Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
RN de 14 dias de vida, sexo masculino, nascido de parto vaginal, a termo, Apgar 9/9, retorna à maternidade com história de vômitos há 1 dia. Apresenta-se ao exame isico com fontanela deprimida, hipoativo, hipotenso, pulsos periféricos iliformes, perfusão lentiicada. Colhidos exames que evidenciaram Na: 123 e K: 5,7. Dentre as patologias listadas abaixo, indique a principal hipótese diagnóstica:
RN com 34 horas a termo, AIG, Apgar 9/10, sorologias maternas negativas, TBR no ato, P=3690g, no primeiro exame físico crepitação na clavícula direita, Moro ausente à direita, braço direito lácido e relexo de preensão presente em mão direita. Provavelmente estamos diante de:
Mãe com 26 anos, G1:P0, sem antecedentes pessoais, pré-natal com 6 consultas, mãe A+, HIV, VDRL, TOXO e Hep B negativos, parto vaginal, tempo de bolsa rota de 2 horas, Apgar 4/9, necessitando de VPP com máscara, peso=2675g e Capurro de 40s e 3 d, PIG e evidenciada ao exame físico a presença de artéria umbilical única. A presença desta geralmente está associada a:
Um RN de parto cesáreo, PN=2590g, líquido amniótico tinto de mecônio, Apgar 6/7, Capurro de 37 semanas, tempo de bolsa rota de 10 horas. USG fetal com polidramnia e há 48 horas não elimina mecônio, apresentou 1 episódio de vômito. Ao exame ativo, reativo, hipo-hidratado, abdome lácido, indolor, sem palpação de massas. RX de abdome sugere sinal da dupla bolha. O diagnóstico mais provável é:
Você é chamado para avaliar um RN com 2 horas de vida que nasceu de parto cesáreo por iteratividade, idade gestacional de 40 semanas, peso de 3100g. Mãe fez pré-natal. Apresentou VDRL ¼ e tratou adequadamente com 3 doses de Pen. Benzatina 2.400.000UI, de 7/7 dias, sendo a última há 14 dias. Marque a conduta adequada com o bebê, já que o parceiro também foi tratado:
A pesquisa de luxação congênita do quadril é obrigatória no 1º exame físico. Assinale a assertiva correta?
Quanto à doença hemolítica no período neonatal, podemos dizer que:
A hemorragia intraventricular é uma patologia de grande morbi-mortalidade no RN prematuro. Em relação a esta patologia dizemos que:
Recém-nascido de 37 semanas de idade gestacional, com síndrome de Down, nasce de parto cesáreo por polidramnia e evoluiu com vômitos biliosos nas primeiras 12 horas de vida, sem distensão abdominal associada. A hipótese diagnóstica que NÃO caberia nesse caso é:
A alfa-fetoproteína é uma proteína sérica fetal valiosa para a triagem de determinadas malformações congênitas. Ela pode estar diminuída na:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...