitos de unidades de organização funcional e não, propriamente como os órgãos coração, pulmão, baço, fígado e rim, pois o discurso fundamentado na anatomia não fazia parte da racionalidade original da Medicina Tradicional Chinesa. À luz dessa compreensão sistêmica e funcional do organismo humano, julgue os itens a seguir.
Pi governa os músculos e os quatro membros, abre-se na boca e afeta-se por excesso de pensamentos.
Qual a taxa percentual aproximada de cura para todos os estágios de seminoma?
40%
50%
60%
70%
90%
Na avaliação do abdome por meio dos métodos de imagem, a utilização de contrastes radiológicos é bastante freqüente, no intuito de facilitar a diferenciação entre lesões benignas e malignas pelo padrão de realce, ou mesmo de avaliar estruturas cujas análises são limitadas no estudo sem contraste. Em relação aos meios de contraste e às lesões intra-abdominais, julgue os itens subseqüentes.
O contraste iodado intravenoso, muito útil na avaliação das lesões hepáticas benignas, permite diferenciar, pelo padrão de realce, adenomas, que apresentam realce centrípeto e progressivo, de hemangiomas, que exibem depuração precoce do meio de contraste.
Avalie as afirmativas abaixo em relação à psicofarmacologia dos antipsicóticos atípicos:
I. A olanzapina liga-se fracamente às proteínas plasmáticas.
II. A quetiapina possui uma relação de bloqueio serotoninérgico/dopaminérgico de 4:1.
III. O aripripazol possui pouco efeito colateral α- adrenérgico e muscarínico.
IV. A principal via de ação dos antipsicóticos atípicos é a mesolímbica e mesocortical.
Está correto o que se afirma em
II, somente.
I e III, somente.
III e IV, somente.
I, II e IV, somente.
I, II, III e IV.
Amanda é uma jovem estudante de 17 anos que há cerca de 8 meses começou a achar que seu corpo não estava muito bom e que precisava perder alguns quilos. Nesta época, pesava cerca de 54Kg e como a sua altura era de 1,64m tinha, então, um IMC de 20 Kg/m2. Iniciou um regime que encontrou em uma revista feminina. Reduziu o número de refeições e passou a utilizar alimentos com baixo teor calórico como peixes, frango, legumes e frutas. Passou, também, a freqüentar academias de ginástica. A paciente começou a perder peso rapidamente até chegar aos 47Kg (IMC = 17,4 Kg/m2), que era o seu peso desejado no início. No entanto, mesmo atingindo o seu objetivo quanto ao peso, continuou aumentando a restrição dietética como também a carga diária de exercícios. Apesar dos familiares dizerem que ela estava se alimentando mal e emagrecendo muito, continuava se achando gorda como �uma baleia�. O diagnóstico para este quadro seria:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...