Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do câncer de corpo uterino, julgue o item que se segue.
O câncer de endométrio, cuja ocorrência é maior em mulheres pós-menopausadas, deve ser rastreado pela associação do teste de Papanicolaou de rotina com a avaliação citológica do endométrio.
Uma paciente de 35 anos de idade procurou o ambulatório de endocrinologia queixando-se de cansaço, desânimo e queda de cabelo. Ao exame clínico, a paciente apresentou pele ressecada, hiporeflexia patelar, freqüência cardíaca de 52 bpm e tireóide palpável, de volume reduzido. Os exames complementares demonstraram: TSH = 15,0 mU/L (valor normal = 0,3-6,0 mU/L), T3 = 65 ng/dL (valor normal = 70 a 200 ng/dL) e T4 livre = 0,6 ng/dL (valor normal = 0,89 a 1,80 ng/dL). A cintilografia evidenciou níveis de captação de radioiodo discretamente diminuídos.
A respeito do caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica para esse caso é de tireoidite crônica auto-imune.
Um homem com 55 anos de idade procurou um serviço de saúde, queixando-se de tenesmo e sangramento retal. Ao exame proctológico, foi detectado no reto um tumor vegetante e ulcerado, que media aproximadamente 5 cm. A porção mais distal do tumor estava a 7 cm da margem anal. Ao exame anatomopatológico, foi confirmado que se tratava de adenocarcinoma. O paciente, após avaliação clínica e estadiamento com exames de imagem, foi submetido a radioterapia pré-operatória e, 4 semanas após o término da radioterapia, foi operado. A operação realizada foi uma ressecção anterior com excisão total do mesorreto, seguida de anastomose colorretal baixa, com bolsa colônica e ileostomia em alça.
Julgue os itens a seguir, relativos à situação hipotética apresentada acima.
A radioterapia neoadjuvante somente seria indicada nesse caso se o exame tomográfico revelasse a presença de metástase hepática.
Mulher de 28 anos de idade, aparentemente hígida, foi encaminhada ao serviço médico, com quadro de cefaléia intensa, iniciada há cerca de uma hora, resistente a analgésicos comuns, associada a náusea e alterações visuais.
Considerando o quadro clínico acima e a respeito dos quadros de cefaléia, julgue os itens seguintes.
Estudo brasileiro realizado em serviços de atendimento primário constatou que 39% dos pacientes com cefaléia apresentavam, concomitantemente, algum tipo de anormalidade sistêmica, como febre, hipertensão arterial agudizada ou sinusite, e 5% tinham doenças neurológicas pós-traumáticas, medulares e processos expansivos intracranianos.
No pronto-socorro, é freqüente o atendimento a pacientes que apresentam diminuição progressiva do nível de consciência até não responder a estímulos externos vigorosos estado de coma. A respeito dessa emergência médica, julgue os itens a seguir.
Considere o caso de uma mulher de 70 anos de idade, em coma, que é levada ao pronto-socorro de um hospital. O acompanhante informa que a paciente estava com poliúria e polidipsia nas últimas 24 horas e há 2 dias apresenta febre. Ao exame: paciente torporosa, desidratada +3/+4, taquipnéica e febril, taquicárdica; hipotensa. Ausculta pulmonar revela estertores inspiratórios em ápice direito. Ritmo cardíaco regular sem sopros. Abdome e extremidades sem anormalidades. O exame neurológico mostra, além do estado de coma, discreta hemiparesia proporcional em dimídio direito. Os exames complementares apresentam os seguintes resultados: radiografia de tórax = infiltrado inflamatório em ápice do pulmão direito; hemograma = leuc oc itose com desvio à esquerda; glic emia venosa = 850 mg/dL; sódio sérico = 152 mEq/L; potássio sérico = 4,7 mEq/L; gasometria arterial (ar ambiente): pH = 7,32; pO2 de 70 mmHg; pCO2 de 50 mmHg; bicarbonato de 17 mEq/L. Nessa situação, a causa mais provável desse estado de coma é a síndrome hiperosmolar não-cetótica grave, provavelmente desencadeada por quadro de infecção pulmonar.
Para o tratamento de paciente com febre de origem obscura, assinale a conduta incorreta.
O acetaminofeno é o antitérmico mais seguro, sendo o escolhido para asmáticos, portadores de úlcera gástrica e distúrbios de coagulação.
Corticosteróides também são úteis como antitérmicos.
Em paciente com PPD positivo ou com hepatite granulomatosa, mesmo com PPD negativo, devese proceder a teste terapêutico para tuberculose ao menos por seis semanas.
Na febre por neoplasias não se deve usar ibuprofeno, naproxeno e indometacina.
Nos pacientes com febre de origem obscura clássica, a terapêutica empírica deve ser evitada tanto quanto possível.
Um homem de 65 anos de idade procurou o prontosocorro devido ao surgimento súbito de dor torácica intensa, retroesternal, irradiada para o pescoço e para as costas, iniciada há cerca de 1 hora. Ele tem hipertensão arterial há 20 anos, é tabagista crônico (50 maços/ano) e nega sintomas cardiovasculares prévios. No exame físico, constata-se paciente ansioso, com sudorese profusa, freqüência cardíaca de 100 bpm, pressão arterial de 200 mmHg × 120 mmHg (medida na posição deitada, no braço direito, que tem circunferência de 19 cm, com manguito padrão), freqüência respiratória de 15 irpm. Pulmões limpos. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos, por 4.ª bulha, hiperfonese de 2.ª bulha em foco aórtico, sem sopros, pulso radial esquerdo diminuído em relação ao direito. O eletrocardiograma convencional mostrou taquicardia sinusal, sobrecarga do ventrículo esquerdo, alterações da repolarização ventricular com padrão de strain. A radiografia torácica revelou alargamento do mediastino superior, moderado aumento da sombra cardíaca e campos pleuropulmonares limpos.
Tendo como base esse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
Conforme a classificação do relatório JNC 7 (The seventh Report of the Joint National Committe on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure, 2003), o paciente encontra-se em estágio 3 de hipertensão arterial.
No pré-operatório de uma ressecção de meningioma, aspirina que vem sendo usada para prevenção secundária de doença cardiovascular deve ser suspensa com antecedência mínima de:
1 dia.
2 dias.
7 dias.
14 dias.
21 dias.
No que se refere a fluidos, julgue os itens a seguir.
O peso específico de um fluido não interfere no grau de viscosidade desse fluido.
A respeito do fluxo sanguíneo uterino na grávida, julgue os seguintes itens.
É reduzido com sobredose de ocitocina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...