Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As doenças causadas por atividades recreativas em ambiente aquático ocorrem por germes deglutidos ou aspirados, contaminantes das piscinas, banheiras de hidromassagem, parques aquáticos, áreas de lazer aquáticas, fontes interativas, lagos, rios ou oceanos . As doenças provocadas pela água também podem ser causadas por produtos químicos em contaminação direta ou evaporação, causando problemas na qualidade do ambiente. A contaminação da água envolve uma grande variedade de infecções. A doença mais comum provocada pela atividade recreativa em ambientes aquáticos é a diarreia, sendo um dos principais agentes causadores:
Paciente procurou emergência de um hospital com quadro de febre baixa, rash cutâneo pruriginoso e mialgia, há cerca de 48 horas. A hipótese diagnóstica é:
Na dengue é considerado um sinal de alarme:
Paciente internado na enfermaria de pediatria abriu quadro de varicela-zóster. O bloqueio dos contactantes da enfermaria deverá ser realizado com vacina varicela-zóster ou imunoglobulina humana antivaricela-zóster, respectivamente, dentro dos seguintes prazos:
Paciente apresentando quadro de febre, cefaleia, mialgia, vômitos e astenia. História epidemiológica de ter viajado para a região Norte alguns dias antes do início dos sintomas. Exames sorológicos positivos para febre amarela. Apresentou evolução para quadro de iciterícia e oligúria. Nessa fase da doença, ao exame físico, o sinal característico é:
Em geral, as temperaturas retais são 0,4°C mais altas que as aferições orais e 0,8°C mais altas que as temperaturas axilares; as leituras orais mais baixas são provavelmente atribuíveis ao seguinte fator etiopatogênico:
No tratamento farmacológico dos pacientes com febre de chikungunya, refratários à dipirona e paracetamol, a melhor escolha é:
Um lactente do sexo masculino, com 9 meses de idade, apresenta choro inconsolável e febre há 12 horas. Sua mãe informa ao pediatra do pronto-socorro que ele é um bebê saudável. Iniciou quadro clínico com tosse e coriza hialina. Desde então, continuou a apresentar febre, apesar da utilização apropriada de antitérmicos. Ao longo do dia, a criança chorou inconsoladamente. A história médica passada não é digna de nota. Não ocorreram anormalidades ao nascimento e os marcos de desenvolvimento foram apropriados. Não há relato de hospitalizações anteriores. No seu exame, a temperatura é de 39°C, a frequência cardíaca é 156, a pressão arterial é 95/47 e a frequência respiratória de 28 irpm. A criança parece irritável e desconfortável. Exame pulmonar e cardiovascular são normais. Não há erupções cutâneas. Apresenta fontanela anterior abaulada. Quando se flexiona o pescoço da criança, ela choraminga e flexiona os quadris e os joelhos. A punção lombar revelou glicose 20 mg/dL, proteína 170 mg/dL e celularidade com 360 de polimorfonucleares/mL (90% PMNs). Após a obtenção de culturas apropriadas, o regime antibiótico parenteral empírico mais adequado é:
Paciente de 5 anos de idade, portador de anemia falciforme, procurou o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais(CRIE) para imunização e deverá ser vacinado com os seguintes imunobiológicos:
Em dezembro de 2005, o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo (CVE) recebeu notificação da vigilância epidemiológica do município de Taboão da Serra (na Grande São Paulo) sobre a internação de quatro casos, entre os quais, um óbito, três adultos e uma criança, que pertenciam a uma família de imigrantes chineses. Os sintomas apresentados pelos pacientes foram: ptose palpebral (100%), vertigem (75%), disfonia (75%), vômitos (75%), disfagia (50%), diplopia (50%), insuficiência respiratória (50%), desorientação (25%), disartria (25%), fraqueza muscular de membros superiores e inferiores (50%). A investigação epidemiológica, que consistiu de levantamento dos dados clínicos, histórico alimentar, coleta de amostras de soro, lavado gástrico e fezes dos pacientes internados, para exames laboratoriais específicos e tecidos/ vísceras do caso que evoluiu para óbito, provavelmente resultou no diagnóstico de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...