Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 36 anos de idade, bancário, foi encaminhado ao acupunturiatra pela unidade de gastroenterologia, com o diagnóstico de síndrome do intestino irritável. O paciente relatou que, há cerca de três anos, desde que assumiu a chefia do departamento em que trabalha, apresenta frequentes episódios de diarreia, que sobrevêm subitamente, precedidos de dor abdominal, com urgência retal, em situações mais variadas e em qualquer horário de sua atividade diária. Sente-se ansioso, inseguro e emocionalmente abalado. Queixa-se de desconforto no peito, eructações frequentes, diminuição do apetite e flatulência. Ao exame físico, apresenta-se normocorado, anictérico, afebril; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; abdome distendido, timpânico, com ruídos hidroaéreos aumentados, vísceras impalpáveis; língua ligeiramente avermelhada com revestimento branco e fino. Do ponto de vista do discurso da medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como
deficiência do Yang de Shèn, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são VC 4 (Ren 4), Du 4 (VG 4) e B 23, com moxa.
Gan Qi atacando Pi, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são Ren 12 (VC 12), E 25 e E 36, F 3 e VB 34.
deficiência de Pi e Wei, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 20, Ren 12 (VC 12), E 25 e E
deficiência do Yang de Shèn e Gan, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 23, B 18, R 3, F 5, E 25 e E 36, com moxa.
calor umidade no Da Chang, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são Ren 12 (VC 12), E 25, E 37, BP 9, IG 4 e IG 11.
Uma paciente de 23 anos de idade, estudante universitária, foi encaminhada ao serviço de acupunturiatria pelo ginecologista que a acompanha, por quadro de dismenorreia que começou ao final da adolescência. A paciente relata que apresenta dor difusa no baixo-ventre, com irradiação para região lombossacral, durante toda a menstruação e, mesmo depois, permanece com algum incômodo por um ou dois dias; consegue alívio ao deitar-se de bruços sobre uma almofada ou um travesseiro; os episódios de dismenorreia acompanham-se de sensação de tontura e fraqueza. O fluxo menstrual apresenta-se fluido e róseo. Ao exame físico, em bom estado geral, normocorada, anictérica; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; PA igual a 100 mmHg × 60 mmHg; abdome normotenso, indolor, sem vísceras palpáveis; língua discretamente descorada com revestimento fino e branco; pulso radial tipo profundo e fraco. Com base nesse quadro clínico e em concordância com o diagnóstico pela medicina tradicional chinesa, as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para o tratamento são
VC 6 (Ren 6), F 3, BP 6.
VC 3 (Ren 3), E 28, BP 8, B 32.
B 18, B 23, VC 4 (Ren 4), E 36, R6.
IG 4, VB 34, F 3, R 3, BP 6.
IG 4, BP 10, BP 6, F 3, B 32.
Um paciente de 42 anos de idade, servidor público, foi encaminhado ao ambulatório de acupunturiatria pela clínica médica, devido a cefaleia crônica. O paciente relata que há cerca de três anos apresenta cefaleia generalizada, difusa, em peso, com frequência média de duas a três vezes por semana; relaciona com estresse do trabalho e com alimentação mais pesada (fast food, frituras, carnes gordas). No interrogatório dirigido, relatou sensação de sonolência intensa durante o período da tarde, mesmo com sono aparentemente normal e em bom número de horas à noite. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com sobrepeso, normocorado, anictérico; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; PA igual a 140 mmHg × 90 mmHg; abdome normotenso, indolor, sem vísceras palpáveis; discreto edema de membros inferiores; língua normocorada com revestimento branco e aumentado; pulso radial tipo escorregadio (deslizante). Com base nesse quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Em concordância com o diagnóstico pela medicina tradicional chinesa, as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para o tratamento são B 20, VC 12 (Ren 12), E 36, B 17, BP 10, BP 6.
Do ponto de vista do discurso da medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como relacionado à deficiência de Shen, gerando acúmulo de Tan Zhuo (mucosidade turva).
De acordo com o diagnóstico pela medicina tradicional chinesa, as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para o tratamento são IG 4, VB 34, F 3, R 3, BP 6.
Segundo o discurso da medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como relacionado a distúrbio de Pi, gerando acúmulo de Tan Zhuo (mucosidade turva).
Com base na medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como relacionado a distúrbio de Pi, gerando deficiência de Xue.
Os antigos médicos chineses basearam sua prática clínica em apurada e minuciosa observação empírica dos sinais e sintomas dos doentes em variados quadros patológicos; buscaram classificar, sistematizar e explicar seus achados com a linguagem simbólico-analógica de sua época e seu ambiente cultural. Com base nessa forma peculiar de classificação de quadros clínicos, assinale a alternativa correta.
Uma síndrome exterior por frio apresenta uma sensação intensa de frio, que se resolve por agasalhar-se, alternando-se com alguma sensação de calor, sem sudorese.
Uma síndrome exterior por calor apresenta intensa sensação de calor, alternando-se com alguns calafrios, sem sudorese.
Uma síndrome interior por frio apresenta intensa e contínua sensação de frio que não se resolve por agasalhar-se, sem sudorese.
Uma síndrome interior por frio apresenta intensa e contínua sensação de frio, que se resolve por agasalhar-se, com sudorese.
Uma síndrome exterior por calor apresenta intensa sensação de calor, alternando-se com alguns calafrios, com sudorese.
Uma paciente de 38 anos de idade, dona de casa, portadora de esclerose múltipla, foi encaminhada à unidade de acupunturiatria do hospital pela unidade de neurologia, com a solicitação de que se tratasse a insônia persistente dessa paciente, que não respondeu adequadamente ao tratamento farmacológico instituído. A paciente queixa-se de que, há cerca de dois anos, vem apresentando dificuldade em iniciar o sono, além de despertares frequentes e excesso de sonhos agitados e tumultuosos. Além disso, relata que progressivamente vem-se sentindo fadigada, com sensação geral de fraqueza; reclama que a memória está ficando fraca. No interrogatório dirigido, explicou ter frequentes sensações de palpitação, transpiração fácil aos pequenos esforços e fezes em geral de consistência amolecida. Ao exame físico, apresentava-se com a tez discretamente empalidecida e com diminuição do lustro, anictérica, afebril; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; abdome distendido, timpânico, vísceras impalpáveis; membros inferiores sem edemas; língua ligeiramente pálida com revestimento branco e fino; pulso radial tipo fraco. Com base nesse quadro clínico e do ponto de vista do discurso figurativo da medicina tradicional chinesa, assinale a alternativa correta.
Esse quadro clínico é classificado como deficiência de Xin e Pi, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 20, B 15, C 7 e BP 6.
Esse quadro clínico é classificado como deficiência de Pi e Wei, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 20, Ren 12 (VC 12), E 25 e E 36.
Esse quadro clínico é classificado como Gan Qi atacando Pi, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são PC 6, Ren 12 (VC 12), BP 6, E 36 e F 3.
Esse quadro clínico é classificado como Calor Umidade em Xin e Da Chang, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 15, PC 6, E 25, BP 9 e IG 4.
Nesse quadro clínico, a insônia deve-se à ascensão de mucosidade-calor para Xin, e a distensão abdominal e as fezes amolecidas devem-se à disfunção de Pi.
Um paciente de 50 anos de idade, pedreiro, procurou o serviço de acupunturiatria por encaminhamento da ortopedia, devido a uma lombalgia persistente, de longa data, que apresenta melhoras parciais e transitórias em virtude do uso de analgésicos e anti-inflamatórios. O ortopedista excluiu a existência de hérnias discais e fez a hipótese diagnóstica de discoartrose e dor miofascial. O paciente relata dolorimento na região lombar, não muito intenso, mas quase permanente, que melhora por massagens locais; queixou-se também de cansaço para as tarefas laborais. No interrogatório dirigido, relatou facilidade para contrair resfriados; frequente sensação de frio na região lombar; e diminuição da libido com ereções geralmente dificultadas, parciais. Ao exame físico, apresentava-se em bom estado geral, normocorado, anictérico; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; PA igual a 130 mmHg × 90 mmHg; abdome normotenso, indolor, sem vísceras palpáveis; musculatura lombar um pouco tensa, sinal de Lasègue ausente; pulso radial tipo fraco; a língua questionavelmente empalidecida, com saburra branca e fina. Do ponto de vista do discurso figurativo da medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como
estase de Xue por trauma, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 23, B 40, B 32, ID 6, VB 34, B 17, pontos Ah Shi.
deficiência de Fei e Shèn, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 23, B 40, B 32, P 7, R 6, R 3, VC 4 (Ren 4); moxabustão pode ser executada.
neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 23, B 40, B 32, VG 3 (DU 3), B 60, pontos Ah Shi; moxabustão pode ser executada.
deficiência de Shen Yin, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 23, B 40, B 32, R 3, B 52, R 6.
deficiência de Shen Yang, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 23, B 40, B 32, R 3, VG 4 (Du 4) e Yao Yan (extra); moxabustão pode ser executada.
Um paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, portador de artrite reumatoide, faz tratamento convencional para a sua condição patológica. Após exposição a estresse recentemente, desencadearam-se crise de dor intensa e inflamação nas articulações, sem que houvesse resposta ao tratamento habitual. Foi encaminhada à acupuntura pelo médico assistente. Nesse caso,
a acupuntura será eficaz para melhorar a dor e a inflamação devido às respostas ao estímulo neural.
pelo agulhamento nos pontos tradicionais, as áreas acometidas serão imediatamente tratadas, considerando que esses pontos tradicionais apresentam pequeno aporte de terminações nervosas, o que reduz a dor local.
a inflamação articular manterá os tendões e a musculatura adjacente relaxada devido à inflamação local; não há, portanto, a necessidade do agulhamento em pontos-gatilho.
o tratamento com acupuntura, visando à melhora geral do quadro, somente deverá ser realizado mediante a suspensão dos medicamentos.
a inflamação articular propicia a formação de pontos-gatilho, mas se deve evitar o agulhamento destes, considerando que os tendões estão muito acometidos e não haverá resposta satisfatória.
Com relação às pesquisas em acupuntura, assinale a alternativa correta.
A acupuntura tem efetividade sobre a imunidade humoral, mas não é eficaz na imunidade mediada por célula.
As publicações de relatos de casos são consideradas de elevada relevância científica.
Em modelos animais, quando existe deficiência congênita de receptores opioides, há baixa resposta analgésica aos estímulos da acupuntura.
Cerca de 10% a 20% dos pontos-gatilho relacionados à síndrome dolorosa miofascial coincidem com os pontos tradicionais de acupuntura.
Várias publicações enfatizam que é desnecessária a integridade do sistema nervoso periférico para que haja resposta ao estímulo da acupuntura.
Quanto ao mecanismo de ação da acupuntura, assinale a alternativa correta.
Os neurônios nociceptivos do tipo C emitem projeções que se dirigem exclusivamente para o corno ventral da medula.
Os neurônios nociceptivos estimulados quando é inserida uma agulha de acupuntura são de dois tipos: A delta nociceptivos polimodais de baixo limiar e neurônios nociceptivos mecanotérmicos C.
A ativação dos neurônios nociceptivos do tipo C dá origem à primeira dor, entorpecedora e de caráter transitório.
Os neurônios nociceptivos A delta emitem projeções que se dirigem exclusivamente para o corno ventral da medula.
Quando é inserida uma agulha de acupuntura, os neurônios A delta nociceptivos mecanotérmicos de alto limiar são estimulados.
Considere um paciente com tendinite do calcâneo à direita há cerca de seis meses, sem melhora com o uso de anti-inflamatórios e fisioterapia. Sabe-se que, na presença de neuropatia, os músculos encurtam-se e podem comprimir nociceptores musculares. Diante disso, o tratamento com acupuntura deve incluir, entre outras áreas de estímulo, pontos localizados no(s)
extensor longo do hálux.
músculos gastrocnêmio e sóleo.
músculo tibial anterior.
músculo quadríceps femural.
extensor curto do hálux.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...