Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um RN com idade gestacional de 31 semanas, nasceu de parto cesáreo devido a eclâmpsia materna, em boas condições, Apgar 6/8, necessitou 2 ciclos de VPP, peso de nascimento = 1600g. Foi internado na UTI, colocado em VNI 15x5x0,5x20x50%. Após a sala de parto, a conduta em relação a sua alimentação deverá ser:
Durante o período neonatal imediato, a produção de colostro chega a cerca de 30-40ml por dia nas duas mamas, sendo bem diferente dos requerimentos diários de hidratação. No recém-nascido a termo e em boas condições de vitalidade com 48h de vida seu estado de hidratação é:
Em relação às proteínas, as necessidades nutricionais dos neonatos são:
Entre os métodos de avaliação de idade gestacional para bebês extremamente prematuros encontramos como um dos mais utilizados o método de Ballard revisado que utiliza critérios físicos e neurológicos, entre estes estão:
Quando o RN nascer com líquido amniótico meconial luido ou espesso e logo após o nascimento não apresentar ritmo respiratório regular, estiver lácido e com FC=60bpm, a conduta mais adequada será:
A avaliação da coloração da pele e mucosas do RN não é mais utilizada para decidir procedimentos na sala de parto, pois é subjetiva e não tem relação com a saturação de oxigênio ao nascimento. Naquele RN que nasce com Apgar 10/10 e não precisa de nenhum procedimento consideramos normal:
Recém-nascido de 37 semanas de idade gestacional, amniorrexe de 6 horas, nasce de parto vaginal e recebe Apgar 9 no 1º minuto e 10 no 5º min de vida. Com 8 horas de vida observa-se cianose importante com saturação de oxigênio de 56%, taquicardia, taqui-dispneia leve, vasoconstricção periférica importante, pulsos inos e hipotensão arterial. Internado na UTI neonatal é instalada ventilação mecânica de suporte e cateterizada veia umbilical. Recebe expansões volumétricas e dripping de adrenalina com pequena resposta clínica. A radiograia de tórax não evidencia alterações parenquimatosas pulmonares e a área cardíaca é normal, assim como a glicemia e os eletrólitos. Marque a alternativa que indica a principal hipótese diagnóstica e a conduta a seguir:
A puérpera que deseja fazer anticoncepção, durante o aleitamento, deve ser orientada sobre os diferentes métodos. O obstetra deve conhecer as vantagens e desvantagens de cada um para a melhor assistência reprodutiva. Sobre esses métodos, podemos airmar:
Uma gestante de 28 anos, com 19 semanas, tem diagnóstico de toxoplasmose aguda na gestação. Ela é encaminhada para investigar infecção fetal, através de amniocentese. Os cuidados que devem ser tomados para esse procedimento são:
São fatores de risco para coagulação intravascular disseminada:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...