Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Recém-nascido de 37 semanas de gestação revela icterícia nas primeiras 24 horas de vida. Seu peso é baixo para a idade gestacional, bem próximo ao limite inferior da normalidade. Sua avaliação clínica é normal. A icterícia cobre as zonas 1 e 2, caminhando para 3. A mãe tem grupo sanguíneo O, RH positivo. O recém-nascido é do grupo A, RH negativo. O hemograma revela série vermelha normal, com os reticulócitos moderadamente aumentados. Não há visceromegalias. Coombs direto negativo. A bilirrubina total da 12.ª hora de vida é de 13 mg/dL, com 12,1 mg/dL da fração indireta.
Considerando as informações do caso clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
A incompatibilidade sanguínea do tipo ABO é pouco provável. Haveria diagnóstico de certeza se o recém-nascido tivesse sangue tipo B.
Uma criança de oito meses de vida apresenta, há dois dias, quadro febril, dois a três episódios de vômito e 8 a 10 episódios de evacuação líquida, sem muco e sem sangue. Revela irritabilidade, sede intensa, choro sem lágrima e sinal da prega cutânea negativo. Os exames laboratoriais realizados mostram hemograma normal, acidose metabólica moderada, sódio plasmático de 158 mEq/L, potássio plasmático de 4 mEq/L e cloro plasmático de 100 mEq/L.
Considerando o quadro clínico hipotético apresentado, julgue os seguintes itens.
A criança não apresenta desidratação porque o sinal da prega cutânea é negativo.
Com relação aos processos infecciosos, julgue os itens que se seguem.
O fator reumatóide é positivo e a poliartrite é periférica e simétrica em pacientes com artrite psoríaca.
Quanto ao disco óptico, à camada de fibras nervosas e à gonioscopia no GPAA, julgue os itens seguintes.
Na retina, a alteração manifesta-se por meio do sinal de Hoyt, entendido como zona localizada de atrofia de fibras nervosas, mais bem observada sob luz aneritra.
Em relação à anemia em idosos, julgue os itens que se seguem.
Na anemia associada ao hipotireoidismo, verifica-se tendência à presença de macrocitose.
Em relação aos exames diagnósticos em gastroenterologia, julgue os itens a seguir.
A ecoendoscopia assegura alta precisão para se investigar a extensão ganglionar regional do câncer do esôfago.
Uma paciente de 36 anos de idade queixa-se de aumento do volume cervical e apresenta sintomas sugestivos de tireotoxicose. No exame físico, apresenta bócio difuso, discretamente endurecido e indolor à palpação. Os exames complementares apresentam os seguintes resultados.
< TSH plasmático: indetectável;
< T4L: 2,8 ng/dL;
< captação de 24 h de 131I pela tireóide: 10%, com captação irregular pelo parênquima.
Com referência à situação apresentada acima, julgue os itens subseqüentes.
A captação de 24 h é incompatível com o quadro clínico e bioquímico dessa paciente, sugerindo contaminação durante a realização desse teste.
Uma paciente de 24 anos procurou auxílio médico, queixando-se de cefaléia, irregularidade menstrual há cerca de dois anos, que evoluiu para amenorréia há 6 meses, acompanhada de galactorréia e ganho de peso. A investigação inicial evidenciou níveis séricos de prolactina de 430 ng/dl (valores normais 5 a 27 ng/dl), IGF-1 de 470 mg/dl (valores normais 200- 330 mg/dl), e a ressonância magnética nuclear de sela túrcica demonstrou a presença de tumor intraselar de 0,8 cm X 0,6 cm de diâmetro. Assinale a opção correta.
O diagnóstico pseudoprolactinoma é muito provável, pois cursa com níveis elevados de prolactina, por compressão da haste hipofisária.
A investigação para hipersecreção de hormônio de crescimento deve ser realizada, pois é freqüente a co-secreção de GH e prolactina nestes tumores.
A ressecção cirúrgica desse tumor é obrigatória, pois as suas dimensões representam compressão iminente do quiasma óptico.
O Diabetes Insípido é muito comum em associação com microadenomas hipofisários.
Os sintomas da paciente sugerem hipopituitarismo anterior.
Paciente do sexo masculino, de 48 anos de idade, foi admitido no pronto-socorro, apresentando dor intensa no hemitórax esquerdo, dispnéia e cianose, pressão arterial de 90 mmHg × 50 mmHg. O ECG desse paciente foi considerado normal e apresenta o mesmo aspecto no avaliado no CTI, e o CKMB é igual a 20 UI. Evolutivamente, o paciente apresentou parada cardiocirculatória e respiratória.
Acerca dessa situação hipotética e de assuntos a ela associados, julgue os itens que se seguem.
Eletrocardiograma demonstrando depressão de ST ou inversão de onda T associada a dor torácica deve receber tratamento específico, exceto com produtos trombolíticos.
A insuficiência renal aguda é uma condição clínica grave. Assim, o médico deve adotar medidas profiláticas para evitar o surgimento dessa disfunção em pacientes suscetíveis. No que concerne a esse assunto, julgue os itens seguintes.
É recomendável prescrever alupurinol antes de quimioterapia intensamente citolítica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...