Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as questões abaixo, assinale aquela que contém um critério diagnóstico da arterite de Takayasu.
Diferença de pressão de 0,5 mmHg entre os membros superiores.
Claudicação de extremidades.
Claudicação de mandíbula.
Perda visual súbita.
Febre alta com calafrios.
Sobre a esclerose sistêmica está correta a afirmativa:
A forma cutânea difusa manifesta-se por: acometimento cutâneo difuso, estendendo-se ao tronco, abdome, face, extremidades proximais e distais;
A forma cutânea limitada manifestase por: acometimento cutâneo difuso, estendendo-se ao tronco, abdome, face, extremidades proximais e distais;
A forma sineescleroderma manifestase por: acometimento cutâneo difuso, estendendo-se ao tronco, abdome, face, extremidades proximais e distais;
A doença indiferenciada do tecido conjuntivo manifesta-se por: acometimento cutâneo difuso, estendendo-se ao tronco, abdome, face, extremidades proximais e distais.
A artrite infecciosa é uma doença de grande importância clínica, pois médicos de diversas especialidades podem se deparar com esse quadro, e o retardo no diagnóstico e tratamento adequado poderá deixar sequelas articulares graves ou até risco de morte. Sobre esta patologia, estão corretas as afirmativas:
I - A artrite séptica é considerada uma emergência médica, pois a demora no seu diagnóstico pode levar a danos articulares irreversíveis e até ao óbito.
II - A principal causa de artrite em jovens sexualmente ativos é a infecção gonocócica disseminada.
III A contagem de células do líquido sinovial na artrite gonocócica costuma ser mais baixa do que nas artrites sépticas não gonocócicas.
I e II;
II e III;
I e III;
I, II e III.
Paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, gestação de 20 semanas, apresenta na consulta pré-natal bradicardia fetal. Assinale a alternativa que apresenta o anticorpo materno que poderia estar implicado nessa alteração.
Anti-DNA.
Anti-RNP.
Anti-Sm.
Anti-JO1
Anti-SSA/Ro.
Paciente de 25 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de artrite em joelho direito e tornozelo esquerdo há 1 mês. Há 15 dias lesões pustulosas palmo-plantares. Queixa-se de disúria discreta e secreção uretral leve há 2 meses. A análise da secreção uretral foi negativa para agente infeccioso. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.
Espondilite anquilosante.
Artrite psoriásica.
Artrite reativa.
Artrite reumatoide.
Artrite enteropática.
Paciente de 25 anos, sexo feminino, iniciou quadro de dispneia, uveíte anterior, parotidite e paralisia facial periférica. O quadro é compatível com
mononucleose.
sarcoidose.
amiloidose.
toxolasmose.
osteoartrose.
Paciente com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, em uso de corticosteróides há 5 anos. Fez infusão de Rituximabe há 15 dias. Há 2 dias vem apresentando cefaleia com rebaixamento do nível de consciência. A ressonância nuclear magnética de crânio mostrou ser compatível com leucoencefalopatia multifocal progressiva. O agente causal, que pode ser demonstrado, em pesquisa por PCR, em tempo real no líquor, é
herpes vírus.
JC vírus.
Neisseria meningitides.
HIV.
estafilococos.
Paciente de 50 anos de idade, em tratamento de polimiosite com corticosteróides há 5 anos. Apresenta quadro de dor aguda e intensa em região inguinal esquerda com dificuldade de movimentação dessa articulação. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico provável.
Sinovite coxo-femural esquerda.
Osteoartrose coxo-femural esquerda.
Sacroileíte à esquerda.
Osteonecrose de quadril esquerdo.
Osteocondrite dissecante de quadril esquerdo.
Paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico. Apresenta quadro agudo de paraparesia sensitivo-motora em membros inferiores com retenção urinária. A hipótese a ser descartada e a conduta imediata são, respectivamente,
acidente vascular cerebral. Realização de ressonância nuclear magnética de crânio.
mielite transversa. Realização de ressonância nuclear magnética de coluna dorsal e lombar.
vasculite cerebral. Realização de ressonância nuclear magnética de crânio.
envolvimento medular cervical. Realização de ressonância nuclear magnética de coluna cervical.
meningite lúpica. Realização de ressonância nuclear magnética de crânio.
Paciente do sexo masculino, 46 anos de idade, com diagnóstico de gota há 10 anos. Apresenta função renal normal e excreção urinária de ácido úrico de 150mg nas 24 horas. Seu ácido úrico plasmático e de 8,5mg/dL. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a melhor opção para a redução dos níveis séricos de ácido úrico.
Benzobromarona.
Alopurinol.
Colchicina.
Diurético tiazídico.
Febuxostate.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...