Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Medicina - Gastroenterologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O CA19.9 pode se elevar em quais das seguintes condições além do carcinoma pancreático?
1. Doença do trato biliar.
2. Pancreatite aguda.
3. Doença hepática crônica.
4. Pancreatite crônica.
Estão corretas:
1 e 3, apenas.
2 e 4, apenas.
1, 2 e 3, apenas
1 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Uma moça com 18 anos de idade foi levada por familiares ao pronto-socorro de um hospital, por apresentar, há 2 h, náuseas e vômitos, seguidos de alteração do nível de consciência. O exame físico mostrou respiração de Kussmaul, taquicardia e hálito cetônico.
Considerando esse caso clínico, assinale a opção que não se inclui entre as propostas de diagnóstico diferencial.
coma hiperosmolar
alcalose metabólica
intoxicação por salicilato
intoxicação por metanol
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Num paciente com pneumonite intersticial, desidrogenase lática aumentada em 3 vezes o valor normal, saturação de oxigênio de 85%, o melhor esquema terapêutico é
ceftriaxone
levofloxacina.
clindamicina.
eritromicina
sulfametoxazol e trimetropim mais prednisolona.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tanatologia forense é a área da medicina legal que tem como objetivo analisar os aspectos médicos relacionados à morte e sua aplicação no direito cível e criminal. Para afirmar a realidade da morte, o médico analisa os fenômenos cadavéricos, imediatos, consecutivos e os transformadores, estes divididos em destrutivos ou conservativos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. São fenômenos de morte imediatos: perda de consciência; imobilidade; insensibilidade; relaxamento dos esfíncteres; apinéia; parada dos batimentos cardíacos e, conseqüentemente, do pulso das artérias, e fácies hipocrática. Esses são sinais que apenas insinuam a morte, considerados de presunção de morte.
Assinale a alternativa incorreta.
Atualmente, mais da metade dos casos de câncer renal é diagnosticada por meio de exame de imagem em pacientes assintomáticos
O tipo mais comum de câncer renal é o adenocarcinoma na forma histológica de tumores mistos.
A nefrectomia parcial pode ser o tratamento de escolha em algumas situações especiais de câncer renal.
A etnia e a história familiar não são fatores de risco para o câncer de próstata
O câncer renal incide com mais freqüência em pacientes do sexo masculino
Medicina - Medicina Legal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa correta.
As correntes elétricas de baixa tensão (menores que 120 volts) podem levar a morte por fibrilação ventricular.
A eletricidade natural atuando no organismo humano de forma letal é denominada eletrocussão.
A embolia pulmonar ou cerebral é a principal complicação do "mal das montanhas" entre os alpinistas.
As queimaduras do terceiro grau não podem ser produzidas depois da morte, pois representam uma reação vital do organismo.
A marca elétrica de Jellinek tem aspecto arboriforme, sendo encontrada nos casos de fulguração.
Num caso com probabilidade pré-teste de hipertireoidismo moderada a alta, recomenda-se pedir inicialmente
Uma mulher negra, com 36 semanas de gestação, realizou sua segunda consulta de pré-natal, informando estar apresentando edema de membros inferiores e episódios recentes e freqüentes de turvação visual, escotomas cintilantes, tonturas, cefaléia e dor epigástrica persistente iniciada há 2 dias. A pressão arterial na primeira consulta (com 16 semanas de gestação) era de 120 mmHg × 80 mmHg, G1P1A0. O exame físico revelou paciente obesa, consciente, orientada, eupnéica, acianótica, com freqüência cardíaca de 85 bpm e pressão arterial de 160 mmHg × 110 mmHg. Os pulmões estavam limpos e o ritmo cardíaco era regular em 2 tempos, com bulhas normofonéticas e sem sopros. O abdome apresentava-se gravídico e os batimentos cardiofetais (bcf) estavam presentes. Os exames laboratoriais mostraram proteinúria de 24 horas = 2,5 g/dia (valor de referência — VR: até 150 mg/dia), níveis séricos de TGO = 92 UI/L (VR: 10 UI/L a 40 UI/L), TGP = 88 UI/L (VR: 10 UI/L a 30 UI/L), DHL = 785 UI/L (VR: 200 UI/L a 375 UI/L), creatinina sérica = 2,2 mg/dL (VR: até 1,3 mg/dL), bilirrubina total = 1,6 mg/dL (VR: 0,3 mg/dL a 1,2 mg/dL). Além disso, o hemograma revelou anemia hemolítica microangiopática (com fragmentação de hemácias) e plaquetopenia (80.000 plaquetas por milímetro cúbico).
Considerando as informações fornecidas nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.O quadro descrito é compatível com o diagnóstico clínicolaboratorial de eclâmpsia.
Em relação à laringomalácia, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...