Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O acesso venoso central tem sido um procedimento muito utilizado nos últimos 30 anos, sendo realizado basicamente por duas vias: punção percutânea ou dissecção venosa. Com relação a este procedimento, marque a alternativa INCORRETA.
As principais indicações são: impossibilidade de se obter acesso venoso periférico, administração de nutrição parenteral prolongada, infusão de drogas, exsanguineotransfusão e quimioterapia.
As complicações das punções percutâneas são geralmente técnicas.
A trombose venosa profunda é uma complicação frequente do acesso venoso central e o seu diagnóstico é feito pelo exame contratado (flebografia).
Infecção do cateter é comum, clinicamente se apresenta com febre persistente sem foco aparente e pode ser fonte de embolia séptica.
O reflexo vagal desencadeado pela dissecção venosa ou introdução do cateter pode ser causa de arritmia ou mesmo de parada cardíaca.
O grande desenvolvimento da Cirurgia Pediátrica se deve em parte ao conhecimento das características fisiológicas do recém-nascido (RN) e da criança, o que possibilitou estabelecer condutas preventivas e curativas para os pacientes com afecções cirúrgicas. Com relação a estas características fisiológicas, marque a alternativa INCORRETA.
RN pré-termo apresenta maior tendência à icterícia por incapacidade do fígado em metabolizar bilirrubina, maior perda insensível de água devido à maior superfície corporal e pouco tecido celular subcutâneo e hipocalcemia, uma vez que o estoque de cálcio se faz somente após o nascimento.
RN pequeno para a idade gestacional apresentam maior frequência de hipoglicemia pelo baixo teor de glicogênio hepático, pneumonia, devido à deficiência imunológica e ao grande gasto de energia com o anabolismo exagerado.
O RN é mais susceptível à hipotermia por possuírem tecido celular subcutâneo escasso, centro termorregulador imaturo e circulação sanguínea subcutânea superficial, possibilitado maior perda de calor.
A anestesia geral em RN promove paralisia da musculatura com diminuição da produção de calor, favorecendo a hipotermia que determina a secreção de catecolaminas, que por sua vez irá promover vasoconstrição periférica e metabolismo anaeróbico, cujo resultado final é a acidose metabólica.
A taxa de filtração glomerular do RN é apenas 25% da do adulto, devido a um fluxo sanguíneo medular maior do que o da cortical, resultando em uma inabilidade do rim em eliminar os catabólitos.
Através de um exame físico minucioso, associado a manobras simples e viáveis em qualquer maternidade, é possível estabelecer a suspeita ou a confirmação diagnóstica de malformações congênitas. Com relação aos sinais de alerta em um recém-nascido, marque a alternativa INCORRETA.
Taquicardia, taquipneia, dispneia e cianose: hérnia diafragmática.
Resíduo gástrico > 20 ml, vômitos biliosos, distensão abdominal, RX com distensão de alças e níveis hidroaéreos: obstrução intestinal.
História de oligohidrâmnio, massa abdominal palpável: malformação do trato urinário.
Massa abdominal palpável: tumores abdominais.
Ausência de evacuações, distensão abdominal: megacólon congênito, síndrome do colo esquerdo pequeno, síndrome do mecônio espesso.
Sobre as doenças diarréicas agudas, é CORRETO afirmar:
A maior prevalência, independente da faixa etária, é de doenças diarreicas de origem bacteriana, com resolução espontânea.
As causas virais têm manifestação em surtos, com certa sazonalidade.
Atualmente a doença diarreica secundária à parasitose intestinal é pouco comum dado melhoria das condições sanitárias.
A doença diarréica aguda bacteriana, deve obrigatoriamente ser tratada em nível hospitalar.
Nenhuma das anteriores.
Qual das alternativas abaixo está CORRETA:
Apenas crianças abaixo do escore Z 2,5 são consideras baixas e devem ser investigadas como tal.
A aferição de estatura deve ser aproximada, evitando valores intermediários como 165,3 cm.
Meninos, em média, são 13 cm mais altos que as meninas dado sua produção maior de hormônio do crescimento.
Crianças que estão abaixo do percentil 5 para estatura, são baixas para idade e devem ser investigadas sempre, independente da altura do pais.
Menina, com 6 anos de idade comparece a consulta com pediatra acompanhada da mãe. Ela informa que a paciente apresentou surgimento de broto mamário identificado há 6 meses com aumento progressivo. Qual a melhor conduta nesse caso:
Acompanhamento clínico, a telarca deve ocorrer aos 6 anos de idade.
Solicitar avaliação especializada, após solicitar raiox para idade óssea e dosagem de gonadotrofinas.
Observar velocidade de crescimento por 6 meses e caso velocidade alta, encaminhar ao endocrinologista pediátrico.
A avaliar o IMC (índice de massa corporal) da paciente, pois se a mesma for obesa, nada a fazer. Meninas obesas desenvolvem puberdade precoce.
Nenhuma das anteriores.
Referente ao paciente da questão anterior, sabese que a antibioticoterapia empírica precoce é fundamental para melhor resposta clínica, no caso de uma meningite bacteriana. Qual a primeira escolha em relação à antibioticoterapia empírica, para paciente de 8 anos e 10 meses com meningite bacteriana:
Ceftriaxona
Vancomicina.
Ampicilina.
Meropenem.
Ciprofloxacino.
Criança do sexo masculino, 8 anos e 10 meses, comparece ao serviço de emergência para avaliação clínica e o pediatra de plantão, suspeita de meningite bacteriana dado história e exame físico sugestivos. Nesta faixa etária, quais os agentes etiológicos mais frequentes:
Haemophillus influenzae e Streptococcus pneumoniae.
Neisseria meningitidis e Haemophillus influenzae.
Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis.
Streptococcus pneumoniae e Staphylococcus sp.
Nenhuma das anteriores.
Sobre a suplementação de ferro e anemia ferropriva, em crianças, é CORRETO:
Para crianças que nasceram prétermo, deve ser feita na dose de 2 mg/kg/dia até o segundo ano de vida, preferencialmente.
O ferro deve ser administrado juntamente com o leite para melhorar a aceitação do tratamento.
Alterações gastrointestinais (diarreia, por exemplo) são pouco comuns com doses acima de 5mg/kg/dia de sulfato ferroso.
A prevalência de anemia ferropriva se mantém estável, ao longo dos últimos 30 anos, apesar de medidas governamentais de redução de tal patologia.
Nenhuma das anteriores é correta.
Paciente de 12 anos, residente em Porto Alegre, viajará para o estado do Amazonas. A mãe comparece para atualização vacinal do paciente. Segundo a carteira nacional de vacinação, o paciente tem o esquema vacinal completo até os 6 anos de idade ( a última vacina foi feita com esta idade). O pediatra deve recomendar que o paciente receba quais vacinas?
Dupla tipo adulto (Dt), febre amarela e tríplice viral (SCR).
Apenas a dupla tipo adulto (Dt).
Reforço antihepatite B e dupla tipo adulto (Dt).
Dupla tipo adulto (Dt), febre amarela e tríplice viral (SCR) e reforço antihepatite B.
Nenhuma, o calendário vacinal se encerra aos 6 anos de idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...