Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um casal chega ao consultório psiquiátrico para pedir auxílio quanto à possibilidade de usar ou não um medicamento. Durante a entrevista, a mulher afirma estar amamentando um bebê de três meses de vida. Nessa hora, o marido interrompe e diz: mas ela também está tomando essa medicação aqui, doutor!. A medicação que ele tem nas mãos é o haloperidol 1 mg, que, segundo a paciente, foi introduzido desde o início da gestação para sintomas de tristeza. Já ao final da consulta, a paciente confessa ter feito uso também de fluoxetina, tendo parado por achar que estava ficando muito inchada com a medicação.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A carbamazepina, o ácido valpróico, a lamotrigina e a oxcarbazepina são medicações proscritas para o tratamento durante a lactação, sendo o lítio uma opção terapêutica segura.Um casal chega ao consultório psiquiátrico para pedir auxílio quanto à possibilidade de usar ou não um medicamento. Durante a entrevista, a mulher afirma estar amamentando um bebê de três meses de vida. Nessa hora, o marido interrompe e diz: mas ela também está tomando essa medicação aqui, doutor!. A medicação que ele tem nas mãos é o haloperidol 1 mg, que, segundo a paciente, foi introduzido desde o início da gestação para sintomas de tristeza. Já ao final da consulta, a paciente confessa ter feito uso também de fluoxetina, tendo parado por achar que estava ficando muito inchada com a medicação.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Uma vez que os benzodiazepínicos são detectados no leite, essa classe de medicamentos deve ser evitada durante a lactação, podendo-se optar pelos indutores do sono, como zolpidem.Um casal chega ao consultório psiquiátrico para pedir auxílio quanto à possibilidade de usar ou não um medicamento. Durante a entrevista, a mulher afirma estar amamentando um bebê de três meses de vida. Nessa hora, o marido interrompe e diz: mas ela também está tomando essa medicação aqui, doutor!. A medicação que ele tem nas mãos é o haloperidol 1 mg, que, segundo a paciente, foi introduzido desde o início da gestação para sintomas de tristeza. Já ao final da consulta, a paciente confessa ter feito uso também de fluoxetina, tendo parado por achar que estava ficando muito inchada com a medicação.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Todos os antipsicóticos são excretados no leite materno, mas a clorpromazina e a olanzapina são em menores taxas, estando a olanzapina associada a efeitos colaterais no neonato, devendo a dose do medicamento ser fracionada para evitar picos de concentração.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A prazosina e a trazodona mostraram resultados positivos no tratamento dos pesadelos e da insônia, bastante comuns nesse transtorno.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os benzodiazepínicos não parecem ser eficazes no tratamento desse transtorno, embora geralmente sejam considerados eficazes para tratamento dos transtornos de ansiedade.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os sintomas de evitação e de hiperatividade costumam responder melhor aos antipsicóticos e ao topiramato, enquanto os sintomas de reexperienciação, aos antidepressivos.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A terapia cognitiva-comportamental engloba um vasto grupo de terapias com base nos princípios de aprendizado, processos cognitivos e condicionamento, além da associação livre para acesso ao inconsciente.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A complexidade, a gravidade e a cronicidade dos sintomas desse transtorno geralmente requerem tratamento combinado com fármacos e psicoterapia, havendo evidências que mostram a superioridade dos tratamentos individuais em relação àqueles em grupo.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os indivíduos acometidos por esse transtorno são 80% mais propensos que aqueles sem o transtorno a ter sintomas que satisfaçam os critérios diagnósticos de pelo menos um outro transtorno mental, sendo os transtornos por uso de substância e o transtorno da conduta os mais comuns no sexo masculino.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse transtorno pode ocorrer em qualquer idade a partir do primeiro ano de vida. Os sintomas geralmente se manifestam dentro dos primeiros três meses depois do trauma, embora possa haver um atraso de meses, ou até anos, antes de os critérios para o diagnóstico serem atendidos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...