Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Jovem de 18 anos, em exame oftalmológico pré-admissional, apresenta hiperpigmentação retiniana hipertrófica. Tal achado está relacionado com a presença de história familiar positiva para:
vasculite.
câncer colorretal.
cardiopatia congênita.
doença celíaca.
doença inflamatória intestinal.
O anticorpo que possui especificidade elevada (aproximadamente 98%), porém sensibilidade baixa (em torno de 70%) para o diagnóstico de artrite reumatoide é o:
anti-CCP.
anti-RNP.
fator reumatoide.
anti-SSA.
anti-PM-Scl.
Mulher de 46 anos iniciou tratamento para hipertensão arterial recentemente. Retorna para consulta de revisão com níveis tensionais controlados, porém se queixando de edema em membros inferiores. Aponte o anti-hipertensivo que cursa mais frequentemente com esse efeito colateral.
Propranolol
Captopril.
Anlodipina
Hidralazina.
Losartana
O uso de agentes trombolíticos pode estar indicado em casos graves de tromboembolismo pulmonar. O intervalo de tempo ($t) entre o início do evento e o uso de trombolítico deve ser, no máximo, de:
3 horas.
12 horas.
24 horas.
5 dias.
14 dias.
Homem de 21 anos, oriundo de zona rural no interior da Bahia, é atendido por febre irregular, perda de peso e aumento progressivo do volume abdominal nos últimos 10 meses. Encontra-seemregular estado geral, com febre baixa, hipocorado e desnutrido. Exame do abdome com hepatoesplenomegalia, com baço ultrapassando a linha média. Exames laboratoriais evidenciam pancitopenia, aumento do VHS, hipoalbuminemia e hipergamaglobulinemia policlonal.Aprincipal hipótese diagnóstica é:
febre tifoide.
malária.
leptospirose
leishmaniose visceral.
febre amarela.
Paciente de 20 anos apresentou lesões papulovesiculosas em superfície externa de extremidades e no tronco. Após avaliação dermatológica, com realização de biopsia, foi feito o diagnóstico de dermatite herpetiforme. O dermatologista prontamente encaminhou o paciente para pesquisa da seguinte condição associada:
doença celíaca.
doença diverticular do cólon.
cirrose hepática.
retocolite ulcerativa.
lúpus eritematoso sistêmico.
Homem de 40 anos realizou ultrassonografia abdominal que mostrou imagem isoecogênica de 4 cm em lobo hepático direito. Para melhor esclarecimento da lesão, o seu médico assistente solicitou uma tomografia computadorizada dinâmica que confirmou a presença de lesão homogênea, com captação arterial rápida de contraste, além de perda também rápida da captação na fase venosa. Notava-se, ainda, cicatriz central hipodensa, contendo artéria que dava origem a múltiplos ramos contrastados (aspecto de roda-de-carruagem). A principal hipótese diagnóstica é:
hamartoma.
abscesso amebiano.
hemangioma cavernoso.
linfoma
hiperplasia nodular focal.
Paciente de 25 anos, em acompanhamento por Doença de Crohn, com acometimento ileal, é internado por nefrolitíase. O tipo de cálculo mais comum neste caso é o de:
ácido úrico.
cistina
fosfato amoníaco magnesiano.
oxalato de cálcio.
estruvita.
O tratamento da obesidade vem sendo tema de calorosos debates no meio médico e na imprensa. Aponte o fármaco que tem seu mecanismo de ação com base na inibição das lipases do trato gastrointestinal.
Rimonabanto.
Topiramato.
Orlistat.
Mazindol
Femproporex.
Paciente de 38 anos realizou sorologia para hepatite B após avaliação de seu médico assistente. O resultado foi: HbsAg negativo, anti-Hbs positivo, anti-Hbe e HbeAg negativos, anti-Hbc IgG e IgM negativos.Tal achado é compatível com:
hepatite Bcrônica com baixa replicação viral.
vacinação prévia para hepatite B.
hepatite Baguda com baixa replicação viral.
hepatite Bcrônica com alta replicação viral.
exposição prévia à hepatite B, com cura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...