Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O avanço da neurorradiologia determinou mudanças profundas de conduta clínica, com impacto bastante favorável no prognóstico do paciente. Acerca dos métodos de imagem utilizados na neurorradiologia e das doenças por eles avaliadas, julgue os itens que se seguem.
A seqüência ponderada em difusão é bastante sensível para a detecção de infarto após aproximadamente 6 horas do insulto isquêmico, e a restrição da difusão persiste por até aproximadamente 72 h.
Quanto ao uso de antidepressivos em pacientes HIV+ em uso de terapia antirretroviral é correto afirmar:
lopinavir/ritonavir (Kaletra) aumenta os níveis plasmáticos da nortriptilina.
nefazodone diminui os níveis plasmáticos de efavirenz.
ritonavir diminui os níveis plasmáticos da trazodona.
bupropiona aumenta os níveis plasmáticos do efavirez.
nevirapina aumenta os níveis plasmáticos da fluoxetina.
Um cadáver foi levado ao IML para necropsia. Possuía lesão de pele estourada de dentro para fora localizada na nuca. Na ferida, havia lacerações radiadas cujas bordas careciam de escoriações. A parte central da ferida apresentava cor cinza escura e chamuscamento.
Julgue os seguintes itens, relativos ao caso descrito acima.
Se o referido cadáver possuir ferida correspondente à saída de projétil de arma de fogo, espera-se que esta seja de forma estrelada, possua orla equimótica e bordas de pele evertidas.
As amostras de sangue e urina de um paciente com suspeita de patologia renal foram enviadas ao laboratório para análises. Considerando os diversos testes a serem realizados no contexto dessa situação, julgue os itens que se seguem.
A coleta de urina de pacientes do sexo feminino, principalmente devido à secreção vaginal, é mais propensa à contaminação que a de pacientes do sexo masculino.
Uma paciente de 30 anos de idade relata aparecimento de zumbido súbito no ouvido direito há uma semana. Audiometria tonal simples mostra perda neurossensorial de moderada a severa, flat no ouvido direito, com ouvido esquerdo normal. Não há relato de tontura ou náusea. No ano passado, foi retirado um tumor no pulso esquerdo, que foi classificado como schwanoma. No exame clínico, foram identificadas três manchas café-comleite no corpo.
Em relação ao quadro clínico descrito, julgue os itens abaixo.
A ressonância magnética de crânio permite confirmar o diagnóstico nesse caso.
Com relação à luxação anterior traumática do ombro, sabe-se que:
Em pacientes acima dos 40 anos de idade, há maior risco de lesão associada do manguito rotador.
Fratura do tubérculo menor está freqüentemente associada, principalmente, quando decorrente de choque elétrico.
As lesões vasculares são mais freqüentes nos jovens, devido aos traumas de alta energia.
A redução deve ser realizada com a manobra de Kocher, devido à inexistência de complicações com esta técnica.
Fraturas da borda anterior da cavidade glenóide são freqüentes e, em geral, não requerem tratamento cirúrgico.
Um garoto de 13 anos de idade procurou uma clínica oftalmológica após ter sido atingido por uma bola de tênis que lhe feriu o olho direito. No exame clínico, foram observados enoftalmo, diplopia e equimose do lado do trauma.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.Nesse caso, a tomografia computadorizada não acrescentaria informações complementares aos dados obtidos por exame de raios X de seios da face.
Considerando o caso clínico descrito e a figura acima, julgue os itens que se seguem.
A presença de poliespícula-onda em projeção generalizada, com acentuação anterior e freqüência de 4 ciclos/s (4 Hz), associada ao quadro clínico, indica epilepsia mioclônica juvenil como causa da morbidade.
Uma menina de 13 anos e seis meses de idade, que procurou serviço de saúde para solicitar um contraceptivo oral, foi encaminhada ao pediatra especialista em adolescentes, o qual constatou, ao exame clínico, que a adolescente estava levemente desnutrida, com peso abaixo do percentil 10, para o indicador peso/idade, e no percentil 25, para estatura/idade. O estado geral da paciente, no momento da consulta, era bom; ela encontrava-se eupnéica, hidratada, normotensa, sem nenhuma outra alteração clínica. A paciente relatou que era portadora de alergia, sofria muitas crises de bronquite e estava fazendo uso de corticóide oral e betabloqueador inalatório. Relatou ainda que, há aproximadamente seis meses, iniciou sua vida sexual. Seu namorado, que tem 21 anos de idade, usa o preservativo (condom) em todas as relações sexuais, mas, em relação sexual recente, o preservativo rompeu-se, o que motivou o uso de contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte) pela adolescente. A paciente solicitou orientação para o uso de um método seguro de contracepção e, também, que o sigilo médico fosse mantido, pois sua família ignorava os fatos que a levaram a buscar orientação médica.
A partir do caso hipotético apresentado acima, julgue os próximos itens.
As políticas de saúde para o adolescente devem: ser orientadas considerando-se os fatores determinantes de saúde e de doença; incorporar as novas tecnologias; focar sua atenção ao custo-efetividade; atuar de forma intersetorial, com a participação da comunidade na construção de uma atitude responsável do adolescente para com sua saúde.
A identificação de fatores prognósticos clínicos e moleculares relevantes permitiu significativo avanço nas estratégias de tratamento das gamapatias monoclonais. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
O transplante autólogo de medula óssea deve ser reservado para o tratamento de pacientes com mieloma recidivado ou refratário a quimioterapia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...