Questões de Medicina do ano 2015

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pênfigo vulgar (PV) é uma doença bolhosa intraepidérmica que afeta pele e mucosas, potencialmente fatal. Tem distribuição universal, porém é mais comum entre os judeus. Estudos imunogenéticos demonstram aumentada incidência de HLA‐DR4 (em judeus ashkenazi), ou DRw6 (em outros grupos étnicos). Acerca do PV, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Afeta igualmente ambos os sexos e ocorre, principalmente, em pacientes entre a quarta e a sexta décadas de vida.
  • B. As bolhas do PV podem ser localizadas ou generalizadas e qualquer área da pele pode ser envolvida, embora raramente acometa face, axila e cavidade oral.
  • C. Cerca de 90% dos pacientes com PV têm envolvimento oral e percentual que varia de 50 a 70% dos doentes inicia o quadro com lesões exulceradas em mucosa oral.
  • D. As lesões primárias do PV são bolhas flácidas que surgem em pele normal ou eritematosa. As bolhas são frágeis e rompem‐se rapidamente, formando erosões dolorosas, que sangram com facilidade, e recobertas por crostas hemáticas.

O tratamento do comprometimento cutâneo no lúpus eritematoso sistêmico (LES) irá depender da extensão do acometimento dermatológico e da gravidade das manifestações extracutâneas. Salientar que nem toda lesão cutânea é LES específica, podendo decorrer de complicações do tratamento, ou outras dermatoses concomitantes, requerendo condutas diagnósticas e terapêuticas diversas. Acerca do tratamento cutâneo no LES, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Nas lesões cutâneas localizadas, está indicada a terapia tópica com corticoide fluorado na face e em áreas de flexão.
  • B. A talidomida pode ser indicada nos casos de lesões cutâneas refratárias, mas seu uso é proibido em mulheres férteis.
  • C. As lesões do lúpus cutâneo subagudo costumam responder bem ao uso de antimaláricos isolados, ou em combinação com a terapia tópica.
  • D. Protetores solares com FPS de, no mínimo, 15 devem ser utilizados em quantidade generosa pela manhã e reaplicados mais de uma vez ao dia.

O Delirium tremens é uma psicose causada pela abstinência e/ou suspensão do uso de drogas ou medicamentos frequentemente associada ao alcoolismo. Assim, é uma forma de manifestação mais intensa e complicada da abstinência do álcool. Os principais distúrbios sensoperceptivos apresentados pelos pacientes são

  • A. visuais e táteis.
  • B. táteis e olfativos.
  • C. visuais e auditivos.
  • D. auditivos e olfativos.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite). “Mulher jovem, com diagnóstico de cistite não complicada vai a consulta com o médico PSF.” Sabendo‐se que, de acordo com a diretriz atual de infecção do trato urinário, em cistite aguda não complicada em mulheres jovens, não há necessidade de colher urocultura, sendo pois o diagnóstico clínico, os sintomas principais e o tratamento de escolha para esse caso são:

  • A. Disúria, poláciuria, desconforto supra‐púbico. Amoxacilina: 500 mg 2x/dia, tempo de tratamento: 10 dias.
  • B. Hematúria, poliúria, desconforto supra‐púbico. Amoxacilina: 500 mg 2x/dia, tempo de tratamento: 5 dias.
  • C. Hematúria, poliúria, desconforto supra‐púbico. Sulfametoxazol + trimetoprim: 400 mg/80 mg: 2 cp 2x/dia ou Norfloxacina: 400 mg 2x/dia ou Ciprofloxacina: 250 mg 2x/dia, tempo de tratamento: 3 dias.
  • D. Disúria, poláciuria, desconforto supra‐púbico. Sulfametoxazol + trimetoprim: 400 mg/80 mg: 2 cp 2x/dia ou Norfloxacina: 400 mg 2x/dia ou Ciprofloxacina: 250 mg 2x/dia, tempo de tratamento: 3 dias.

A síndrome do túnel carpal é uma pressão no nervo médio – o nervo do punho que fornece sensação e movimento para partes da mão. Pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou danos musculares na mão e nos dedos. A síndrome do túnel carpal é comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos com as mãos e os punhos. Ao exame físico, as manobras de Phalen e tinel são positivas. Em um paciente com essas manobra positiva, o correto tratamento inicial é

  • A. imobilização do punho.
  • B. anti‐inflamatórios não esteroides.
  • C. infiltração com corticoide no punho.
  • D. anti‐inflamatórios de qualquer classe.

A cefaleia, uma condição prevalente, incapacitante, muitas vezes sem diagnóstico e tratamento adequados, afeta mais as mulheres e tem maior frequência nos anos de maior produtividade. No Brasil, são responsáveis por 9% das consultas por problemas agudos em atenção primária. Relacione adequadamente o tipo de cefaleia aos seus principais sintomas/características.

1. Enxaqueca sem aura‐enxaqueca comum.

2. Enxaqueca com aura.

3. Cefaleia em salvas.

4. Cefaleia tensional.

( ) Pelo menos 10 episódios acontecendo em menos de um dia/mês (menos de 12 dias/ano). Cefaleia durando 30 minutos a sete dias. Ausência de náusea ou vômito (anorexia pode ocorrer), fotofobia ou fonofobia estão ausentes, ou apenas um deles pode estar presente. Não atribuível a outra doença.

( ) Aura consistente com pelo menos um dos seguintes, menos fraqueza motora: sintomas visuais completamente reversíveis, incluindo efeitos positivos (luzes que piscam, pontos ou linhas luminosas) e/ou negativos (perda de visão). Sintomas sensoriais completamente reversíveis, incluindo efeitos positivos (pontadas, agulhadas) e/ou negativos (insensibilidade). Disfonia completamente reversível.

( ) Crise de cefaleia durando quatro a 72 horas (tratamento fracassado ou não realizado). Cefaleia tendo pelo menos duas das seguintes características: unilateral, pulsátil, dor de intensidade moderada a intensa. Dor agravada ou impedindo atividade física rotineira (caminhada, subir escadas etc). Durante a cefaleia, ocorrência de pelo menos um dos sintomas: náusea e vômitos, fotofobia e “fonofobia”. Nenhum outro diagnóstico que explique a cefaleia.

( ) Dor intensa ou muito intensa unilateral orbital, supraorbital e/ou temporal, se não tratada duram 15 a 180 minutos. Cefaleia acompanhada de pelo menos um dos seguintes sintomas ipsilateral à dor: conjuntiva injetada (avermelhada) ou lacrimejamento, congestão nasal ou rinorreia, edema palpebral, sudorese na testa ou na face, miose e/ou ptose. As crises têm a frequência de dias intercalados até oito por dia. Não atribuído a nenhuma outra doença.

A sequência está correta em

  • A. 4, 2, 1, 3.
  • B. 1, 2, 3, 4.
  • C. 2, 1, 4, 3.
  • D. 3, 2, 1, 4.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa‐se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos‐alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. No dia‐a‐dia de um médico PSF, é imprescindível obter informações necessárias para fazer corretamente o diagnóstico de um paciente com HAS, visto que, na maioria das vezes, trata‐se de uma doença assintomática. Sobre o diagnóstico de HAS, assinale a alternativa correta.

  • A. Três medidas maiores do que 140/90 mmHg em dias diferentes, ou uma medida maior ou igual a 180/110 mmHg (com sintoma).
  • B. Duas medidas maiores do que 139/85 mmHg no mesmo dia, ou uma medida maior ou igual a 180/110 mmHg (com ou sem sintoma).
  • C. Duas medidas maiores do que 139/85 mmHg em dias diferentes, ou uma medida maior ou igual a 180/110 mmHg (com sintoma).
  • D. Três medidas maiores do que 139/85 mmHg em dias diferentes, ou uma medida maior ou igual a 180/110 mmHg (com ou sem sintoma).

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes. Sobre esse transtorno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A tríade sintomatológica clássica da síndrome caracteriza‐se por desatenção, hiperatividade e impulsividade.

( ) O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico.

( ) O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, sendo o metilfenidato a medicação com maior comprovação de eficácia neste transtorno.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V.
  • B. V, F, F.
  • C. V, F, V.
  • D. V, V, V.

Com relação à responsabilidade profissional, o Código de Ética Médica apresenta uma série de princípios que são vedados aos médicos. Em relação à responsabilidade profissional desse código, assinale a alternativa que apresenta um princípio vedado ao médico.

  • A. Colaborar com as autoridades sanitárias.
  • B. Comparecer a plantão em horário preestabelecido.
  • C. Esclarecer o paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.
  • D. Intervir sobre o genoma humano com vista à sua modificação, exceto na terapia gênica, excluindo qualquer ação em células germinativas que resulte na modificação genética da descendência.

A dependência de álcool é definida pelo DSM‐IV como repetidas dificuldades relacionadas com o álcool em pelo menos três de sete áreas de função que se acumulam durante um período de 12 meses. Dois desses sete itens, tolerância e abstinência, podem ter importância especial, porque estão associados à evolução clínica grave. Sobre os transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa, analise as afirmativas.

I. O termo delirium tremens (DT) refere‐se a um estado incomum de abstinência aguda intensa que inclui delirium (confusão mental, agitação e níveis flutuantes de consciência) associado a tremor e hiperatividade autonômica.

II. As informações acerca de problemas conjugais ou ocupacionais, dificuldades legais, história de acidentes, afecções médicas e evidências de tolerância são importantes na identificação de um distúrbio de uso de álcool.

III. Em algum momento de suas vidas, os alcoolistas podem apresentar crises epiléticas por abstinência, muitas vezes, 48 horas, após a interrupção do consumo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...