Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a informação incorreta.
No Brasil, a mortalidade por causas violentas vem aumentando nas grandes metrópoles.
A prevalência de obesidade vem aumentando no Brasil.
Dentro das doenças cardiovasculares, a doença reumática cardíaca foi substituída pela doença isquêmica coronariana e doença cerebrovascular em importância após o advento dos antibióticos.
Os cânceres mais prevalentes no Brasil são os de pulmão para o homem e os de mama para as mulheres.
O Brasil, por ser um país em desenvolvimento, ainda apresenta como maior causa de mortalidade as doenças infecto-contagiosas e não apresenta diminuição significativa da mortalidade e desnutrição infantil.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tanatologia forense é a área da medicina legal que tem como objetivo analisar os aspectos médicos relacionados à morte e sua aplicação no direito cível e criminal. Para afirmar a realidade da morte, o médico analisa os fenômenos cadavéricos, imediatos, consecutivos e os transformadores, estes divididos em destrutivos ou conservativos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. São considerados fenômenos cadavéricos transformadores: rigidez cadavérica, por enrijecimento progressivo dos músculos; resfriamento do corpo, cuja rapidez depende de fatores como temperatura ambiental, tamanho da pessoa e presença e grau de obesidade do cadáver; evaporação tegumentar, com o apergaminhamento cutâneo e queda da tensão do globo ocular (sinal de Louis), além de mancha enegrecida da esclerótica (sinal de Sommer e Larcher); livores hipostáticos, resultado da parada da circulação e relaxamento da musculatura das artérias e arteríolas, com deposição do sangue, pela ação da gravidade, nos pontos de maior declive, produzindo manchas cutâneas e viscerais.
Em relação aos tumores de bexiga, assinale a alternativa correta.
Apresenta incidência mais elevada em adultos jovens abaixo de 50 anos, devido ao hábito do tabagismo.
Irritação crônica por cálculo vesical e cateter vesical permanente são fatores etiológicos associados ao carcinoma de células escamosas.
Devido à alta sensibilidade e aos baixos custos, a ultrassonografia abdominal é o exame-padrão no diagnóstico e acompanhamento.
Nos casos de tumores invasivos, a cintilografia óssea deve ser empregada de rotina
Para a terapia tópica intravesical, utiliza-se BCG, por ser menos tóxica que a mitomicina
Medicina - Medicina Legal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual a alternativa incorreta?
Manter conjunção carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento é penalmente irrelevante.
Ter relações sexuais com uma alienada ou débil mental com o conhecimento do agente é considerado estupro sob a forma de violência presumida.
Uma ruptura himenal recente sob radiação ultravioleta apresenta bordas irregulares, de coloração arroxeada intensa.
Chamamos de entalhes as reentrâncias simétricas da borda livre himenal, que avançam a pique, chegando quase à borda de inserção.
Segundo o esquema desenvolvido por Oscar Freire, a maior parte das rupturas himenais ocorre nos quadrantes superiores.
Em relação à dissecção de aorta, é correto afirmar:
Uma mulher negra, com 36 semanas de gestação, realizou sua segunda consulta de pré-natal, informando estar apresentando edema de membros inferiores e episódios recentes e freqüentes de turvação visual, escotomas cintilantes, tonturas, cefaléia e dor epigástrica persistente iniciada há 2 dias. A pressão arterial na primeira consulta (com 16 semanas de gestação) era de 120 mmHg × 80 mmHg, G1P1A0. O exame físico revelou paciente obesa, consciente, orientada, eupnéica, acianótica, com freqüência cardíaca de 85 bpm e pressão arterial de 160 mmHg × 110 mmHg. Os pulmões estavam limpos e o ritmo cardíaco era regular em 2 tempos, com bulhas normofonéticas e sem sopros. O abdome apresentava-se gravídico e os batimentos cardiofetais (bcf) estavam presentes. Os exames laboratoriais mostraram proteinúria de 24 horas = 2,5 g/dia (valor de referência — VR: até 150 mg/dia), níveis séricos de TGO = 92 UI/L (VR: 10 UI/L a 40 UI/L), TGP = 88 UI/L (VR: 10 UI/L a 30 UI/L), DHL = 785 UI/L (VR: 200 UI/L a 375 UI/L), creatinina sérica = 2,2 mg/dL (VR: até 1,3 mg/dL), bilirrubina total = 1,6 mg/dL (VR: 0,3 mg/dL a 1,2 mg/dL). Além disso, o hemograma revelou anemia hemolítica microangiopática (com fragmentação de hemácias) e plaquetopenia (80.000 plaquetas por milímetro cúbico).
Considerando as informações fornecidas nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.O diagnóstico de síndrome HELLP deve ser considerado nessa situação.
Em relação às sinusites e complicações, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
As seguintes afirmativas referem-se às fraturas da cabeça do rádio. Sobre elas, assinale a alternativa incorreta.
Nas fraturas tipo I de Mason,o tratamento deve ser conservador.
As fraturas Mason III são cominutivas e envolve toda a cabeça radial.
No exame físico, deve-se examinar a presença de dor na articulação rádio-ulnar distal.
Na ressecção da cabeça do rádio, o antebraço é posicionado em pronação, para evitar lesão do nervo interósseo posterior.
Nas fraturas Mason II, o tratamento deve ser sempre cirúrgico.
São características da enxaqueca, EXCETO:
Medicina - Gastroenterologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual o principal agente etiológico da "Diarréia do viajante"?
Klebsiella
Ascaris
E.coli
Salmonella
Rotavírus
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...