Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Criança de 6 anos e 8 meses de vida comparece a sua segunda consulta, no intervalo de seis meses, no ambulatório de Pediatria. Nesta consulta foi identificado que sua velocidade de crescimento, nesse intervalo, foi de 1,0 cm. Qual a melhor conduta em relação a este caso?
Acompanhamento clínico. Nada pode ser dito a respeito da velocidade de crescimento, pois é necessário, no mínimo, um ano de acompanhamento.
A velocidade de crescimento é muito baixa, provavelmente é deficiência de hormônio do crescimento. Solicitar imediatamente avaliação hormonal específica.
Solicitar raiox para idade óssea e manter acompanhamento clínico por mais 6 meses.
Descartar causas gerais de baixa velocidade de crescimento (erro alimentar, anemia, parasitoses, alterações renais e hepáticas, por exemplo) e apenas depois considerar deficiências hormonais, caso os exames tenham resultados normais.
Velocidade de crescimento normal, retorno em 4 meses, sem exames.
Lactente de seis meses, nascido na zona rural de Pedro II, foi amamentado com seio materno exclusivo até os 2 meses, quando a sua mãe faleceu após acidente de moto. Então introduziram leite de vaca meio a meio, mas a criança apresentava diarréia, distensão, irritabilidade e vômitos horas após tomar o leite. Devidos aos sintomas relatados a criança passou a tomar exclusivamente leite de cabra com melhor aceitação. O controle laboratorial mostra hemoglobina= 7,5g/dl, VCM= 100, leucócitos= 4,200/mm3 e reticulócitos de 2%. O tratamento inicial desta criança deve incluir a suplementação dietética com:
ácido fólico;
ferro;
vitamina B12;
piridoxina;
niacina.
Qual o sinal de maior valor no diagnóstico de sinusopatia aguda bacteriana em lactentes?
Obstrução nasal.
Tosse noturna.
Presença de secreção purulenta pós-nasal.
Cefaléia.
Radiografia com seios da face sem aeração.
Criança de 10 meses, chega ao pronto socorro com quadro clínico de febre alta, vômitos e diarréia há 6 horas. As evacuações são líquidas com sangue e muco. Ao exame está desidratada de segundo grau, irritadiça. O hemograma mostra 19.000 leucócitos com 19% de bastões, 65% de segmentados, 1% de eosinófilos, 10% de linfócitos e 5% de monócitos. O germe causador desta infecção é provavelmente:
shigella;
salmomela;
E. coli enteropatogênica;
rotavírus;
mebíase.
Lactente de 14 meses, apresenta há três dias febre alta com tosse, dispnéia progressiva e queda do estado geral. Na radiografia de tórax nota-se processo pneumônico inespecífico lobo médio. Você o interna e inicia penicilina cristalina, após 48 horas a radiografia de tórax é repetida devido à piora do quadro clínico. Nela aparece derrame pleural à direita. Sua principal hipótese diagnóstica é:
tuberculose miliar;
pneumonia estafilocócica;
insuficiência cardíaca congestiva;
abscesso pulmonar;
tumor pulmonar.
Criança de 18 meses, chega ao Pronto Socorro do Satélite às duas horas da manhã trazido por sua mãe com tosse rouca importante. Após a anamnese e exame físico você chega ao diagnóstico de laringotraqueobronquite (crupe viral). Qual é o agente mais comumente associado a esta doença?
Adenovírus
Influenza.
Parainfluenza.
Rinovírus.
Vírus sincicial respiratório.
O aleitamento materno deverá ser contra-indicado no caso de a mãe ter:
HIV positivo;
tuberculose;
mastite;
hepatite A;
existem duas alternativas corretas.
Mãe de lactente de 30 dias chega ao Pronto Socorro do Monte Castelo, chorando muito com queixa que seu leite está secando e seu filho está chorando de fome. Diz que é hipertensa e está tomando várias medicações. Qual das medicações abaixo, mais provavelmente, está implicada com a diminuição do leite desta lactante?
Antifúngico.
Antiinflamatório.
Broncodilatador.
Diurético.
Fenobarbital.
Sobre as hipovitaminoses é VERDADEIRO afirmar que:
a deficiência de B1 (tiamina) causa pelagra;
a deficiência de Niacina causa Beribéri descrito como dermatite, diarréia e demência;
a deficiência de B2 (Riboflavina) pode causar estomatite angular, queilose, atrofia das papilas linguais;
a deficiência de Biotina é comum ocorrer isoladamente e o consumo de clara de ovos crus evita a sua deficiência.
As duas próximas questões (41 e 42) estão relacionadas com o enunciado abaixo.
Escolar de oito anos de idade, há cinco dias iniciou quadro gripal com febre baixa que evoluiu com tosse seca que piora à noite e dispnéia progressiva. Ao exame taquidispnéia moderada FR= 35irpm, bom estado geral, afebril, MV presente bilateral diminuído globalmente com estertores bilaterais difusos e alguns estertores creptantes em bases.
De acordo com seu diagnóstico, proponha o melhor tratamento.
Aerossol com budesonida e prednisolona via oral.
Amoxicilina via oral e aerossol com beta- 2 agonista.
Somente amoxicilina via oral.
Aerossol com budesonida e beta- 2 agonista.
Aerossol com beta- 2 agonista e prednisolona via oral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...