Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação quantitativa do volume de fluido extracelular (FEC) é sempre desafiante na prática clínica nefrológica. Os distúrbios de volume do FEC são o resultado de alterações na concentração de sódio, enquanto os distúrbios da concentração de sódio são produtos das alterações no balanço hídrico. A respeito da relação sódio/balanço hídrico, julgue os itens que se seguem. Os níveis séricos de sódio não refletem o volume de fluido extracelular.
A avaliação quantitativa do volume de fluido extracelular (FEC) é sempre desafiante na prática clínica nefrológica. Os distúrbios de volume do FEC são o resultado de alterações na concentração de sódio, enquanto os distúrbios da concentração de sódio são produtos das alterações no balanço hídrico. A respeito da relação sódio/balanço hídrico, julgue os itens que se seguem. Se o paciente apresenta volume do FEC diminuído, achados como concentração de sódio urinário aumentada, fração de excreção de sódio diminuída e urina concentrada associada a uma razão entre ureia e creatinina maior que 20:1 sugerem ocorrência de perdas de sódio extrarrenais e resposta adequada do rim a essa condição.
Alterações no metabolismo mineral e na estrutura dos ossos ocorrem precocemente na evolução da doença renal crônica e agravam-se com a perda progressiva da função renal. Acerca dessas informações, julgue os itens subsequentes. Na doença renal crônica, a expressão dos receptores sensíveis ao cálcio está reduzida nas glândulas paratireoides hipertrofiadas, todavia, a administração de calcimiméticos tanto aumenta a sensibilidade dos receptores ao cálcio extracelular como reduz a secreção do PTH.
Alterações no metabolismo mineral e na estrutura dos ossos ocorrem precocemente na evolução da doença renal crônica e agravam-se com a perda progressiva da função renal. Acerca dessas informações, julgue os itens subsequentes. O fator de crescimento derivado do fibroblasto 23 (FGF-23), um peptídeo cuja concentração aumenta em caso de insuficiência renal crônica, atua promovendo um aumento da síntese do calcitriol.
Alterações no metabolismo mineral e na estrutura dos ossos ocorrem precocemente na evolução da doença renal crônica e agravam-se com a perda progressiva da função renal. Acerca dessas informações, julgue os itens subsequentes. Na doença renal crônica, os níveis plasmáticos de calcitriol caem nitidamente abaixo do normal quando a taxa de filtração glomerular está menor que 30 mL/minuto.
Com base nas diretrizes atuais da KDIGO (Kidney Disease Improving Global Outcomes), julgue os próximos itens, relativos à imunossupressão no transplante renal. O micofenolato mofetil, um agente antiproliferativo usado nos esquemas de imunossupressão do transplante renal, tem como efeitos colaterais diarreia, anemia e leucopenia.
Com base nas diretrizes atuais da KDIGO (Kidney Disease Improving Global Outcomes), julgue os próximos itens, relativos à imunossupressão no transplante renal. A pressão arterial para um adulto transplantado maior de dezoito anos de idade deve permanecer igual ou abaixo de 140 mmHg × 90 mmHg, uma vez que pressões mais altas estão associadas a risco aumentado de perda do enxerto e mortalidade.
Com base nas diretrizes atuais da KDIGO (Kidney Disease Improving Global Outcomes), julgue os próximos itens, relativos à imunossupressão no transplante renal. O tacrolimus é um inibidor da calcineurina que tem como efeito indesejável o aparecimento de um quadro novo de diabetes melito.
A síndrome de Gilteman diferencia-se da síndrome de Bartter pela presença, na primeira, de hipocalciúria e hipomagnesemia. A hepcidina exerce sua função por meio da sua ligação à ferroportina, uma proteína presente na membrana celular de macrófagos, enterócitos, hepatócitos e sinciciotrofoblastos placentários, favorecendo a saída de ferro das células.
A síndrome de Gilteman diferencia-se da síndrome de Bartter pela presença, na primeira, de hipocalciúria e hipomagnesemia. A hepcidina, um peptídeo cujo gene localiza-se no cromossomo 19, é sintetizada e secretada por diversas células, sendo os hepatócitos seu principal sítio de produção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...