Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à coronariopatia, analise as afirmativas abaixo.
I. Na angina instável de baixo risco, os pacientes podem ser submetidos a testes provocadores de isquemia e, se necessário, à cinecoronariografia, ainda enquanto internados.
II. Pacientes com infarto agudo do miocárdio, com estratificação inicial considerada como de baixo risco, que evolui sem complicações e apresenta no ecocardiograma boa função ventricular esquerda (FE ≤ 50%), podem realizar, eletivamente, no acompanhamento ambulatorial, testes não-invasivos para detecção de isquemia.
III. Entre os testes não-invasivos inclui-se o teste de esforço de sintoma limitado para aqueles com ECG sem alterações significativas e com condições de realizar esforço físico na esteira.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
No que diz respeito ao tratamento farmacológico de síndromes coronárias agudas, como angina instável e infarto agudo do miocárdio, a ação antiisquêmica dos fármacos antagonistas dos canais de cálcio ocorre na medida em que, ao se bloquear a entrada de cálcio nas fibras miocárdicas, reduz-se a contratilidade e, consequentemente,
aumenta a condução atrioventricular.
reduz o consumo de oxigênio.
torna o nó sinusal mais rápido.
leva a uma ação vasodilatadora periférica.
os antagonistas agem ocupando os receptores e impedindo sua ligação ao fibrinogênio.
S.H., sexo masculino, 51 anos, apresenta-se ao PA com dor torácica, antecedente de doença aterosclerótica das coronárias (pai), sudorese, hipotensão, ECG inicial com supra de ST maior a 1 mm em três derivações contíguas, que não reverte após administração do nitrato sublingual. Há alta probabilidade de diagnóstico de
angina estável.
angina instável.
edema agudo pulmonar.
miocardite.
infarto agudo do miocárdio.
Acerca das síndromes coronárias agudas (SCA), é correto afirmar que
a angina instável apresenta episódios de dor prolongados (mais de 30 minutos), intensos e geralmente acompanhados de sudorese, palidez e náuseas.
o infarto agudo do miocárdio apresenta episódios de dor repetidos, de curta duração e revertidos com nitrato sublingual.
o quadro clínico clássico de angina instável caracteriza-se por dor precordial ou retroesternal, às vezes epigástrica, com irradiação para membros superiores, em geral o esquerdo, mandíbula e/ou região dorsal.
em pacientes com dor torácica sugestiva de SCA, o ECG deve ser realizado compulsoriamente nos primeiros 10 minutos do atendimento.
o ECG identifica o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio em quase a totalidade dos casos, sendo possível detectar isquemia na ausência de sintomas típicos.
Quanto ao tratamento medicamentoso dos pacientes com doença coronária crônica e angina estável, é correto afirmar que
a aspirina habitualmente é administrada na dose de 400 a 500 mg/dia VO.
o clopidogrel apresenta como complicações preocupantes neutropenia e púrpura trombocitopênica trombótica, além de quadro hematológico grave com elevado índice de mortalidade. Tem sido substituído nos pacientes com angina crônica estável para o tratamento clínico ou na angioplastia coronária com implante de stent pela ticlopidina.
o dipiridamol, betabloqueador, é um inibidor da fosfodiesterase e exerce efeitos vasodilatadores e antitrombóticos.
os nitratos são agentes que efetivamente diminuem a morbidade e a mortalidade, enquanto que os betabloqueadores são agentes que reduzem a sintomatologia e melhoram a capacidade física (medicamentos antiisquêmicos).
o propranolol e os betabloqueadores cardiosseletivos são os mais utilizados nos casos de angina crônica estável, com doses que devem ser ajustadas para se evitar o aparecimento de sintomas indesejáveis.
Em relação à angina, ou angina pectoris, crônica estável, também chamada angina de Heberden, é incorreto afirmar que
apresenta como sintoma principal a dor na região precordial ou retroesternal.
na maioria dos casos, o quadro clínico é produzido pela aterosclerose das artérias coronárias, processo patológico degenerativo no qual há obstrução progressiva da luz das artérias coronárias por placas de ateroma.
fazendo uso da classificação da angina segundo a Sociedade Canadense de Cardiologia, angina classe I ou II exige investigação invasiva por meio de cinecoronariografia.
os indivíduos que possuem obstrução severa da luz das artérias coronárias (maior 70% da área luminal) podem apresentar episódios de isquemia miocárdica, que surgirá sempre que houver desproporção entre o consumo e a oferta de oxigênio à célula miocárdica.
o ecocardiograma bidimensional é capaz de analisar a contração global e regional do ventrículo esquerdo (VE).
As alterações no exame físico das dislipidemias dependem do depósito de lipídios nos diferentes órgãos. Pacientes podem apresentar tais depósitos
nos ossos.
nos órgãos dos sentidos.
no sangue.
na pele e nos ossos.
na pele, nos olhos e nas vísceras.
Em relação à insuficiência mitral, analise as afirmativas abaixo.
I. Na insuficiência mitral aguda, o medicamento mais adequado é o nitroprussiato de sódio (vasodilatador).
II. Na insuficiência mitral aguda, as principais causas são: febre reumática, prolapso da valva mitral, endocardite infecciosa, doença coronária e doenças vasculares do colágeno.
III. Para a insuficiência mitral crônica, a cirurgia é indicada apenas aos pacientes com sintomas avançados e sem melhora com o tratamento.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
As principais anormalidades da valva mitral são a estenose, a insuficiência e a dupla lesão. A estenose mitral tem como etiologia mais frequente
fatores congênitos.
calcificação do anel mitral.
calcificação dos folhetos valvares e das cordas tendíneas.
doença reumática.
calcificação dos músculos papilares.
É a malformação cardíaca cianótica mais comum. O defeito básico é um desvio anterior do septo infundibular, que ocorre na formação embriológica do tronco conal por volta da 8ª semana de vida intrauterina. Cianose e sopro cardíaco são os principais achados da propedêutica. O tratamento, em geral, é cirúrgico e se faz em torno de um ano de idade. Trata-se da (o)
Trincus Arteriosus.
Atresia Tricúspide.
Atresia Pulmonar.
Anomalia de Ebstein.
Tetralogia de Fallot.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...