Lista completa de Questões de Medicina do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 54 anos, previamente hígido, apresenta abdome agudo obstrutivo, com obstrução em alça fechada, por tumor de sigmóide. Clinicamente bem, foi submetido a laparotomia, onde foram achadas várias lacerações na serosa do ceco, com herniação de mucosa, de aspecto acinzentado. Melhor conduta:
Uma mulher de 23 anos queixa-se de dor de início em mesogástrio, há 24 horas, que migrou, após 6 horas, para fossa ilíaca direita e hipogástrio. Ao exame físico, tem sinais de peritonismo em fossa ilíaca direita e hipogástrio. Nega outros sintomas. Hemograma: 13.000 leucócitos. Urina tipo I: 20.000 leucócitos, 16.000 hemácias e raras bactérias. Diagnóstico mais provável:
Um homem de 33 anos é atendido no pronto-socorro após colisão de autos, ocorrida há cerca de 45 minutos. Glasgow: 13. Freqüência cardíaca: 90 batimentos por minuto. Pressão arterial: 110 x 60 mmHg. Freqüência respiratória: 22 ventilações por minuto. Após receber dois litros de cristalóides, os sinais vitais mantêm-se inalterados. A tomografia de crânio é normal e a de abdome mostra lesão de baço grau III, sem extravasamento de contraste, mas com líquido livre periesplênico. Melhor conduta:
Um paciente de 70 anos, em choque associado a melena abundante, foi reanimado com cristalóides e sangue. Feita a colonoscopia, foi achada retite actínica moderada (tinha antecedentes de tratamento para neoplasia de próstata). Melhor conduta:
Droga eficaz para ajudar no controle da hemorragia por varizes de esôfago:
Uma paciente de 65 anos queixa-se de disfagia progressiva. É feito o diagnóstico de megaesôfago chagásico. O esofagograma mostra dilatação acentuada do esôfago, mas não se trata de dolicomegaesôfago. O próximo passo mais apropriado na avaliação/tratamento desta paciente é
Em relação à morfologia celular da membrana plasmática, é incorreto afirmar.
Facilita e limita trocas de substâncias entre as células e entre a célula e o meio extracelular.
É constituída de dupla camada lipídica, cujas moléculas de lipídio contêm uma terminação hidrofóbica, e outra, hidrofílica.
Cílios e flagelos são estruturas de membranas especializadas, identificáveis pelo microscópio óptico.
são projeções regulares na superfície lisa da célula e servem para melhor absorção de substâncias.
Os desmossomos ou pontos de adesão entre duas células adjacentes estão presentes, apenas, em células epiteliais escamo-sas.
Mulher, 43 anos, branca, doméstica, realizou o teste de Papanicolaou, cujo esfregaço cérvico-vaginal apresentou alterações morfológicas em células epiteliais escamosas, superficiais e intermediárias, tais como: aumento nuclear (3x a área de um núcleo de célula intermediária normal), bi e multinucleação, hipercromasia, moderada anisocariose e pleomorfismo. No citoplasma, vêem-se vacúolos coilocitóticos. Assinalar o diagnóstico mais provável.
Alterações celulares reativas.
Alterações celulares reparativas.
Atipias em células escamosas de alto grau.
Atipias em células escamosas de baixo grau.
Carcinoma escamoso invasor.
Mulher, 40 anos, nulípara, utilizando medicação hormonal, apresenta, no esfregaço citopatológico cérvico-vaginal, células epiteliais glandulares dispostas em fitas, rosetas, ocasionais agrupamentos tipo lençol, em que o padrão "favo de mel" desaparece. Evidencia-se pequeno grau de sobreposição nuclear, com núcleos aumentados de volume (3 a 5x do núcleo da célula endocervical normal), citoplasma cianófilo abundante. Em alguns focos microscópicos, vê-se arranjo nuclear com núcleos protundentes da periferia do grupo celular (disposição em cocar). Observa-se, também, pleomorfismo nuclear, hipercromasia, cromatina granular, nucléolos pequenos ou inconspícuos e anisocitose. Assinalar o diagnóstico provável.
Adenocarcinoma endometrial.
Carcinoma adenoescamoso.
Adenocarcinoma endocervical in situ.
Adenocarcinoma endocervical invasor.
Adenocarcinoma ovárico.
Em relação à coloração de Papanicolaou, é incorreto afirmar.
A hematoxilina é um corante natural com afinidade pela cromatina nuclear.
A hematoxilina apresenta dois métodos para coloração nuclear: progressivo e regressivo.
A hematoxilina de Harris é usualmente combinada com métodos regressivos.
A hematoxilina age como corante básico, por ter afinidade com as núcleoproteínas básicas e pH 2,95, mesmo sem adição de ácido acético glacial.
Na forma da hematoxilina de Harris, não há necessidade da utilização de substâncias acidificantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...