Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do tratamento da hepatite B, julgue os seguintes itens.
O uso de interferons é indicado em situações em que a replicação viral caracteriza-se por títulos de HBV-DNA iguais ou maiores que 20.000 UI/mL (105 cópias/mL), nos pacientes HBeA g negativos, mutantes pré-core.
Acerca do tratamento da hepatite B, julgue os seguintes itens.
A lamivudina, medicação considerada de primeira linha para tratamentos por longo prazo de pacientes com diagnóstico de hepatite B, provoca a lenta inibição da replicação viral e a baixa indução de resistência viral, de modo que, em tratamento com essa medicação, a existência de resposta histológica mostrando redução da atividade inflamatória e da fibrose hepáticas consiste no principal parâmetro para se definir a continuidade ou a suspensão desse tratamento.
Assinale a alternativa correta.
A esteatose hepática é uma complicação que pode fazer parte do diagnóstico de alcoolistas por meio de exames de ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
O tabagismo é caracterizado como um fator de risco para o surgimento de carcinomas de boca, faringe e laringe; não atinge pâncreas, rins e bexiga.
O monitoramento da morbimortalidade das doenças crônicas não transmissíveis é de responsabilidade somente dos gestores do sistema estadual, sendo facultativa a elaboração de relatório anual.
O LSD, considerado como uma droga ilícita, não provoca efeitos alucinógenos nos usuários quando usado de forma esporádica, deixando de ser uma substância psicoativa.
A partir de 1994, o Ministério da Saúde adotou estratégias para redução de danos apenas para usuários de drogas injetáveis devido ao número bastante preocupante.
A instrução Normativa de Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS tem como objetivo
avaliar o impacto das medidas adotadas para a eliminação dos fatores determinantes de agravos à saúde, considerando a possibilidade de transformar, exclusivamente, o perfil de morbidade da população trabalhadora.
conhecer a realidade de saúde da população trabalhadora formal, independentemente da forma de inserção no mercado de trabalho.
intervir nos fatores determinantes de agravos à saúde da população trabalhadora, visando eliminá-los ou, na sua impossibilidade, atenuá-los e controlá-los.
subsidiar a tomada de decisões dos órgãos competentes, nas três esferas de governo, considerando o estabelecimento de políticas públicas e privadas, contemplando a relação entre o trabalho e a saúde no campo de abrangência da vigilância em saúde.
subsidiar a tomada de decisões dos órgãos competentes, nas três esferas de governo, considerando a participação na contratação, formação, capacitação e treinamento de recursos humanos com interesse na área.
É considerada contraindicação para o trabalho em turnos:
Epilepsia: em uso de medicação anticonvulsivante atual ou nos dois anos anteriores.
Diabetes mellitus: pacientes em uso de hipogliemiantes orais ou insulino-dependentes.
Asma: pacientes necessitando de medicação regular, em especial os esteroides-dependentes.
Síndrome do cólon irritável: todos os casos.
Depressão crônica ou outro distúrbio psiquiátrico.
Considerando o trabalho noturno e em turnos, é correto afirmar:
Periodismo aproximativo: considera que o ritmo biológico é muito preciso e exato; sendo que o ritmo biológico de um dia foi denominado de ritmo circadiano para exprimir a duração desse período.
Livre curso: Na ausência de estímulos sincronizadores endógenos, os ritmos expressam-se sem restrições.
Sincronização: o padrão rítmico pode ser sincronizado por estímulos externos. Assim, eventos como luz, ruído, temperatura etc. são capazes de criar ritmo de tal forma que as variações biológicas entram em fase com as variações ambientais.
Oscilador ou relógio biológico: o ritmo biológico proporciona ao ser vivo a habilidade de medir o tempo. Foi demostrado que não apenas a resposta, mas também o seu nível, que independe do momento em que um estímulo é aplicado.
Natureza endógena: sabe-se que o ritmo biológico persiste mesmo sob condições ambientais inconstantes.
Com base na NR-7, considerando as diretrizes e parâmetros para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, são considerados sugestivos de
perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos cujos audiogramas, nas frequências de 3.000 e/ou 4.000 e/ou 6.000 e/ou 8.000 Hz, apresentam limiares auditivos acima de 25 dB(NA) e mais elevados do que nas outras frequências testadas, estando estas comprometidas ou não, tanto no teste da via aérea quanto da via óssea, em um ou em ambos os lados.
desencadeamento de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos onde a diferença entre as médias aritméticas dos limiares auditivos no grupo de frequências de 3.000, 4.000 e 6.000 Hz iguala ou ultrapassa 15 dB(NA).
desencadeamento de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos onde a piora em pelo menos uma das frequências de 3.000, 4.000 ou 6.000 Hz iguala ou ultrapassa 10 dB(NA).
agravamento da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos quando a diferença entre as médias aritméticas dos limiares auditivos no grupo de frequência de 500, 1.000 e 2.000 Hz, ou no grupo de frequências de 3.000, 4.000 e 6.000 Hz iguala ou ultrapassa 10 dB(NA).
agravamento da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos quando a piora em uma frequência isolada ultrapassa 15 dB(NA).
De acordo com a NR-15, considera-se insalubridade de grau máximo o trabalho
ou operações em contato permanente em esgotos (galerias e tanques).
em hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados).
em hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais).
em laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico).
em cemitérios (exumação de corpos).
No Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP),
a abordagem é individual e baseada no CNAE e na Classificação Internacional de Doenças, para fins previdenciários.
a empresa poderá requerer ao INSS, até dez dias após a data para a entrega da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), a não aplicação do nexo técnico epidemiológico baseado no CNAE e na Classificação Internacional de Doenças, para fins previdenciários.
não é considerado como uma das espécies do gênero de nexo causal, quando baseado no CNAE e na Classificação Internacional de Doenças para fins previdenciários.
ocorre a inversão do ônus da prova entre o trabalho e o agravo, quando baseado no CNAE e na Classificação Internacional de Doenças para fins previdenciários, cabendo ao trabalhador ou a DRT comprovar a exposição ao agente causal.
considera-se estabelecido nexo entre o trabalho e o agravo sempre que se verificar a ocorrência de nexo técnico epidemiológico entre o ramo de atividade econômica da empresa (CNAE) e a entidade mórbida motivadora da incapacidade, relacionada na Classificação Internacional de Doenças.
Considerando o método de Árvore de Causas como instrumento na prevenção de acidentes do trabalho, é correto afirmar:
É considerado um instrumento de investigação do tipo prevenção ativa.
O acidente é visto como um sinal de disfunção do sistema.
Baseia-se em relato objetivo e detalhado do fatos envolvidos na ocorrência do acidente do trabalho a partir da causa do acidente.
Os antecedentes (fatos) apurados no decorrer da investigação podem ser habituais ou eventuais denominados antecedentes-estado.
A ação visando a prevenção de acidentes poderá ser feita através de duas formas de atuação: acréscimo de elemento que impeça a gênese do fator e supressão do elemento necessário à produção do fator.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...