Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tanatologia forense é a área da medicina legal que tem como objetivo analisar os aspectos médicos relacionados à morte e sua aplicação no direito cível e criminal. Para afirmar a realidade da morte, o médico analisa os fenômenos cadavéricos, imediatos, consecutivos e os transformadores, estes divididos em destrutivos ou conservativos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. Autópsia, necropsia ou tanatopsia são palavras sinônimas, que significam o exame externo e interno do corpo de um cadáver, com a finalidade de determinar a causa mortis, tanto do ponto de vista médico como jurídico e, em alguns casos, identificar o corpo. Cronotanatognose é o diagnóstico da realidade da morte. Tanatognose é a determinação do tempo decorrido de morte.
Quanto ao tratamento ou seguimento dos tumores superficiais de bexiga, é correto afirmar.
Biópsias ao acaso devem ser recomendadas durante a RTU (ressecção transuretral) do tumor.
Em caso de recorrência, a terapia intravesical deve ser sempre evitada.
Nos casos de baixo risco, cistoscopia de controle deve ser realizada anualmente
Citologia oncótica não tem valor prognóstico, portanto não é indicada no seguimento destes tumores.
A quimioterapia tópica com mitomicina C pode ser empregada imediatamente após a RTU.
Medicina - Medicina Legal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação ao abortamento legal e criminoso, assinale a alternativa correta:
A legislação brasileira pune o indivíduo que pratica o aborto com o consentimento da gestante, mas não a mulher grávida que o provoca ou autoriza a sua realização.
A Legislação brasileira proíbe o uso da chamada "pílula do dia seguinte" (estrogênio e progestina) no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual.
Para se realizar um aborto terapêutico é necessária uma autorização judicial.
O indivíduo que provoca o aborto com o consentimento de gestantes menores de 14 anos ou deficientes mentais é punido com as penas do aborto provocado sem o consentimento da gestante.
Desde que autorizado pela gestante ou seu representante legal, o aborto em casos de estupro pode ser realizado em qualquer período da gestação.
O risco de miopatia associado ao uso de estatinas pode ser aumentado em caso de
Uma mulher negra, com 36 semanas de gestação, realizou sua segunda consulta de pré-natal, informando estar apresentando edema de membros inferiores e episódios recentes e freqüentes de turvação visual, escotomas cintilantes, tonturas, cefaléia e dor epigástrica persistente iniciada há 2 dias. A pressão arterial na primeira consulta (com 16 semanas de gestação) era de 120 mmHg × 80 mmHg, G1P1A0. O exame físico revelou paciente obesa, consciente, orientada, eupnéica, acianótica, com freqüência cardíaca de 85 bpm e pressão arterial de 160 mmHg × 110 mmHg. Os pulmões estavam limpos e o ritmo cardíaco era regular em 2 tempos, com bulhas normofonéticas e sem sopros. O abdome apresentava-se gravídico e os batimentos cardiofetais (bcf) estavam presentes. Os exames laboratoriais mostraram proteinúria de 24 horas = 2,5 g/dia (valor de referência — VR: até 150 mg/dia), níveis séricos de TGO = 92 UI/L (VR: 10 UI/L a 40 UI/L), TGP = 88 UI/L (VR: 10 UI/L a 30 UI/L), DHL = 785 UI/L (VR: 200 UI/L a 375 UI/L), creatinina sérica = 2,2 mg/dL (VR: até 1,3 mg/dL), bilirrubina total = 1,6 mg/dL (VR: 0,3 mg/dL a 1,2 mg/dL). Além disso, o hemograma revelou anemia hemolítica microangiopática (com fragmentação de hemácias) e plaquetopenia (80.000 plaquetas por milímetro cúbico).
Considerando as informações fornecidas nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.Devido a sua elevada eficácia, a medicação anti-hipertensiva de primeira escolha nesse caso é o enalapril, por via oral, ou o enalaprilato, por via intravenosa.
Em relação às vertigens, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Paciente jovem (36 anos) e politraumatizado. Submetido à esplenectomia, porém hemodinamicamente estável. Apresenta também fratura de fêmur bilateral, sendo a do lado direito com cominução severa na região diafisária. O fêmur esquerdo apresenta fratura transversa do 1/3 médio, sem cominução.
O tratamento imediato deve consistir em
osteossíntese com haste intramedular bilateral.
haste intramedular no fêmur esquerdo e osteossíntese com placa no fêmur direito.
síntese com placa bilateral.
tração esquelética bilateral e fixação intramedular em 10 dias.
tração esquelética bilateral, fixação com haste intramedular no fêmur esquerdo e osteossíntese com placa no fêmur direito, após 10 dias
Sobre a enxaqueca, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Medicina - Gastroenterologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Paciente de 35 anos, portador de HIV, chega ao seu consultório com queixa de disfagia. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Esofagite por Herpes.
Esofagite por Candida.
Esofagite por CMV.
Esofagite de refluxo.
Tumor de esôfago.
Uma jovem com 20 anos de idade apresenta quadro de pneumonia comunitária. Tem antecedente de esplenectomia há 5 anos, após traumatismo abdominal em decorrência de acidente de carro.
Assinale a opção que contém um grupo de antibióticos não indicado para prescrição na situação clínica descrita.
aminoglicosídeo
betalactâmico de amplo espectro
macrolídeo
quinolona
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...