Lista completa de Questões de Medicina do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente do sexo masculino, 40 anos, sofreu queda de um andaime e deu entrada na Emergência com insuficiência respiratória. À ausculta, o murmúrio estava abolido à direita e havia macicez à percussão. Foi então realizada a drenagem do hemitorax direito que deu saída a 1500 ml de sangue. Durante o atendimento observou-se que o débito do dreno era de 250ml/h. A conduta mais adequada para esse paciente, em relação ao tórax, é:
Toracotomia de urgência.
Transfusão de concentrado de hemácias.
Colocação de dreno de tórax adicional.
Observação clínica do paciente.
Intubação oro-traqueal e pressão positiva.
Paciente do sexo masculino deu entrada na urgência, vítima de ferimento por arma branca no pescoço, com localização anterior ao músculo esternocleido e acima do osso hióide. A conduta mais adequada para este paciente é:
RX de coluna cervical.
Tomografia com contraste oral e venoso.
Esofagografia
Endoscopia digestiva alta.
Exploração cirúrgica imediata.
Um jovem de 28 anos de idade é admitido no Pronto Socorro vítima de agressão por arma branca, uma faca de açougueiro, na região mesogástrica. Chega com PA= 70/40 mmHg, FC= 120 bpm, FR= 28 ipm e está hipocorado 2+/4+. Após reposição volêmica inicial com 2.000 ml de ringer lactato, seus sinais vitais passam a ser: PA= 100/70 mmHg, FC= 92 bpm e FR= 24 ipm. A próxima conduta deve ser:
Lavado peritoneal diagnóstico.
Tomografia computadorizada de abdome.
Laparotomia exploradora.
Paracentese.
Manter o paciente em observação clínica.
Paciente do sexo masculino, 50 anos, apresenta hábito intestinal que tende à constipação. Procura atendimento por apresentar, agudamente, dor anal severa. Ao exame físico, observamos papila hipertrófica, plicoma edemaciado e pequena lesão anterior. A patologia ano retal que melhor se representa é:
Hemorróida interna.
Fissura anal.
Hemorróida externa.
Fístula perianal.
Condiloma anal.
Uma paciente diabética chegou ao Pronto Socorro com quadro clínico de dor no hipocôndrio direito, acompanhada de febre e mal-estar geral, sendo submetida a uma ultra-sonografia que evidenciou colecistite aguda. Qual a conduta mais adequada, nesse caso?
Antibioticoterapia.
Litotripsia.
Tratamento conservador e depois operar eletivamente.
Colecistectomia.
Drenagem percutânea da vesícula biliar.
Em um paciente cirrótico com hemorragia digestiva alta, qual a opção a ser indicada?
Balão de Sengstaken.
Desconexão ázigo-portal de urgência.
Anastomose porto-cava de urgência.
Endoscopia digestiva alta, pois é mais freqüente o sangramento por outras condições que não varizes.
Esplenorrenal distal de urgência.
Um motorista de 26 anos que usava cinto de segurança foi levado ao hospital após uma colisão de carro. O exame primário a que foi submetido não revelou evidência de traumatismo grave, exceto pela dor abdominal difusa e discreta que estava sentindo. Os ruídos hidroaéreos estavam diminuídos e a macicez hepática era questionável. A radiografia de abdômen revelou pneumoperitônio. O paciente deve ser submetido a:
Lavagem peritoneal.
Conduta conservadora.
Estudo contrastado do estômago.
Ultra-sonografia, imediatamente.
Laparotomia exploradora, imediatamente.
A obstrução pilórica, qualquer que seja sua causa, se traduz por vômitos:
Fecalóides.
Alimentares tardios.
Biliares.
Hemorrágicos.
Com suco gástrico.
Em uma radiografia de tórax, com o paciente em posição ortostática, a presença de ar peritoneal livre, visualizado sob o diafragma, indica:
Íleo paralítico.
Pancreatite calcificada.
Perfuração de víscera oca.
Obstrução do intestino grosso.
Obstrução do intestino delgado.
Um motociclista perde o controle de sua moto e cai num barranco. Após ter a sua coluna completamente imobilizada, é levado rapidamente de ambulância para o Pronto Socorro. Está inconsciente, reage à dor em descerebração e não abre os olhos. Sua pressão arterial é de 160/95 mmHg, a freqüência cardíaca de 68 batimentos por minuto e a respiratória de 12 incursões por minuto. Externamente não há qualquer sinal evidente de trauma. Antes de fazer tomografia de crânio, o médico deve:
Radiografar a bacia.
Fazer um hemograma completo.
Fazer lavado peritoneal diagnóstico.
Garantir uma via aérea definitiva.
Fazer todas as radiografias da coluna cervical.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...