Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à artrite reumatoide (AR), assinale a opção correta.
Os inibidores seletivos de ciclo-oxigenase2 são mais eficazes na redução do processo inflamatório e da dor em relação aos demais anti-inflamatórios não hormonais.
Os antimaláricos (difosfato de cloroquina ou sulfato desidroxicloroquina) são considerados os fármacos padrão no tratamento da AR devido a suas propriedades de redução dos sintomas e da progressão das lesões radiográficas.
O adalimumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que se liga ao receptor de interleucina-6 e é indicado rotineiramente no período inicial da AR, com o objetivo de mudar o curso dessa doença a longo prazo.
A doença pode levar a limitação funcional, com perda de capacidade laboral e de qualidade de vida, porém sem repercussão na sobrevida dos pacientes acometidos.
O efeito mais conhecido e esperado dos corticoides no tratamento da AR é a melhora do processo inflamatório e da dor; além disso, há evidência de que os corticoides modificam o curso da doença.
O fármaco normalmente utilizado para a quimioprofilaxia, quando esta for indicada, em pessoas que tenham contato com pacientes tuberculosos é a
isoniazida.
etambutol.
estreptomicina.
estreptomicina.
rifampicina.
Assinale a opção correta tendo em vista as características habitualmente associadas ao linfogranuloma venéreo.
O quadro clínico dessa doença inicia-se com ulceração dolorosa de borda plana ou hipertrófica, bem delimitada, com fundo granuloso, de aspecto vermelho vivo e de sangramento fácil. A ulceração evolui lenta e progressivamente, podendo se tornar vegetante ou ulcerovegetante.
A lesão de inoculação dessa afecção inicia-se por pápula, pústula ou exulceração indolor, que desaparece sem deixar sequela, e o diagnóstico deve ser considerado nos casos de adenite inguinal e de estenose uretral ou retal.
O sintoma mais precoce do linfogranuloma venéreo é a sensação de prurido na fossa navicular, que se vai estendendo para toda a uretra e que, após um a três dias, faz que o doente se queixe de disúria, seguida por corrimento, inicialmente mucoide, que, com o tempo, vai-se tornando, às vezes, mais abundante e purulento.
Essa afecção caracteriza-se por lesões múltiplas e habitualmente dolorosas e pela transmissão exclusivamente sexual, provocada pelo Haemophilus ducreyi.
O linfogranuloma venéreo é caracterizado pelo aparecimento de lesões vesiculosas que, em poucos dias, transformam-se em pequenas úlceras, precedidas de sintomas de ardência, prurido e dor.
Tendo em vista que a cirurgia bariátrica (CB) proporciona redução nos índices de morbimortalidade, como demonstrado em um estudo observacional de dez anos de seguimento, assinale a opção que apresenta, respectivamente, um quadro de indicação (ID) e um quadro de contraindicação (CT) para a realização dessa cirurgia.
ID: adulto com IMC de 41 kg/m² sem comorbidades; CT: antecedente de infarto do miocárdio sem complicações há mais de um ano
ID: adulto com IMC de 36,5 kg/m² e resistência a tratamentos para obesidade conservadores realizados regularmente há seis meses; CT: depressão maior, refratária aos tratamentos conservadores instituídos
ID: síndrome metabólica e IMC de 39 kg/m²; CT: dificuldade de compreender riscos, benefícios e resultados esperados, alternativas de tratamento e mudanças no estilo de vida requeridas com a CB
ID: controle glicêmico em diabético com IMC de 32 kg/m²; CT: dependência de álcool ou drogas ilícitas
ID: adulto hipertenso com IMC de 37 kg/m² e controle inadequado da PA a despeito do uso regular de três antihipertensivos; CT: episódio de ataque isquêmico transitório há seis meses
Com referência a obesidade e síndrome metabólica, assinale a opção correta.
O ponto de corte da circunferência abdominal a partir do qual há maior risco cardiovascular é de 80 cm para homens, independentemente da etnia do paciente avaliado.
Recomenda-se uma dieta planejada individualmente para se criar um déficit diário de 500 kcal a 1.000 kcal como parte integrante de programas de perda de peso que objetivem diminuição de 0,5 kg a 1 kg por semana.
Em um período de doze meses, menos de 20% dos pacientes recupera o peso perdido no pré-tratamento e a maioria mantém perda de 5 kg ou mais.
Dietas hipocalóricas, escassas em gorduras, ricas em carboidratos complexos e em fibras resultam em aumento dos níveis de triglicerídios, da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes obesos e diabéticos.
O IMC é um indicador preciso da distribuição da gordura corporal.
Com relação à diabetes melito do tipo 2 (DM2), assinale a opção correta.
Há estudos clínicos que demonstraram os efeitos benéficos do exercício físico na DM2, tais como a redução do risco cardiovascular e melhora do controle glicêmico com redução da hemoglobina glicada, resultados estes que independem da redução do peso corporal.
Não há evidências científicas de que a mudança do estilo de vida adoção de dieta e realização de atividade física rotineira seja mais eficaz que o uso de medicamentos para a prevenção de DM2.
Ao se avaliar o controle adequado do DM2, não há diferença quanto ao método de obtenção da hemoglobina glicada. Os resultados são equivalentes pelo método laboratorial de cromotografia líquida de alta eficiência ou por técnicas não rastreáveis.
A medição da hemoglobina glicada registra com acurácia a ocorrência de episódios de hipoglicemia significativos.
Não há relação entre resistência à insulina e maior chance de se desenvolver hipertensão arterial, esteato-hepatite não alcoólica e aumento de risco cardiovascular.
Quanto à rinite alérgica e a agentes causadores dessa inflamação, assinale a opção correta.
A radiografia simples dos seios paranasais é indicada para o diagnóstico de rinite alérgica devido a sua alta sensibilidade e especificidade.
No tratamento da rinite alérgica, a vantagem da aplicação dos esteroides intranasais é a ausência de efeitos sistêmicos, observados com os corticosteroides sistêmicos.
Os ácaros da poeira domiciliar têm vários componentes alergênicos identificados; contudo, a fonte mais importante de aeroalérgenos desses insetos são as partículas fecais.
Na rinite alérgica, as prostaglandinas são mediadores químicos pré-formados responsáveis pelo recrutamento e pela ativação de eosinófilos, pelo aumento da produção de citocinase e pela redução do batimento ciliar.
Dosagem de IgE total elevada, eosinofilia no sangue periférico e na secreção nasal são dados específicos da rinite alérgica, o que permite o diagnóstico mesmo diante de sintomas atípicos.
Assinale a opção correta com relação à insuficiência renal aguda (IRA).
A maioria dos óbitos decorrentes da IRA é devida a distúrbios metabólicos.
No paciente com IRA pré-renal, ocorre o aumento da concentração sanguínea de ureia de modo linear e inversamente proporcional à queda da taxa de filtração glomerular.
No paciente com IRA pré-renal, a concentração urinária de sódio e a osmolalidade urinária são elevadas.
A maior perfusão sanguínea associada ao maior aporte de oxigênio para a região medular externa renal torna essa área muito mais resistente à hipovolemia e à hipóxia, quando comparada à região cortical.
A creatinina, além de filtrada, é também secretada pelas células do túbulo proximal, sendo essa secreção mais expressiva com o agravamento da redução da filtração glomerular.
A vertigem paroxística posicional benigna
corresponde a um episódio vertiginoso de duração prolongada, geralmente superior a uma hora.
é frequentemente acompanhada de hipoacusia e zumbido.
pode ser diagnosticada a partir da constatação de nistagmo puramente vertical no exame neurológico.
é constituída por episódios de vertigem desencadeados por atividade física.
é causada pelo deslocamento dos otólitos que flutuam na endolinfa.
Uma paciente de setenta e quatro anos de idade e com antecedente de hipertensão arterial mal controlada há vários anos compareceu à emergência com queixa de dispneia aos pequenos esforços nos últimos cinco dias. No exame físico, a paciente apresentava-se normocorada, com as extremidades quentes, frequência respiratória de 24 irpm, PA de 164 mmHg × 76 mmHg e frequência cardíaca de 102 bpm, turgência jugular a 30º, ictus cordis no quinto espaço intercostal esquerdo, linha hemiclavicular, ritmo cardíaco regular em três tempos (quarta bulha) e sem sopros. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes nas bases, bilateralmente. Adicionalmente, notaram-se refluxo hepatojugular e edema perimaleolar bilateral. Os demais sistemas não apresentaram alterações significativas no exame clínico. A radiografia de tórax demonstrou: índice cardiotorácico de 0,4, com redistribuição vascular para os ápices e edema intersticial. O ecocardiograma revelou fração de ejeção igual a 62%, com sinais de alteração do relaxamento ventricular.
Assinale a opção que apresente a hipótese diagnóstica mais provável e uma opção terapêutica para a paciente objeto do caso clínico descrito.emergência hipertensiva / nitroprussiato de sódio
insuficiência cardíaca com função sistólica preservada / diurético
edema agudo de pulmão / morfina
miocardiopatia hipertrófica / digoxina
disfunção sistólica de ventrículo esquerdo / inibidor da enzima de conversão da angiotensina
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...