Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O seguimento pós-operatório, ou follow-up, é realizado em consultas nas quais devem constar história clínica, exame físico e exames radiológicos do tórax, até cinco anos da ressecção pulmonar.Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A ressecabilidade completa, ou ressecção R0, é conceituada como a capacidade de se obter ressecção completa, com margens livres de tumor.Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O próximo passo, para esse paciente, é a realização do estadiamento invasivo do mediastino pela mediastinoscopia cervical.Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O PET-CT, quando comparado à tomografia de tórax para estadiamento não invasivo do paciente portador de neoplasia de pulmão, apresenta especificidade e sensibilidade semelhantes para detecção de doença metastática.Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Em estadiamentos clínicos iniciais, como no caso apresentado, a lobectomia está perdendo espaço para a segmentectomia pulmonar, mas ensaios clínicos randomizados ainda são necessários para comprovar o real benefício da ressecção econômica em tumores iniciais, além de definir a abordagem cirúrgica (segmentectomia regrada versus não regrada).Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O ultrassom endobrônquico (EBUS) associado ao ultrassom esofágico é capaz de acessar todas as cadeias linfonodais.Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
De acordo com a sétima edição da classificação TNM, aprovada pela American Joint Commitee on Cancer (AJCC) e pela Union Internationale contre le Cancer (UICC), em vigor desde 2010, trata-se de um estadiamento clínico IIA.Em consulta ambulatorial, o próximo paciente a ser atendido é do sexo masculino, de 18 anos de idade, e refere história prévia de dois episódios de pneumotórax espontâneos do lado direito, tratados com drenagem de tórax. No momento da consulta, está assintomático. Traz consigo tomografia computadorizada de tórax, com evidência de blebs subpleurais à direta.
De acordo com o caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O pneumotórax recidivado, a partir do segundo episódio, requer tratamento cirúrgico, e a abordagem cirúrgica com ressecção de blebs é o procedimento de escolha.Em consulta ambulatorial, o próximo paciente a ser atendido é do sexo masculino, de 18 anos de idade, e refere história prévia de dois episódios de pneumotórax espontâneos do lado direito, tratados com drenagem de tórax. No momento da consulta, está assintomático. Traz consigo tomografia computadorizada de tórax, com evidência de blebs subpleurais à direta.
De acordo com o caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Se forem pequenos (< 20%) e pouco sintomáticos, alguns pneumotórax podem ser tratados conservadoramente.Em consulta ambulatorial, o próximo paciente a ser atendido é do sexo masculino, de 18 anos de idade, e refere história prévia de dois episódios de pneumotórax espontâneos do lado direito, tratados com drenagem de tórax. No momento da consulta, está assintomático. Traz consigo tomografia computadorizada de tórax, com evidência de blebs subpleurais à direta.
De acordo com o caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O pneumotórax espontâneo primário é uma doença que predomina em adultos e idosos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...