Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à fisiologia do exercício, assinale a opção correta.
Durante o exercício físico, a redistribuição do fluxo sanguíneo aumentado, em indivíduos saudáveis, será efetivada pela vasodilatação que ocorre na circulação coronária, associada à vasoconstricção na musculatura esquelética.
Durante o exercício submáximo e máximo, o indivíduo treinado apresenta maior volume sistólico que o indivíduo sedentário.
O aumento da frequência cardíaca durante o teste de esforço é devido exclusivamente à ativação do sistema simpático.
O treinamento físico é responsável por redução significativa da frequência cardíaca máxima ao teste de esforço.
O volume sistólico aumenta progressiva e linearmente de forma semelhante à frequência cardíaca, até atingir seu ápice no pico do esforço.
Um paciente de quarenta e cinco anos de idade relatou ao médico que sofria, havia um mês, de irritabilidade, fraqueza muscular, emagrecimento e insônia e que, havia dois dias, iniciara quadro de taquicardia, razão pela qual procurara o pronto atendimento. Nessa ocasião, o exame físico foi considerado normal, exceto pelos sintomas de pele quente, tremor de extremidades e hiper-reflexia. O paciente apresentou, ainda, níveis elevados da pressão arterial (160 mmHg × 70 mmHg) e da frequência cardíaca (144 bpm), com ritmo cardíaco irregular em dois tempos. O eletrocardiograma demonstrou fibrilação atrial de alta resposta ventricular.
Considerando o caso clínico descrito acima, assinale a opção que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável.feocromocitoma
síndrome paraneoplásica
transtorno de ansiedade generalizada
hipertireoidismo
doença de Cushing
O procedimento de cardioversão elétrica sincronizada é indicado em casos de
flutter atrial.
taquicardia atrial multifocal.
taquicardia ventricular polimórfica sem pulso.
fibrilação ventricular.
ritmo idioventricular acelerado.
O uso de ventilação não invasiva com o CPAP (continuous positive airway pressure) é indicado em determinados casos específicos. Assinale a opção que apresenta um desses casos.
infarto agudo do miocárdio com choque cardiogênico
angina instável
insuficiência cardíaca com rebaixamento do nível de consciência
taquicardia ventricular com instabilidade hemodinâmica
edema agudo de pulmão
A respeito do TCPE, assinale a opção correta.
Define-se como consumo máximo de oxigênio o maior consumo de oxigênio atingido no TCPE de cargas progressivas.
Somente as variáveis obtidas no pico do exercício são válidas como ferramentas prognósticas.
O primeiro limiar ventilatório ou anaeróbio é caracterizado pela perda da linearidade da relação entre VE e VCO2.
A quantificação do valor máximo do pulso de oxigênio contribui para a estratificação de risco do paciente com insuficiência cardíaca.
A margem de erro da determinação do consumo máximo de oxigênio pelo TCPE é de 15%, pouco menor que a do teste convencional, que é de aproximadamente 20%. Entretanto, esta pequena diferença é muito importante na determinação do prognóstico em pacientes com insuficiência cardíaca.
Assinale a opção em que há evidências conclusivas ou consenso geral de que o teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) é um procedimento seguro e útil (classe I).
determinação de prognóstico em pacientes portadores de insuficiência cardíaca assintomáticos
programação de marca-passo dupla câmara
avaliação de pacientes para transplante cardíaco
avaliação da resposta a programas de reabilitação cardíaca
prescrição de exercício em atletas
Quanto à interpretação dos distúrbios do ritmo e da condução durante o TE, assinale a opção correta.
Episódios de pausas sinusais no pós-esforço são marcadores de disfunção do nó sinusal e implicam maior mortalidade cardiovascular.
O desenvolvimento do bloqueio do ramo esquerdo geralmente indica anormalidade.
O bloqueio do ramo direito invalida a análise das alterações de ST/T em relação à isquemia miocárdica em todas as derivações eletrocardiográficas.
As extrassístoles ventriculares induzidas pelo exercício implicam presença de cardiopatia e são muito específicas para o diagnóstico de isquemia miocárdica.
As extrassístoles supraventriculares induzidas pelo exercício implicam alto risco futuro de desenvolvimento de fibrilação atrial.
Considerando os distúrbios da condução atrioventricular, assinale a opção que apresenta situação na qual o TE é um procedimento seguro e útil (classe I), conforme evidências científicas conclusivas ou consenso geral de especialistas.
avaliação da resposta cronotrópica ao exercício em portadores de bloqueio atrioventricular congênito
avaliação funcional para decisão da indicação do dispositivo mais adequado em paciente com bloqueio atrioventricular de segundo grau do tipo 2
avaliação da condução atrioventricular em paciente com bloqueio atrioventricular de primeiro grau
avaliação de distúrbios do ritmo em pacientes portadores de desfibriladores cardíacos implantáveis
avaliação funcional em pacientes com marca-passo de frequência fixa
Em algumas situações, o TE deve ser realizado apenas em ambiente hospitalar, com controle cardiológico adequado e mediante consentimento do paciente e (ou) de seus responsáveis, por escrito e após os devidos esclarecimentos quanto à indicação do exame. Nesse sentido, assinale a opção que exemplifica esse tipo de situação.
diagnóstico diferencial de dispneia em pacientes com estenose mitral grave ou cardiomiopatia dilatada
diagnóstico de doença arterial coronária em pacientes com estenose aórtica com dor torácica ou cardiomiopatia hipertrófica
estratificação de risco na miocardite aguda e na angina pós-infarto
avaliação funcional em pacientes com insuficiência cardíaca compensada avançada (classe III segundo a New York Heavy Association NYHA) e avaliação funcional em indivíduo assintomático com estenose aórtica grave
estratificação de risco no infarto agudo do miocárdio não complicado antes da alta hospitalar e avaliação funcional de paciente com cardiomiopatia restritiva
Assinale a opção que apresenta uma situação em que o TE é um procedimento seguro e útil (classe I), conforme evidências científicas conclusivas ou consenso geral de especialistas.
localização do território isquêmico em paciente submetido à revascularização miocárdica incompleta
estratificação de risco em cirurgias não cardíacas, em pacientes de baixo risco cardiovascular
identificação da reestenose coronária em pacientes assintomáticos submetidos à angioplastia com implante de stent farmacológico há um mês
paciente com doença coronária aguda, antes da alta hospitalar, para prescrição de atividade física
avaliação anual de rotina, após cirurgia de revascularização miocárdica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...