Lista completa de Questões de Medicina do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à avaliação dos pacientes portadores de L.E.R., é INCORRETO afirmar:
O exame físico não traz grandes contribuições para o estabelecimento do diagnóstico, visto que o sintoma apresentado é totalmente subjetivo: dor.
É necessário que, após a anamnese geral e ocupacional, seja procedido o exame clínico dos principais aparelhos.
O exame físico começa obrigatoriamente pela inspeção.
A palpação da coluna cervical é indispensável, pois poderá indicar compressão radicular.
Em relação à Úlcera Péptica, é INCORRETO afirmar:
São orifícios que se estendem através da mucosa penetrando na camada muscular do esôfago, estômago e duodeno.
Atualmente não se relacionam a associação da patologia com os antiinflamatórios não esteróides
É muito importante a associação da patologia com a infecção causada por Helicobacter pylori.
A associação de dor abdominal epigástrica após as refeições e à noite e doença ulcerosa é bastante inespecífica para o diagnóstico.
NAS QUESTÕES DE 53 A 58, ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA.
Na anamnese ocupacional, o ambiente torna-se importante em relação à temperatura, ruído, iluminação, vibração, tóxicos, área construída e organização do espaço físico.
Os exames por imagem são os mais indicados para definir o diagnóstico da L.E.R., por serem confiáveis e conclusivos.
A ergonomia não é uma especialidade médica, sendo multidisciplinar e preventiva baseando-se nos conhecimentos da fisiologia humana.
Um posto de trabalho mal projetado sob o ponto de vista ergonômico predispõe o trabalhador a lesões.
NAS QUESTÕES DE 53 A 58, ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA.
O carcinoma precoce da próstata é assintomático, observando que, quando a doença dissemina para a uretra, causa sinais e sintomas de obstrução urinária semelhantes aos produzidos pela HPB.
O câncer da mama é geralmente observado como um nódulo indolor e descoberto casualmente no exame físico de rotina ou na mamografia.
Com relação ao carcinoma do pâncreas, a dor é rara, ocorrendo em 10% dos pacientes, sendo ocorrência geral após a icterícia.
Com relação ao carcinoma do estômago, quando precoce, costuma ser assintomático o que dificulta o seu diagnóstico.
NAS QUESTÕES DE 53 A 58, ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA.
A diarréia resulta de um distúrbio no fluxo e transporte dos líquidos intestinais.
A pancreatite aguda é um processo inflamatório agudo com acometimento variável de órgãos adjacentes e distantes.
A cirrose hepática consiste em fibrose do parênquima hepático, resultando na formação de nódulos.
Nas hemorragias digestivas, a hemoptise acompanha freqüentemente o sangramento proveniente do esôfago, estômago ou duodeno.
NAS QUESTÕES DE 53 A 58, ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA.
São sintomas comuns de embolia pulmonar aguda, a dispnéia e a dor pleural.
Arritmia inexplicada ou insuficiência cardíaca refratária podem constituir a principal manifestação da embolia pulmonar.
A Angina do Peito é um sintoma de isquemia imocárdica, só ocorrendo quando a demanda de oxigênio pelo ventrículo esquerdo excede o seu suprimento.
O tratamento farmacológico para a Angina do Peito, quando empregado agressivamente, consegue controlar os sintomas em muitos pacientes e devolvê-los a um estilo de vida normal ou quase normal.
NAS QUESTÕES DE 53 A 58, ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA.
A bronquite crônica simples caracteriza-se pela presença de sintomas, por um período mínimo de 30 dias a cada ano, durante 2 ou mais anos consecutivos.
A asma é uma síndrome clínica caracterizada por episódios recorrentes de obstrução das vias aéreas, que melhora espontaneamente ou como resultado de tratamento.
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica geralmente é diagnosticada nas pessoas entre 55 e 65 anos de idade, sendo causa importante de incapacidade crônica em pessoas idosas.
Os pacientes portadores de DPOC apresentam alguma combinação de Broquite Obstrutiva Crônica e Enfisema Pulmonar que estão intimamente relacionados com o tabagismo.
NAS QUESTÕES DE 53 A 58, ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA.
As convulsões apresentam-se como um sinal relativamente comum de disfunção cerebral estando sempre associadas às epilepsias.
Epilepsia é um termo aplicado a um grupo de condições crônicas cuja principal manifestação clínica é a ocorrência de convulsões.
O traumatismo craniano inclui um espectro de alterações, sendo que quase todos os traumatismos cerebrais não penetrantes têm por base um lesão axonal difusa.
Os hematomas podem ocorrer na superfície externa da dura-mater, sob a dura-mater e acima do cérebro subjacente ou no parênquima cerebral.
Em relação às Doenças Vasculares Cerebrais, é INCORRETO afirmar:
Acidente vascular cerebral refere-se ao súbito comprometimento da função cerebral, provocado por uma variedade de alterações histopatológicas, envolvendo um ou vários vasos sangüíneos intra ou extracranianos.
Cerca de 80% de todos os acidentes vasculares cerebrais são causados por fluxo sangüíneo insuficiente (AVC Isquêmico).
A isquemia cerebral focal suficiente para provocar sinais ou sintomas clínicos e que persiste por apenas 15 a 30 minutos não causa lesão irreversível.
A isquemia cerebral global, causada tipicamente por assistolia cardíaca ou fibrilação ventricular, reduz o fluxo sangüíneo para zero em todo o cérebro.
Todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Em quadros de depressão maior, encontra-se um estado de ânimo acentuadamente triste, sem que ocorra perda do interesse pela vida.
A fase depressiva da doença bipolar também pode ser erroneamente considerada como um estado catatônico.
A ansiedade é o sintoma psiquiátrico mais prevalente e um dos mais comuns de todos os distúrbios na clínica geral.
A esquizofrenia inicia-se mais comumente ao final da adolescência e sua evolução caracteriza-se habitualmente por um declínio do funcionamento psicossocial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...