Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A identificação de sinais prognósticos adversos é de grande importância diante de um paciente portador de pancreatite aguda, notadamente nas primeiras 48 h de internação. Os critérios prognósticos da pancreatite aguda não incluem
idade maior que 55 anos.
PaO2 menor que 80 mm de Hg.
DHL maior que 350 UI/L.
TGO maior que 250 UI/dL.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Das doenças relacionadas, aquela que é de notificação compulsória é
a paralisia flácida aguda.
a varicela.
a meningite pneumocócica.
a caxumba.
o herpes zoster.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tanatologia forense é a área da medicina legal que tem como objetivo analisar os aspectos médicos relacionados à morte e sua aplicação no direito cível e criminal. Para afirmar a realidade da morte, o médico analisa os fenômenos cadavéricos, imediatos, consecutivos e os transformadores, estes divididos em destrutivos ou conservativos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. São fenômenos de morte consecutivos decorrente de desordens bioquímicas, resultantes da anóxia celular, a baixa do pH intra e extracelular e da autólise, rompimento das membranas citoplasmáticas, floculação do protoplasma e desintegração dos tecidos. A putrefação faz parte dos fenômenos consecutivos, conseqüente à ação de microrganismos e suas toxinas.
Paciente traumatizado com grangrena. Perfil da coagulação: TP (tempo de protrombina) de 27 segundos, TTPa (tempo de trombina parcial ativada) superior a 130 segundos, plaquetas 60.000/μl. Tempo de sangria acima de 10 minutos, retração do coágulo deficiente, fibrinogênio abaixo de 100 mg/dl. Hemácias fragmentadas. O diagnóstico é:
deficiência do fator XIII.
coagulação intravascular disseminada (CID).
hipofibrinogenemia congênita.
púrpura trombocitopênica.
trombastemia.
Assinale a alternativa correta.
Nos casos de ectopia renal, a glândula adrenal ipsilateral (do mesmo lado) é encontrada mais intimamente aderida ao pólo superior do rim ectópico.
O "rim em ferradura" é uma anomalia decorrente da fusão dos segmentos inferiores dos blastemas mesonéfricos.
O dano arterial parece ser a causa principal de disfunção erétil pós-radioterapia externa para câncer da próstata.
A lobulação fetal persistente no rim do adulto indica dano renal na infância, devido à infecção.
Medicina - Medicina Legal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação às energias de ordem mecânica, assinale a alternativa incorreta:
As escoriações curam sem deixar cicatrizes.
Os ferimentos produzidos por instrumentos cortantes são regulares, têm bordas nítidas e comprimento maior do que a profundidade.
Os halos de tatuagem e de queimadura são típicos dos tiros encostados.
Nos tiros à distância, os orifícios de entrada apresentam bordas invertidas, orla de escoriação e halo de enxugo.
As feridas contusas apresentam bordas escoriadas, anfractuosas e equimosadas
Em relação à anemia ferropriva,
Uma mulher negra, com 36 semanas de gestação, realizou sua segunda consulta de pré-natal, informando estar apresentando edema de membros inferiores e episódios recentes e freqüentes de turvação visual, escotomas cintilantes, tonturas, cefaléia e dor epigástrica persistente iniciada há 2 dias. A pressão arterial na primeira consulta (com 16 semanas de gestação) era de 120 mmHg × 80 mmHg, G1P1A0. O exame físico revelou paciente obesa, consciente, orientada, eupnéica, acianótica, com freqüência cardíaca de 85 bpm e pressão arterial de 160 mmHg × 110 mmHg. Os pulmões estavam limpos e o ritmo cardíaco era regular em 2 tempos, com bulhas normofonéticas e sem sopros. O abdome apresentava-se gravídico e os batimentos cardiofetais (bcf) estavam presentes. Os exames laboratoriais mostraram proteinúria de 24 horas = 2,5 g/dia (valor de referência — VR: até 150 mg/dia), níveis séricos de TGO = 92 UI/L (VR: 10 UI/L a 40 UI/L), TGP = 88 UI/L (VR: 10 UI/L a 30 UI/L), DHL = 785 UI/L (VR: 200 UI/L a 375 UI/L), creatinina sérica = 2,2 mg/dL (VR: até 1,3 mg/dL), bilirrubina total = 1,6 mg/dL (VR: 0,3 mg/dL a 1,2 mg/dL). Além disso, o hemograma revelou anemia hemolítica microangiopática (com fragmentação de hemácias) e plaquetopenia (80.000 plaquetas por milímetro cúbico).
Considerando as informações fornecidas nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.Os dados apresentados não permitem a realização de um prognóstico quanto à gravidade da situação.
Em relação à Papilomatose Laríngea, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Em relação às fraturas supracondileanas nas crianças, podemos afirmar que
a classificação de Gartland divide as fraturas em 4(quatro) tipos.
as fraturas em flexão são as mais freqüentes.
a fratura tipo I de Gartland é tratada cirurgicamente.
o cúbito valgo é uma complicação mais freqüente que o cúbito varo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...