Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O uso dos diuréticos e suas ações nos diversos segmentos renais fazem parte do arsenal terapêutico de diversas patologias. Em relação ao mecanismo de ação, às indicações e aos efeitos colaterais dos diuréticos, julgue os itens a seguir. Em casos de insuficiência cardíaca, o benefício causado pelo uso da espironolactona consiste na redução do remodelamento cardíaco, por atenuar a ação de fibroblastos.
O uso dos diuréticos e suas ações nos diversos segmentos renais fazem parte do arsenal terapêutico de diversas patologias. Em relação ao mecanismo de ação, às indicações e aos efeitos colaterais dos diuréticos, julgue os itens a seguir. Hipomagnesemia, hipocalemia e hiperuricemia são efeitos colaterais comuns dos diuréticos da classe dos tiazídicos.
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue os itens seguintes. Tratando-se de doenças túbulo-intersticiais, geralmente se observam infiltração celular, proliferação e diferenciação dos fibroblastos, além de atrofia das células tubulares.
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue os itens seguintes. O abuso de analgésicos como AINES e as doenças vasculares são as principais causas de lesões tubulares.
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue os itens seguintes. Disfunção macrocitária que dificulta a erradicação de bactérias gram-positivas faz parte da fisiopatologia de malacoplaquia renal.
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue os itens seguintes. Uma das complicações tubulares secundárias, a anemia falciforme consiste em hiperconcentração urinária, o que contribui para a falcização das hemácias pela hipertonicidade plasmática.
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue os itens seguintes. Em mais de 80% dos pacientes com doença renal policística autossômica dominante ocorre alteração no cromossomo 16, que está ligado ao PKD1, gene da globina-α.
O arcabouço glomerular envolve diversas estruturas e tipos celulares. As patologias relacionadas ao acometimento dessas estruturas ou desses tipos celulares agrupam-se em quatro síndromes: síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, glomerulonefrite rapidamente progressiva (variante da síndrome nefrítica) e anormalidades urinárias assintomáticas. Com relação às patologias glomerulares, julgue os itens subsequentes. A síndrome nefrótica manifesta-se por proteinúria grave (perdas maiores que 3 g a 3,5 g/1,73 m²/dia) e cursa com hipoalbuminemia e alterações lipêmicas, geralmente associadas a manifestações clínicas como edema e hipertensão.
O arcabouço glomerular envolve diversas estruturas e tipos celulares. As patologias relacionadas ao acometimento dessas estruturas ou desses tipos celulares agrupam-se em quatro síndromes: síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, glomerulonefrite rapidamente progressiva (variante da síndrome nefrítica) e anormalidades urinárias assintomáticas. Com relação às patologias glomerulares, julgue os itens subsequentes. Histologicamente, a glomerulopatia membranosa caracteriza-se por aumento das paredes capilares glomerulares com proliferação celular difusa e ausência de depósitos imunes.
O arcabouço glomerular envolve diversas estruturas e tipos celulares. As patologias relacionadas ao acometimento dessas estruturas ou desses tipos celulares agrupam-se em quatro síndromes: síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, glomerulonefrite rapidamente progressiva (variante da síndrome nefrítica) e anormalidades urinárias assintomáticas. Com relação às patologias glomerulares, julgue os itens subsequentes. A proteinúria ocorre nas fases iniciais do diabetes melito, sendo resultado de um aumento significativo da taxa de filtração glomerular gerada pela nefropatia diabética.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...