Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em junho de 2012, a lorcaserina foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration, Estados Unidos da América) para o tratamento da obesidade em pacientes com IMC ≥ 30 kg/m2 ou IMC ≥ de 27 kg/m2 e, pelo menos, uma comorbidade relacionada ao excesso de peso (diabetes tipo 2, dislipidemia ou hipertensão arterial). Embora esse medicamento não esteja sob avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil, sua aprovação pelo FDA é tida como um acontecimento importante, considerando as dificuldades em se aprovarem novos medicamentos para tratamento da obesidade por problemas relacionados à efetividade e à segurança.
Com base nessa informação, assinale a alternativa correta acerca da lorcaserina.Com relação ao tratamento da orbitopatia de Graves, assinale a alternativa correta.
Paciente de 53 anos de idade, sexo masculino, com diagnóstico de doença arterial coronariana (antecedente de infarto agudo do miocárdio há oito meses), encontra-se em tratamento com atorvastatina (40 mg/d). Seu perfil lipídico mostrou LDL de 67 mg/dL, HDL de 31 mg/dL, VLDL de 36 mg/dL e triglicerídeo de 180 mg/dL. Diante desses resultados, optou-se por associar o ácido nicotínico ao tratamento com atorvastatina.
Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta efeito esperado do ácido nicotínico.Paciente de 26 anos de idade, com diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos e IMC de 27,3 kg/m2, inicia tratamento com metformina.
Acerca disso, assinale a alternativa correta com relação aos efeitos esperados do tratamento com essa medicação.Em pacientes com distúrbio hipoglicêmico resultante de hiperinsulinemia endógena, pode ser encontrada a seguinte alteração bioquímica:
Criança do sexo masculino, de 6 anos de idade, é avaliada devido a estatura no percentil 10 para a idade, porém abaixo do padrão familiar, baixa velocidade de crescimento e atraso da idade óssea. Não apresenta outras queixas, nem características dismórficas, e é impúbere. Sua avaliação laboratorial inicial, incluindo glicemia, eletrólitos, função renal, enzimas hepáticas e TSH, é normal. A pesquisa de doença celíaca é negativa. É realizado, então, teste de tolerância insulínica, com dosagem simultânea da concentração sérica de glicose e hormônio do crescimento (GH), cujos resultados são apresentados a seguir:
Com base no caso hipotético apresentado, assinale a alternativa que indica a melhor abordagem para esse paciente.O setor de neonatologia de um hospital solicitou avaliação de um recém-nascido de quatro dias de vida com genitália externa masculina e testículos impalpáveis (aparente criptorquidia bilateral), sem outras malformações aparentes. Os pais do paciente são primos de primeiro grau e desconhecem história familiar de distúrbios reprodutivos e de crianças com morte inexplicada. É solicitado cariótipo, cujo resultado é 46,XX. A pesquisa do gene SRY por hibridização in situ por fluorescência é negativa.
Considerando as causas de distúrbios da diferenciação sexual XX, a melhor abordagem desse paciente éPaciente de 36 anos de idade é acompanhada, há dois anos, ao ambulatório de endocrinologia devido ao diagnóstico de carcinoma papilífero de tireoide. Foi submetida a tratamento primário (tireoidectomia total e ablação com radioiodo) logo após o diagnóstico e, desde então, encontra-se em terapia supressiva com levotiroxina (última dosagem sérica de TSH de 0,08 mUI/mL) e em investigação regular de atividade de doença, que inclui avaliação clínica, ultrassonografia cervical e dosagem sérica de tireoglobulina. Em sua última avaliação, há três semanas, não foram observadas anormalidades no exame clínico, porém a ultrassonografia cervical evidenciou dois nódulos hipoecogênicos e arredondados, no compartimento central, de 0,8 e 1,2 cm, respectivamente. O exame citológico de amostra dos nódulos obtida por punção aspirativa por agulha fina evidenciou carcinoma papilífero.
Com relação ao caso hipotético apresentado no texto, assinale a alternativa que indica a melhor abordagem para essa paciente.Assinale a alternativa correta quanto à orientação que deve ser fornecida ao paciente que irá iniciar tratamento de hipotireoidismo com levotiroxina.
Paciente do sexo masculino, de 42 anos de idade, é encaminhado ao ambulatório para investigação de aumento de volume das extremidades, macrognatia e cefaleia. Tem também diagnóstico de osteoartrose, hipertensão arterial, obesidade (IMC de 32,5 kg/m2) e diabetes melito tipo 2. Encontra-se em tratamento com metformina (500 mg, três vezes ao dia), glibenclamida (5 mg, duas vezes ao dia) e enalapril (10 mg, duas vezes ao dia). Diante da suspeita de acromegalia, é submetido a teste oral de tolerância à glicose, cujo resultado está apresentado na tabela a seguir:
Com base no caso apresentado, assinale a alternativa correta.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...