Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do diagnóstico de neoplasias em idosos, assinale a alternativa correta.
Com relação ao hospital-dia geriátrico, assinale a alternativa correta.
Texto para responder às questões de 39 a 42.
Idosa de 92 anos de idade vem à consulta com geriatra após encaminhamento do posto de saúde rural. Sua queixa principal é uma lesão ulcerada na perna com bordas infiltradas e molduradas, com fundo granuloso e presença de secreção seropurulenta. Como doenças crônicas, apresenta ainda hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito, osteoartrose de joelhos, gastrite (sic), insônia e labirintite (sic). Medicamentos em uso: propranolol 120 mg/dia, furosemida 40 mg/dia, ranitidina 300 mg/dia, diclofenaco sódico 100 mg/dia (eventualmente) e cinarizina 75 mg/dia (para insônia e labirintite, sic). Faz controle da dieta para tratamento do diabetes. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, um pouco apática, mas consciente e orientada. Pressão arterial deitada = 150 x 85 mmHg e em pé de = 130 x 80 mmHg. Aparelho cardiovascular com bulhas hipofonéticas e sopro sistólico +/6+ em foco aórtico. O ritmo é regular. Exame abdominal demonstra Traube ocupado e dor à palpação profunda de epigastro e hipogastro. Varizes de membros inferiores ++/4+ com discreto edema +/4+. Exames complementares apresentam hemograma normal, TGO e TGP discretamente elevadas, hipernatremia e sumário de urina com flora bacteriana +++/4+ sem leucocitúria. Assinale a alternativa que apresenta a relação incorreta entre medicação e efeito adverso frequentemente observado em idosos.Texto para responder às questões de 39 a 42.
Idosa de 92 anos de idade vem à consulta com geriatra após encaminhamento do posto de saúde rural. Sua queixa principal é uma lesão ulcerada na perna com bordas infiltradas e molduradas, com fundo granuloso e presença de secreção seropurulenta. Como doenças crônicas, apresenta ainda hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito, osteoartrose de joelhos, gastrite (sic), insônia e labirintite (sic). Medicamentos em uso: propranolol 120 mg/dia, furosemida 40 mg/dia, ranitidina 300 mg/dia, diclofenaco sódico 100 mg/dia (eventualmente) e cinarizina 75 mg/dia (para insônia e labirintite, sic). Faz controle da dieta para tratamento do diabetes. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, um pouco apática, mas consciente e orientada. Pressão arterial deitada = 150 x 85 mmHg e em pé de = 130 x 80 mmHg. Aparelho cardiovascular com bulhas hipofonéticas e sopro sistólico +/6+ em foco aórtico. O ritmo é regular. Exame abdominal demonstra Traube ocupado e dor à palpação profunda de epigastro e hipogastro. Varizes de membros inferiores ++/4+ com discreto edema +/4+. Exames complementares apresentam hemograma normal, TGO e TGP discretamente elevadas, hipernatremia e sumário de urina com flora bacteriana +++/4+ sem leucocitúria. Há evidentes sinais e sintomas que permitem o diagnóstico deTexto para responder às questões de 39 a 42.
Idosa de 92 anos de idade vem à consulta com geriatra após encaminhamento do posto de saúde rural. Sua queixa principal é uma lesão ulcerada na perna com bordas infiltradas e molduradas, com fundo granuloso e presença de secreção seropurulenta. Como doenças crônicas, apresenta ainda hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito, osteoartrose de joelhos, gastrite (sic), insônia e labirintite (sic). Medicamentos em uso: propranolol 120 mg/dia, furosemida 40 mg/dia, ranitidina 300 mg/dia, diclofenaco sódico 100 mg/dia (eventualmente) e cinarizina 75 mg/dia (para insônia e labirintite, sic). Faz controle da dieta para tratamento do diabetes. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, um pouco apática, mas consciente e orientada. Pressão arterial deitada = 150 x 85 mmHg e em pé de = 130 x 80 mmHg. Aparelho cardiovascular com bulhas hipofonéticas e sopro sistólico +/6+ em foco aórtico. O ritmo é regular. Exame abdominal demonstra Traube ocupado e dor à palpação profunda de epigastro e hipogastro. Varizes de membros inferiores ++/4+ com discreto edema +/4+. Exames complementares apresentam hemograma normal, TGO e TGP discretamente elevadas, hipernatremia e sumário de urina com flora bacteriana +++/4+ sem leucocitúria. O uso da ranitidina para tratar sintomas possivelmente causados pelo diclofenaco constituiTexto para responder às questões de 39 a 42.
Idosa de 92 anos de idade vem à consulta com geriatra após encaminhamento do posto de saúde rural. Sua queixa principal é uma lesão ulcerada na perna com bordas infiltradas e molduradas, com fundo granuloso e presença de secreção seropurulenta. Como doenças crônicas, apresenta ainda hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito, osteoartrose de joelhos, gastrite (sic), insônia e labirintite (sic). Medicamentos em uso: propranolol 120 mg/dia, furosemida 40 mg/dia, ranitidina 300 mg/dia, diclofenaco sódico 100 mg/dia (eventualmente) e cinarizina 75 mg/dia (para insônia e labirintite, sic). Faz controle da dieta para tratamento do diabetes. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, um pouco apática, mas consciente e orientada. Pressão arterial deitada = 150 x 85 mmHg e em pé de = 130 x 80 mmHg. Aparelho cardiovascular com bulhas hipofonéticas e sopro sistólico +/6+ em foco aórtico. O ritmo é regular. Exame abdominal demonstra Traube ocupado e dor à palpação profunda de epigastro e hipogastro. Varizes de membros inferiores ++/4+ com discreto edema +/4+. Exames complementares apresentam hemograma normal, TGO e TGP discretamente elevadas, hipernatremia e sumário de urina com flora bacteriana +++/4+ sem leucocitúria. Entre os diagnósticos diferenciais nesse caso, deve-se descartarAcerca das mudanças observadas na função sexual, no envelhecimento não patológico, assinale a alternativa correta.
O tema sexualidade na velhice tem sido cada vez mais abordado em geriatria e gerontologia. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta acerca do manejo e da prevenção de úlceras de pressão em pacientes acamados.
Texto para responder às questões 34 e 35.
Idosa de 65 anos de idade, aposentada como professora universitária, vem à consulta queixando-se de falhas na memória. Faz uso de amitriptilina 50 mg/dia para fibromialgia, losartana 50 mg/dia, alendronato sódico 70 mg/semana, carbonato de cálcio 1 g/dia e levotiroxina 75 mcg/dia. Seu Miniexame do Estado Mental (MEEM) = 24/30. Não há impacto nas atividades instrumentais de vida diária, ela mantém trabalho de consultoria em sua área de expertise. Exame físico é normal. Acerca do Miniexame do Estado Mental (MEEM), assinale a alternativa correta.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...