Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os pais de Júlia, que tem 5 anos de idade, vêm à consulta com a seguinte queixa: há um ano ela não faz cocô, a não ser com o uso de medicamento, e algumas vezes tiveram de levá-la para o hospital porque nem com medicamentos via oral ela conseguia evacuar. Referem que a criança evacua 1 vez por semana, apresentando dor e esforço para evacuar, fezes volumosas e endurecidas, às vezes com sangramento e frequentemente tem perda fecal que sujam as roupas íntimas. Diante do quadro clinico, analise as afirmativas abaixo.
I - A perda fecal involuntária ocorre devido à retenção de fezes na ampola retal e é caracterizada como encoprese.
II - Causas orgânicas como: hipotireoidismo, malformação anorretal, aganglionose colônica e alterações do sistema nervoso central devem ser pesquisadas.
III - Durante o acompanhamento da paciente, o toque retal deverá ser realizado pelo menos uma vez.
IV - O tratamento consiste em orientar os pais, tratar a impactação fecal quando presente, prevenir novos episódios de impactação fecal através de laxativos orais, dieta rica em fibras e orientação quanto à instituição do hábito intestinal.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
Somente as afirmativas II e III são corretas.
As afirmativas I, II, III e IV são corretas.
Em uma cidade do interior de Santa Catarina, o número total de nascidos vivos no ano de 2011 foi de 2.170 crianças. O número de óbitos ocorridos em crianças menores de 1 ano foi: 16 crianças menores de 7 dias de vida; 4 crianças entre 7 e 27 dias de vida; 10 crianças entre 28 dias e primeiro ano. É CORRETO afirmar que a taxa de mortalidade infantil precoce nessa cidade para cada mil nascidos vivos foi de:
9,21
7,37
12,8
4,6
13,8
Assinale a alternativa CORRETA. O acidente responsável pelo maior número de casos de mortalidade em crianças menores de cinco anos é:
a intoxicação aguda.
o afogamento.
a queimadura.
o automobilístico.
a queda.
Leia o quadro abaixo e responda às questões 32 e 33.
Dona Teresa, avó de Luciana (supracitada), retorna em 30 dias para consulta de puericultura, referindo que a neta precisa de mais algum alimento para comer, acredita que tem fome e que não cresceu adequadamente nos últimos dias, insiste que deseja introduzir o LV com amido de milho e açúcar, mas não sabe quanto acrescentar. Refere que a neta evacua com menos frequência, diminuiu o número de fraldas molhadas e chora muito. Na consulta atual, apresenta peso de 6000g, estatura 61, bom DNPM e irritabilidade ao exame físico. Diante da situação, a orientação MAIS RECOMENDADA é:
manter o LM ordenhado até completar 6 meses de vida e a partir dessa idade iniciar papa salgada + suco de fruta, papa de frutas e LV 200 ml, acrescido de carboidrato, oferecidos 3x/dia. Retornar em 7 dias para aferir o sucesso das novas orientações.
iniciar papa salgada + suco de fruta, papa de frutas 1x/dia e manter o aleitamento materno ordenhado enquanto a mãe estuda. Retornar em 7 dias para aferir o sucesso das novas orientações.
iniciar papa salgada + suco de fruta, papa de frutas 1x/dia e manter o aleitamento materno ordenhado enquanto a mãe estuda. Retornar em 7 dias para aferir o sucesso das novas orientações.
iniciar papa salgada + suco de fruta, papa de frutas e introduzir fórmula láctea infantil. Retornar em 7 dias para aferir o sucesso das novas orientações.
introduzir fórmula láctea infantil nos momentos de ausência da mãe. Retornar em 7 dias para aferir o sucesso das novas orientações.
Leia o quadro abaixo e responda às questões 32 e 33.
Na situação acima, a MELHOR CONDUTA é:
recomendar LV integral diluído (10%), acrescido de carboidrato (5 a 8 g/100 ml), oferecido a cada 3 horas.
recomendar LV integral, acrescido de carboidrato (5 g/100 ml), oferecido a cada 3 horas.
recomendar LV integral diluído (7,5%), acrescido de carboidrato (10 g/100 ml) oferecido a cada 3 horas.
evitar a prescrição do LV in natura, justificando que não é uma boa forma de alimentar a lactente, e orientar para oferecer fórmula láctea infantil nos momentos de ausência.
evitar a prescrição do LV, justificando que não é uma boa forma de alimentar a lactente, pois pode determinar problemas para a saúde da criança a curto e a longo prazo; e orientar para que seja oferecido o leite materno ordenhado nos momentos de ausência.
Assinale a alternativa CORRETA. A mãe de um lactente de 19 meses vem à consulta pediátrica preocupada com o seu filho, pois ele ainda não avisa que evacuou, quando comparado a sua prima de 17 meses. Na avaliação dos marcos neuropsicomotores deste menino, podemos considerar que são esperados para a faixa etária:
nomear objetos e obedecer ordens.
controlar o esfíncter anal e formar frases gramaticais.
andar e subir escadas sem apoio.
controlar o esfíncter vesical e descer escadas.
empregar palavras com sentido e correr.
Sobre o desenvolvimento físico, é CORRETO afirmar que:
um lactente de 20 meses com peso entre z <-1 e>-2 tem baixo peso.
um menino de 18 meses de idade com estatura no z escore -1 encontra-se em um canal de risco nutricional.
crescer com velocidade ascendente, entre z escore -2 a +2 é considerado adequado.
todas as avaliações do estado nutricional tomam como referência as medidas constantes no z escore 0 das curvas e tabelas, e os cálculos de desvios são feitos sempre a partir do z escore 1.
uma menina com 10 anos de idade com peso entre z >+2 e <+3 tem sobrepeso.
Assinale a alternativa CORRETA. Paciente de 4 anos de idade, sexo feminino, vem à consulta para controle de saúde. Tem história de sedentarismo e erro alimentar. Ao exame físico apresenta peso de 20 kg e estatura de 105 cm. Os pais estão preocupados com seu desenvolvimento físico. O diagnóstico nutricional, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é de:
sobrepeso.
obesidade.
peso normal para idade e sexo.
risco de sobrepeso.
peso muito elevado para idade.
Segundo o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, com relação à tuberculose na criança, é CORRETO afirmar que:
em crianças vacinadas há menos de cinco anos considera-se sugestivo de infecção prova tuberculínica igual ou superior a 10 mm.
a prova tuberculínica pode ser interpretada como sugestiva de infecção quando igual ou superior a cinco mm em crianças não vacinadas com BCG, vacinadas há mais de dois anos ou com qualquer condição imunodepressora.
cerca de 10% dos casos de TB em crianças têm apresentação extrapulmonar. As formas mais frequentes são: intestinal, renal e meningoencefálica.
na TB congênita o parto prematuro ocorre em cerca de 20% dos casos e a letalidade é inferior a 10%, desde que seja feito o tratamento adequado.
o lavado gástrico é indicado em todos os casos e o exame de escarro (baciloscopia e cultura) tem alta sensibilidade na tuberculose da criança.
Lactente de quatro meses de idade é trazido à emergência apresentando crise convulsiva generalizada. A mãe refere que a criança, após crise de choro, começou a apresentar palidez, choro fraco e hipoatividade, com início há 3 horas. Ao exame apresenta-se sonolento, pálido, respondendo mal aos estímulos e bradipneico. O exame de fundo de olho revela papiledema e hemorragia retiniana. Assinale a alternativa que contém o PROVÁVEL DIAGNÓSTICO para o quadro clínico acima descrito.
Septicemia.
Meningite aguda.
Crise de perda de fôlego do tipo pálido.
Aspiração de leite.
Síndrome do bebê sacudido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...