Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A principal causa de litíase urinária em crianças e adolescentes é:

  • A.

    Cistinúria

  • B.

    Hipercalciúria idiopática.

  • C.

    Hiperuricemia

  • D.

    Acidose tubular renal.

  • E.

    Hiperoxalúria

São complicações crônicas do Lúpus Eritematoso Sistêmico, EXCETO:

  • A. Artrite.
  • B. Embolias
  • C. Osteonecrose
  • D. Nefropatia

São tratamentos possíveis, adequados e comprovadamente eficazes em monoterapia para um paciente de 12 anos com transtorno obsessivo compulsivo moderado:

  • A.

    fluoxetina 60 mg/d ou terapia comportamental.

  • B.

    ludoterapia ou clomipramina 200 mg/dia.

  • C.

    paroxetina 60 mg/d ou ludoterapia.

  • D.

    terapia comportamental ou nortriptilina 75 mg/dia.

  • E.

    imipramina 75 mg/dia ou ludoterapia.

Sobre a intoxicação por Lítio, podemos afirmar, EXCETO:

  • A. As manifestações mais precoces são ataxia, diarréia, letargia ou excitação.
  • B. Intoxicação freqüentemente letal em níveis sangüíneos acima de 3,0 mEq:L e tóxico acima de 1,5 mEq:L.
  • C. Os sintomas mais tardios de intoxicação incluem comprometimento da consciência, fasciculações musculares, convulsões e coma.
  • D. Há fatores associados com a toxicidade causada pelo Lítio, tais como dimi-nuição de excreção, sensibilidade individual, ingesta excessiva e desidrata-ção.

Caracteriza-se por sintomatologia somática como decorrente de um órgão ou sistema (geralmente associado ao sistema autonômico) cardiovascular. Freqüentemente o paciente queixa-se de palpitações, sudorese, tremor ou rubor; associado à preocupação e angústia quanto à possibilidade de ter um transtorno grave físico; sem evidência de perturbação significativa de estrutura ou função de órgão ou sistema, a síndrome

  • A. Cotard.
  • B. Da Costa.
  • C. Pickwick.
  • D. Ganser.
  • E. Briquet.

A relação entre o número de óbitos por neoplasia pulmonar maligna em um dado período e o número total de cometidos no mesmo período em um Município é

  • A. a mortalidade proporcional.
  • B. o coeficiente de mortalidade.
  • C. a mortalidade total.
  • D. o coeficiente de letalidade.
  • E. a taxa de ataque de óbitos.

Com relação à disfonia espasmódica é correto afirmar.

  • A.

    É mais comum em homens do que em mulheres.

  • B.

    Costuma apresentar-se na puberdade.

  • C.

    Os espasmos são percebidos apenas na região glótica.

  • D. O tratamento com toxina botulínica é ineficaz.
  • E. O tratamento psicoterápico é pouco eficaz.

Considere que a paciente referida no texto apresentou-se ao serviço de pronto atendimento, queixando-se de dor constante no hipocôndrio direito e apresentando o sinal de Murphy. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.

Caso haja suspeita de colecistite enfisematosa, o tratamento cirúrgico não é indicado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as seguintes espécies bacterianas, qual é um importante agente causal de infecção do trato urinário (>10%) de aquisição hospitalar, mas NÃO é fre-qüente nas infecções do trato urinário (<10%) de aquisição comunitária?

  • A. Klebsiella.
  • B. Enterococcus.
  • C. Pseudomonas.
  • D. Enterobacter.

Um paciente transplantado de medula óssea desenvolveu candidemia. Assinale a alternativa correta sobre o uso da anfotericina B:

  • A.

    A infusão de solução salina antes da anfotericina B reduz o risco de nefrotoxicidade.

  • B.

    São distúrbios hidroeletrolíticos frequentemente associados ao uso de anfotericina B: hipocalemia e hipermagnesemia.

  • C.

    A associação de doses baixas de hidrocortisona não tem utilidade prática, pois não previne reações como febre e calafrios.

  • D.

    É a droga de escolha para o tratamento de infecções fúngicas do sistema nervoso central devido à sua boa penetração na barreira hemato-encefálica.

  • E.

    A nefrotoxicidade induzida pela anfotericina B é idiossincrática e não depende da dose.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...