Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Lei Orgânica da saúde, é um dos objetivos do Sistema Único de Saúde − SUS a
identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.
organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.
regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.
integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.
Conforme a diretriz do NOST-SUS, a Gestão Plena da Atenção Básica prevê, entre outras, a seguinte Ação de Saúde do Trabalhador:
Criar o cadastro das empresas classificadas nas atividades econômicas desenvolvidas no município, associando ainda os fatores de risco por elas gerados e o contingente populacional, direta ou indiretamente, a eles submetidos.
Utilizar os dados gerados nas atividades de atenção à saúde do trabalhador, com vistas a subsidiar a programação e avaliação das ações de saúde neste campo, e alimentar os bancos de dados de interesse nacional.
Realizar, sistematicamente, ações de vigilância aos ambientes e processos de trabalho, compreendendo o levantamento e análise de informações, a inspeção nos locais de trabalho, a identificação e avaliação das situações de risco, a elaboração de relatórios e a aplicação de procedimentos administrativos (termo de notificação, auto de infração, aplicação de multa ou de interdição, conforme a situação exigir).
Estabelecer prática rotineira de sistematização e análise dos dados gerados no atendimento aos agravos à saúde relacionados ao trabalho, de modo a orientar as intervenções de vigilância, a organização dos serviços e das demais ações em saúde do trabalhador.
Realizar a emissão de laudos e relatórios circunstanciados sobre os agravos relacionados com o trabalho ou limitações (sequelas) deles resultantes, por meio de recursos próprios ou do apoio de outros serviços de referência.
A correta correlação entre sintoma e poluentes atmosféricos é:
I-b ; II-a ; III-c ; IV-d.
I-d ; II-c ; III-a ; IV-b.
I-a ; II-c ; III-b ; IV-d.
I-c ; II-d ; III-a ; IV-b.
I-d ; II-a ; III-b ; IV-c.
Sinvas (Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde) tem, entre os objetivos principais:
estabelecer e normatizar os principais parâmetros, atribuições e procedimentos relacionados à vigilância ambiental em saúde nas diversas instâncias de competência.
identificar os riscos e divulgar as informações referentes aos fatores condicionantes e determinantes das doenças e agravos à saúde relacionados aos ambientes naturais e antrópicos.
orientar, através de ações conjuntas de responsabilidade do setor ou demandando para outros setores, com vistas a eliminar os principais fatores ambientais de riscos à saúde humana.
conhecer e estimular a interação entre saúde, meio ambiente e desenvolvimento, visando ao fortalecimento da participação em todas as esferas de governo na promoção da saúde e qualidade de vida.
promover ações junto aos órgãos afins para proteção, controle e recuperação da saúde e do meio ambiente, quando relacionadas aos riscos à saúde humana.
Considerando o enfoque epidemiológico, o
estudo transversal tem a característica de retratar as relações entre o fator causal e o seu efeito ao longo do tempo.
evento sentinela é uma incapacidade ou doença desnecessária, ou morte extemporânea, relacionada ao trabalho.
estudo de coorte é seguido no tempo a fim de determinar as diferenças na frequência (prevalência) da doença entre o grupo exposto e um outro dito não exposto (caso-controle).
risco atribuível presta-se para detectar o número de vezes que o risco é aumentado pelo fator.
risco relativo presta-se para detectar quanto do risco total de adquirir o agravo ocorre por conta do fator.
Com relação a NR-28 é correto afirmar:
A autoridade regional competente, à vista de novo laudo técnico do agente da inspeção do trabalho, procederá à suspensão da interdição ou do embargo.
A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, poderá prorrogar por 120 dias contados da data da solicitação, o prazo para seu cumprimento.
A concessão de prazos superiores a 120 dias fica condicionada a prévia negociação entre o notificado, o sindicato representante da categoria e a delegacia regional do trabalho.
É vedado ao agente de inspeção do trabalho anexar aos processos resultantes da ação fiscalizadora documentos audiovisuais para a comprovação da infração.
O agente de inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazo de no máximo 60 dias para correção das irregularidades.
Conforme o anexo II da NR-17 (sobre trabalho em telemarketing), é correto afirmar:
Os head-sets devem ter garantidas pelo empregador a correta higienização e as condições operacionais recomendadas pelo fabricante.
Em caso de prorrogação do horário normal de trabalho, será obrigatório um descanso mínimo de 30 minutos antes do início do período extraordinário de trabalho, de acordo com o artigo 384 da CLT.
Aos trabalhadores é assegurado, nos casos previamente autorizados, pelo menos um dia de repouso semanal remunerado sendo coincidente com o domingo independentemente de metas, faltas e/ou produtividade.
A instituição de pausas poderá ser considerada em conjunto com o intervalo para repouso, conforme previsto no artigo 71 da CLT.
As prescrições de diálogos de trabalho de telemarketing não devem exigir que o trabalhador forneça seu nome aos clientes, visando resguardar sua segurança pessoal e sua privacidade.
De acordo com INSS, o benefício que só poderá ser concedido após o cumprimento do período de carência é
o auxílio reclusão.
a aposentadoria por invalidez.
a pensão por morte.
o salário família.
o auxílio acidente de qualquer natureza.
Ao lado da função de acomodação sonora, os músculos tensor do tímpano e estapédio desempenham o encargo primordial de proteger o ouvido interno diante de sons violentos. Sobre essa função do aparelho auditivo é correto afirmar:
Para sons de intensidade máxima ocorre a inibição completa dos movimentos da platina do estribo e do cabo do martelo, imobilizando a cadeia ossicular e anulando a transmissão sonora por essa via.
Entre a emissão do som e a contração muscular, há um período de latência de 1 a 4 segundos; permitindo que, os sons de intensidade violenta e explosiva de aparecimento súbito atinjam e traumatizem o ouvido interno.
Essa função, também chamada de reflexo de atenuação, pode diminuir a intensidade da transmissão sonora em até 15 decibéis.
O músculo tensor do tímpano puxa o cabo do martelo para dentro enquanto o relaxamento do estapédio permite que o estribo se desloque para fora.
Essa função promove o mascaramento dos sons de alta frequência em lugares muito barulhentos, suprimindo assim, uma parte importante do ruído ambiental.
A quantidade adicional de ar que pode ser expirada por expiração forçada, após o término da expiração corrente normal mais o volume de ar que ainda permanece nos pulmões após a expiração forçada, é, na verdade, a quantidade de ar que permanece nos pulmões ao final da expiração normal, que, na fisiologia respiratória é chamada de
volume de reserva expiratório.
capacidade expiratória.
capacidade de reserva expiratória.
capacidade residual funcional.
volume residual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...