Lista completa de Questões de Medicina do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Doença transmissível aguda, toxi-infecciosa, causada por bacilo toxigênico que frequentemente se aloja nas amígdalas, na faringe, na laringe, no nariz e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. A manifestação clínica típica é a presença de placas pseudomembranosas branco-acinzentadas aderentes que se instalam nas amígdalas e invadem estruturas vizinhas.
Esse quadro clínico caracteriza a:
Em relação ao mecanismo de resistência aos antibióticos B-lactâmicos, o meio mais eficiente e comum de as bactérias se tornarem resistentes é:
O grupo de antimicrobianos classificados como ß-lactâmicos possui em comum no seu núcleo estrutural o anel ß-lactâmico, o qual lhes confere atividade bactericida.
Pertencem a este grupo:
Na interpretação de um hemograma, a presença de uma leucocitose e o desvio à esquerda de formas jovens de granulócitos estão usualmente relacionados a:
A letalidade ou fatalidade ou, ainda, a taxa de letalidade relaciona o número de óbitos por determinada causa e o número de pessoas que foram acometidas por tal doença.
Esta relação nos dá ideia:
O reservatório de agentes infecciosos (reservatório de bioagentes) é o local em que um agente normalmente vive, se multiplica ou sobrevive e tem o poder de ser transmitido a um hospedeiro susceptível.
As doenças em que o homem é o único reservatório, único hospedeiro e único susceptível são as:
Na epidemiologia das doenças infecciosas, a virulência é um atributo de um agente etiológico ou biopatógeno, na sua relação com o hospedeiro, entendida como:
Em crianças com menos de dois anos de idade, a febre de início súbito (mesmo que referida) e sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal), na ausência de outro diagnóstico específico, caracterizam a:
Considere paciente adulto jovem com diagnóstico prévio de infecção pelo HIV, já em tratamento com terapia antirretroviral. No controle ambulatorial apresenta teste da tuberculina com 5 unidades de PPD com nódulo de enduração de 10 mm.
A melhor conduta para esse paciente é:
Toxi-infecção grave, com história prévia de ferimentos ou lesões de pele ou mucosa, que se manifesta por dificuldade de deglutição (disfagia), hipertonia mantida dos músculos (masséteres), dos músculos do pescoço (rigidez de nuca), contratura muscular da região dorsal (opistótono) e rigidez muscular progressiva, atingindo os músculos reto-abdominais e o diafragma, levando à insuficiência respiratória, e com contraturas generalizadas, são características do(a):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...